Resenha - Três coisas sobre você - Julie Buxbaum

15 de agosto de 2016

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415483
Ano: 2016
Páginas: 288
Tradutor: Ivanir Alves Calado

Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Três coisas sobre você foi a aposta da editora arqueiro para o mês de junho. Teve até uma ação intitulada, eu aposto em você, funcionava assim, se você não gostasse  do livro eles garantiriam seu dinheiro de volta. E não é todo dia que você vê uma editora apostando em um livro, eu fiquei de orelha em pé, precisava ler e conferir se valeria a pena mesmo. 

Neste livro conheceremos a história de Jessie A. Holmes. Desde a morte da mãe ela tem vivenciado mudanças em sua vida, seu pai encontrou uma nova esposa, eles tiveram que se mudar para a Califórnia e agora Jessie irá frequentar uma escola totalmente oposta a que ela frequentava, uma escola podemos assim dizer, classe média alta. E ela é a "novidade" da turma e totalmente o oposto das garotas. O primeiro dia de aula foi um caos, nada fácil.  Eis que ela recebe um e-mail de alguém com nome anônimo, o(a) "alguém ninguém" que deseja ser seu guia no novo colégio. 

Se eu recebesse algo assim eu ficaria assustada e curiosa ao mesmo tempo, pois eu sou curiosa. Então clicaria para ler o e-mail, mas não sei se responderia. Não é algo rotineiro. E foi essa premissa que chamou minha atenção para o enredo.

Alguém ninguém é uma pessoa divertida (o), extrovertida (o), não tenho costume de ler livros que contenham e-mails ou conversas durante a narrativa, e devo dizer que gostei do que li, as trocas de mensagens eram legais, envolventes e instigantes, não do tipo chatas. Não deixou o desenvolvimento cansativo e fez surgir o meu lado detetive, que é péssimo por sinal. 

Jessie tem suas preocupações, seus medos e desafios, mas demonstra ser uma jovem espirituosa, despreocupada, que faz piada consigo mesmo. Só você, com a narrativa dela a conhecerá a fundo, a verdadeira Jessie. A perda da mãe foi algo intenso que ela ainda procura superar. Com o decorrer do livro eu fui anotando os nomes de possíveis alguém ninguém, foi complicado e desafiador me segurar e não ler a última página. Não faça isso, ouviu.

Quando terminei vi que minhas suspeitas eram reais, na verdade, não foi algo dificultoso elas só se confirmaram, não sei se essa era a intenção ou não da autora, a não dificuldade em descobrir quem era alguém ninguém. Mas isso não diminui o prazer pela leitura e escrita de Julie Buxbaum. 

O interessante é que esse alguém ninguém se tornará mais do que um guia, e sim um amigo, um que de confidente para Jessie. Ela relata a ele coisas que outros não sabem. Três coisas sobre você é nos traz uma leitura leve, despretensiosa, sarcástica e irônica.

A autora trata do crescimento pessoal, superar perdas e aprender aceitar as novidades, abordando também relacionamentos e bullying. Quase chorei com o bullying sofrido pela Jessie, repassou a  incapacidade de fazer algo a respeito.

Eu, Carol, não devolveria o livro. Sorry, arqueiro.




0 Blogger
Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D