Resenha - Reiniciados

27 de setembro de 2013

Edição: 1
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525728
Ano: 2013
Páginas: 432
Tradutor: Flávia Cortês

CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA FAROL LITERÁRIO


Sinopse - Reiniciados - Slated - Livro 01 - Teri Terry

As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?


Reiniciados conta a história de Kyla, uma adolescente de dezesseis anos que foi Reiniciada. E o que é ser um reiniciado. Um reiniciado é segundo o governo, um criminoso que tem sua memória e personalidade totalmente apagadas, para que ele possa ter uma segunda chance de viver, para mudar suas atitudes e se tornar uma pessoa melhor. Kyla não sabe o que ela fez no passado, não sabe quem ela foi ou do que gosta de fazer, ela nem mesmo lembra como se faz para abrir uma porta. Por meses viveu em um hospital e só foi liberada após uma família se dispor a adota-la. A família Davis, que é composta pelo pai, mãe e Amy, a irmã de Kyla.

Kyla passa a ter uma nova chance de viver, uma nova escola, novos amigos e uma nova família que promete cuidar dela. A princípio as coisas parecem bem difíceis para Kyla, ela tem que aprender como fazer as atividades do dia a dia, ela precisa se acostumar a andar sem perder o equilíbrio, a correr, arrumar sua cama, lavar louça e etc. Entretanto ser um reiniciado significa que agora ela carrega um nivo consigo, e você se pergunta o que é um nivo. Um nivo é uma espécie de aparelho que controla as emoções e os pensamentos de Kyla, ele oscila entre 1 e 10, dez é a completa felicidade e quando o nível chega a 3 significa que ela esta próxima a desmaiar. Claro que há modos de controlas o Nivo, mas para isso ela deve manter suas emoções sobre controle.

Na escola as coisas parecem ir de mal a pior, muitas pessoas não gostam de Reiniciados e fazem questão de mostrar todo esse ódio. Sem deixar de mencionar que as pessoas a tratam como uma criança, que não pode nem mesmo responder por si só. Seus passos na escola são vigiados e seus horários controlados por outras pessoas. A sua única alegria é poder correr todos os dias ao lado de Ben, um reiniciado muito interessante, simpático, prestativo e sedutor que esta prestes a conquistar o coração de Kyla. Mas Ben tem outros planos para sua vida.

Além disso, Kyla não deveria se lembrar de nada do seu passado, mas ela tem pesadelos constantes com cenas que são, aparentemente, pertencentes ao seu passado. Seu nivo também parece não funcionar como o dos outros reiniciados. As coisas começam a piorar quando pessoas, sem praticar nenhum crime aparente, passam a serem levadas pelos Lodeiros - Agentes da Lei e da ordem, responsáveis por evitar uma nova revolução ou ataque dos TGA, terroristas - para serem Reiniciados, exterminados ou quem sabe outro destino.

Estou até agora estarrecida pelo enredo de Reiniciados, completamente encantada com a narrativa da autora. Acho que foi uma das minhas leituras mais rápidas nos últimos meses, praticamente devorei o livro. Todo o ambiente criado por Teri é surreal, um lugar onde todos são controlados, em que um simples desvio de sua rotina, pode causar um dano irreversível. Seres humanos totalmente alienados realizando tarefas que por eles são esperadas, trabalhar, estudar e ter uma boa vida. Quanto aos Reiniciados, se tornam pessoas totalmente inofensivas, para não dizer adestradas.

Achei fantástico o modo como o livro realmente destinou o seu foco para a distopia, não sobrando espaço para mimimi de romances. Por favor, entendam, não estou falando que não tem casais formados ao longo da narrativa. Entretanto esse não é o foco principal, tanto é, que eu nem senti tanto fervor assim pelo casal, fiquei cada vez mais interessada em descobrir a origem do grupo terrorista e a origem dos conflitos que geraram todo esse controle que o governo exerce em face da população.

Os personagens são amplamente cativantes e antes da página setenta eu já amava ou odiava praticamente todos. Um personagem que realmente me surpreendeu foi a mãe de Kyla, a senhora Davis. Ela começa a trama como uma personagem intragável e aos poucos eu já não posso imaginar a história sem ela.

A capa é algo de outro mundo, só quem teve a oportunidade de ter o livro em mãos sabe o que eu estou dizendo, a editora fez um ótimo trabalho de design misturando texturas foscas com envernizadas e misturando o preto e branco com o verde marcante dos olhos de Kyla.

Só posso dizer que estou ansiosíssima pelo lançamento do segundo livro e por conhecer o restante dessa historia que tenho certeza ficará cada vez melhor.





38 Blogger
Facebook

38 comentários

  1. Arrasou na resenha Fê! Eu amei!
    Eu ainda não tinha lido nada do livro, e quando vi que você postou uma resenha vim correndo para ver. Eu estou adorando distopias, livros com ação e etc e quando soube que "reiniciados" tem esse gênero já fiquei doida para ler. Sem dúvidas ele já entrou na minha lista de próximas compras.

    Beijinhos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da temática do livro e sua resenha aumentou bastante a minha curiosidade!
    Beijão
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gente eu preciso ler esse livro, todo mundo esta falando muito bem, e eu sou super curiosa para conhecer a historia melhor, imagina só ter sua memoria apagada e reiniciada de novo, eu ia detestar isso tenho certeza que não é para o bem das pessoas não tem alguma coisa ai, e minha ansiedade para ler o livro só aumentando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olhando assim a capa não é tão bonita, mas já aconteceu tanto isso comigo. Quando peguei um livro nas minhas mãos, fiquei babando de tão lindo que era. rs Reiniciados é um livro que eu tenho vontade de ler, mas como não sou rica tenho que ficar na vontade até ele aparecer naquelas promoções imperdíveis do sub. rs Pelo enredo e temática do livro realmente parece que o romance é algo a mais na narrativa, e não um foco. Adoro romances, mas isso parece ser bem interessante.

    Gente, quem quiser me presentear aceito! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, o que dizer dessa capa ? É perfeita! *.*
    E se você disse que pessoalmente ela é ainda mais linda... É fato que não posso ver esse livro se não tiver dinheiro, hahahahaha.
    Eu amei a resenha e a história, distopias, quando bem trabalhadas são só amor. ♥
    Sério, não tenho muito mais o que dizer, preciso desse livro! :3

    ResponderExcluir
  6. OMG! Eu sabia que deveria ter comprado este livro qdo tive a oportunidade! Agora to aqui, morrendo de curiosidade!!!!!
    Adorei a resenha! Me deixou maluquinha! Adoro distopias e tbm adorei a capa deste livro!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Awn, como eu quero ler esse livro!!
    Primeiramente, me apaixonei pela capa! Esse rosto na capa é lindo!
    Amei sua resenha, me deixou ainda mais ansiosa pela leitura.
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, achava que era bom, mas vc me mostrou que é perfeito e fiquei super curiosa para te-lo em mão.

    ResponderExcluir
  9. Eu também achei a premissa dessa distopia sensacional. Fico imaginando como seria uma pessoa ser completamente reiniciada, e o pior, ser completamente controlada em tudo. Achei legal que não deram tanto foco ao romance, pois acho que a história distópica perderia todo o seu encanto. Estou super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Realmente essa capa é perfeita e apenas fotos não lhe fazem jus. Tive a oportunidade de vê-la e tocar, mas com a grana curta, não pude trazer pra casa... u.u
    Estou louca pra ler este livro. E saber que é tão cativante assim me deixa ainda mais empolgada. A história da Kyla parece ser bem interessante e intrigante, já imaginou de repente não se lembrar de nada que aconteceu nos ultimos 16 anos da sua vida? Acho que é no minimo, desesperador.

    ResponderExcluir
  11. Fê curti a resenha.
    Reiniciados parece ser super interessante e angustiante tbm, perder a memória e ainda ter esse controle todo....
    Adoro distopias, quero ler mais essa ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernanda!! Amo distopias e Reiniciados está na minha lista de desejados desde seu lançamento ele já chamou minha atenção!!Adorei sua resenha, e ela me deixou super animada... Espero poder ler em breve, e também acho esta capa demais =)

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Que horror isso, as memórias são apagadas e ela não sabe nem abrir uma porta (ela consegue falara ainda? rs) e ainda tem que esperar para ser adotada. Que medo! kkkkk Adorei saber que ela terá pesadelos com o que parece ser seu passado.
    Gosto muito de distopias, até hoje nenhum me decepcionou e ''Reiniciados'' para mesmo ser genial!!
    Me surpreendi muito lendo sua resenha, Fernanda. Me convenceu!

    ResponderExcluir
  14. Eu estou LOUCA para ler este livro! Ele está entre os primeiros da minha lista de desejados *---*
    Amei a resenha Fer! Me deixou querendo ler ainda mais *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi Fernanda!
    Reiniciados foi uma leitura bem diferente que me surpreendeu e me deixou babando pela continuação, o que foi aquele final? Arrebatador! Ainda bem que o próximo volume sai ainda esse ano ;) A capa é linda mesmo e as próximas refletem o amadurecimento de Kyla, achei isso incrível!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  16. Realmente, a capa desse livro é muito bonita. Já vi outros comentários sobre o livro em outros blogs, mas esta é a primeira resenha que leio. Como gosto de distopias, ele já estava em minha lista, mas fiquei ainda mais animada com essa sinopse, especialmente por a autora focar na trama em vez de escrever parágrafos e mais parágrafos descrevendo de maneira enfadonha o quanto o casal se gosta. Às vezes parece que, independente do gênero do livro, é obrigatório ter romance. Ademais, a trama parece ser bem interessante, com o governo apagando a memória mesmo daqueles que não cometeram crimes... como se estivessem tentando esconder alguma coisa.
    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só pela sinopse já desejei esse livro. Agora que li sua resenha e sei mais sobre ele, estou muito ansiosa para lê-lo. Acho que ele vai superar minhas expectativas, já que o romance não o foco da história e a distopia foi bem construída. Adorei a resenha =D

    ResponderExcluir
  18. Que legal,é por causa de livros como esse que amo ler.
    Reiniciados com certeza é dos mais desejados esse ano.só leio resenhas que o elogiam e vou ficando mais ansiosa para tê-lo em minhas mãos.
    Adorei muito sua resenha.
    Bjs'

    ResponderExcluir
  19. um dos livros mais comentados do momento e o mais ansiado por mim. A história é envolvente e super interessante. Sempre adorei esse tópico de distopia e este pelo que vi é tudo de bom. Vou amar ler. Ansiosa por um. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo que lê o livro se encanta, quero muito ler Reiniciados faz tempos porém ainda não tive uma oportunidade. Só li um capítulo mas tenho certeza de que vou devorá-lo igual você e eu amo a capa também :D Fractured vai ser lançado no final desse ano no Brasil, parece..

    Livros empilhados

    ResponderExcluir
  21. Tem tempo que eu quero ler este livro. Na verdade, descobri este livro quando saiu a notícia de que ele seria adaptado. Enfim, fiquei super animado com a sinopse e com as resenhas que foram sendo divulgadas após o lançamento dele aqui no Brasil. A estória é simplesmente incrível, cheia de ação, personagens cativantes e o cenário é bem original. Mal posso esperar para lê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Alguns amigos meus me recomendaram esse livro e confesso que não havia me interessado, mas agora que li a resenha entendi melhor algumas coisas e fiquei super interessada em ler.

    ResponderExcluir
  23. que livro interessante estou emocionada com a historia de Kyla essa jovem que tem suas memorias apagadas ,sua vida tomada pois vai ter que começa tudo de nova aprender novamente tudo.deve ser horrível passar por isso .quero muito ler esse livro muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Resenha muito boa, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  25. Eu bem que queria ter minhas memorias apagadas :/
    Já faz um tempinho que quero ler esse livro, tá na minha lista de leitura, mas cade tempo e dinheiro? rsrs
    Sua resenha ficou muito boa :p

    ResponderExcluir
  26. Espero conseguir Reiniciados, gosto de ter livros que sei que poderei emprestar aos meus amigos e que esses livros possam fazê-los sentir algo parecido com o que eu senti ao ler ou talvez algo novo e diferente, mas antes de ter Reiniciados eu quero checar como será Fragmentada. Não tenho Reiniciados porque talvez o livro tenha me passado uma distopia focada na Kyla, eu gosto de como ela expressa a confusão que é a mente dela e tal, mas me parece previsível que a autora não poderá se desfazer dela facilmente e também não sei o que esperar de Kyla em Fragmentada, já que ela não será a mesma. Talvez seja melhor ela não se lembrar do passado dela afinal. Gostei da resenha e espero que Fragmentada seja legal xD

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    só tenho visto comentários positivos sobre esse livro, estou a procura de um livro diferente e esse parece ser ótimo! Estou curiosa para saber como vai ser a história de Kyla e Ben. Espero gostar tanto quanto você!! E sem falar da capa que está muito linda!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. OMG , agora você me deixou curiosa pelo livro..Não sou lá muito fã de distopias..mais li ótimas criticas a respeito de Reiniciados..e você dizendo que a ação o mistério da origem dos terroristas chama mais atenção que os romance em si..me dá uma maior empolgação para a leitura.

    ResponderExcluir
  29. Fê tou precisando de uma leitura rápida assim hein!
    Já faz messes que não consigo manter um ritmo de leitura saudável. Pra vc ter noção tou lendo um livro por 3 longos messes e ñ saio dele D: Eu fiquei empolgada com a história só pelo fato de ser uma distopia!!

    ResponderExcluir
  30. amei a resenha me instigou em ter este livro e ler.

    ResponderExcluir
  31. Ainda nao li esse livro, mas achei muito boa a resenha parabens!


    xx

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li o livro mas gostei da resenha!! ;*

    ResponderExcluir
  33. A capa realmente chama atenção, pelo que você descreveu fizeram um ótimo trabalho
    Também curti o fato de focar na distopia em si, muitos livros distópicos agora focam mais no romance, tipo A Seleção, mas isso não é ruim, ao que parece isso vai mudar no último
    Realmente amei a resenha

    ResponderExcluir
  34. Se eu já estava com vontade de ler esse livro, depois dessa resenha só aumentou.
    Não gosto muito de distopias, pelo contrário, adoro histórias pé no chão e bem realistas, mas essa me chamou atenção desde o lançamento da capa do segundo livro "Fragmentada". Muito criativo! E a história além de misteriosa, interessante e envolvente, é bem original.
    Imagina que louco pessoas sendo reiniciadas, começando uma nova vida em um corpo já maduro, sem saber como parar ali? Além de uma vida, uma essência também foi perdida. Gostei de cara da personagem da Kyla.

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha..ainda não li o livro, mas agora estou empolgada!!

    ResponderExcluir
  36. Oi adorei sua resenha! Da forma como vc resumiu me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D