Resenha - Amy & Matthew

13 de março de 2015

Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501070180
Ano: 2015
Páginas: 336

CEDIDO EM PARCERIA COM A GALERA RECORD

Amy & Matthew - Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

O livro consta a história de Amy & Matthew ( obviamente ), ela é uma garota que sofre de paralisia cerebral e só consegue se comunicar por meio de aparelhos. Matthew é um colega de turma que a conhece desde sempre, na verdade conhecer não é bem a palavra certa, ele sabe quem ela é, mas eles nunca foram amigos. 

Amy sempre fala nas aulas como se fosse a pessoa mais feliz do mundo, apesar dos problemas que enfrenta e Matthew sabe que isso não é verdade e ele é o único que tem coragem o suficiente para dizer essas palavras na frente de Amy. Por toda essa sinceridade, Amy acha que ele é a pessoa ideal para acompanha-la durante seus dias e ajuda-la a mudar sua vida social na escola e depois ir para a faculdade. Então a mãe de Amy contrata Matthew para ser uma especie de ajudante para a jovem na escola. Eles passam a trocar emails constantes e toda essa convivência, acaba levando a algo mais. 

Amy e Matthew trata-se de um livro emociante, que nos mostra uma história convincente e que a autora  faz parecer o mais real possível, o romance é algo que surge de forma natural e muito sutil, de uma leveza impressionante e nada forçado, a autora nos mostra que cada coisa tem seu tempo. 

Essa é uma daquelas histórias que te deixam lições para a vida toda, Cammie aborda assuntos complicados, principalmente para a vida de um adolescente, mas ela transforma todo esse peso em algo compreensível, ela nos mostra como é possível conviver com problemas, seja físicos ou psicológicos e ainda sim gozar do incrível momento que é estar na adolescência. E tudo isso só se torna possível graças a narrativa simples e moderna, preenchida com muitas trocas de emails, diálogos abertos e sinceros. 

Infelizmente esse é um livro sem continuação, porque minha vontade era de acompanhar os dois ad aeternum. O romance entre eles é muito especial e não tem como eu descrever o sentimento maravilhoso que esse livros nos proporciona, acho que só é possível saber quando vocês lerem com os próprios olhos e sentirem tudo o que o livro nos mostra. Enfim, só posso dizer que é uma história que eu vou carregar para sempre na minha memória, aprendi lições importantes, mas o principal é que aprendi que devo ser forte e corajosa, não só para mim, mas para cuidar do outro também e fica implícito nessa lição a missão de ser mais altruísta. Livro mais do que recomendado =)

18 Blogger
Facebook

18 comentários

  1. Oi Fernanda?!
    Se eu tinha curiosidade em relação a esse livro, ela acabou de aumentar ao ler sua resenha. Que belezura...
    Parece ser daquelas histórias delicadas, né? Preciso demais.

    xoxo
    Mila F
    www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Feh!

    Este livro parece ser daqueles bem fofos que a gente não quer que termine! rsrsrsrsr
    Adorei a resenha, espero poder lê-lo tbm!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Heey doida pra ler <3
    Mar Paschoal
    www.LaGarota.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii....
    Esse livro parece ser sensacional... Bem meu tipo.... Mas já vi que vou ter que ler com uma caixinha de lenços do lado... rsrss
    Pretendo tê-lo muito em breve.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  5. Ola Fe , todo livro que com ótimas mensagem devemos ler, e refletir muito. Gostei da amizade entre eles e o fato de Amy querer ser tornar mais independente com a ajuda dele . Lendo a sinopse já percebemos que teremos grandes lições de vida. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olha, aí está um romance que eu talvez lesse para aliviar o estresse ou me curar de uma ressaca literária. Tanto essa obra quanto Eleanor & Park. Amei sua resenha, um livro bem leve e delicioso, pelo visto.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  7. Eu li outra resenha deste livro e não imaginava que acontecesse algum romance.
    Achei legal o livro trazer uma personagem com paralisia cerebral. Acho que estorias assim nos ensinam, afinal como nós agiríamos se convivêssemos com alguém como Amy?
    Eu gostei do papel de Matthew... acho que qualquer pessoa pensa que não se pode ser assim feliz tendo este tipo de vida, não é?
    Eu pretendo ler este livro sim... adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse drama parece ser bem diferente, mesmo que toda a felicidade de Amy não seja verdadeira deve ser legal ler sobre uma menina que mesmo com limitações não é muito mimizenta e tenta encarar de frente seus problemas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê!
    Já li diversas opiniões a respeito da obra e fico até com medo de não gostar.
    Gostei de ler seu ponto de vista e com certeza um dia o lerei

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Feh!
    Menina acredita que estou a tempos para comprar esse livro e sempre esqueço. Só leio coisas boas dele, mas ele acaba no esquecimento quando vou a livraria. Adoro romances e esse parece aqueles com um algo a mais, uma lição de vida que levaremos sempre.
    Espero não esquecer dele na próxima vez que for a livraria.
    Parabéns pela ótima resenha, amei.
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  11. Awn ja vi que esse é daqueles livros fofos que a gente fica triste e com saudade quando termina :( hahahh amei a resenha e o livro ja esta na minha lista :p

    ResponderExcluir
  12. Oiee.
    Apesar do livro está sendo bastante comentado eu não tinha lido nada sobre ele, nem a sinopse. Então pra mim tudo foi novidade, não sabia que a protagonista tinha paralisia, isso despertou minha curiosidade pra saber como a autora desenvolveu essa parte.
    Saber que o romance deles começa aos poucos e não foi aquela coisa de "amor a primeira vista" também me agradou bastante. Você me deixou curiosa para conhecer mais dessa história.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  13. Fernanda!
    Muito curiosa em poder ler esse romance tão diferente, onde o encontro de duas pessoas com tantos problemas, pode ser até sublime.
    Ganhei um exemplar num sorteio e aguardo ansiosa a chegada dele para apreciar a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Fernanda!
    Achei a escritora bem criativa ao abordar um tema tão complicado, paixão entre adolescentes com PNE, bem em época de descobertas e o melhor, é que dá esperança aos PNEs de que podem viver um amor, mesmo diante de tantas dificuldades que tem..
    Muita luz e paz! E um final de semana esplendoroso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu achei que era outro livro de Eleanor e Park, pela capa ser parecida. Achei interessante ser sobre uma garota com problemas mentais, pois é diferente os livros contarem isso.

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda, tudo bem?

    Hoje vi uma aluna lendo ele e fiquei super curiosa de perguntar se é realmente tão bom. Vou fazer isso amanhã!

    Espero que consiga uma promoção das boas em breve!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Apesar de parecer Eleanor e Park, eu não leria por ser um drama e se tratar de problemas reais, pra mim já basta o jornal com drama, gosto de livros alegres.

    ResponderExcluir
  18. Ai!! Que fofos! Pois é quando se mais acostuma e quer acompanhar a vida dos dois, o livro acaba não tendo sua continuação, mais eu achei essa uma historia divina, e até digna de filme. Fiquei bem emocionada.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D