Resenha: Vermelho como o Sangue - Trilogia Branca de Neve - Livro 01 - Salla Simukka

12 de março de 2015

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635798
Ano: 2014
Páginas: 240
Tradutor: Bárbara Menezes

Cortesia da editora
Sinopse: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue.
Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos.
Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios.
Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Vermelho como o Sangue foi uma leitura prazerosa para mim. Quando recebi o livro, fiquei encantada com a capa e com a premissa do livro. Achei que era mais um dos livros baseados nos contos de fadas que já conhecemos, o que me surpreendeu quando me deparei com uma protagonista totalmente diferente, tanto fisicamente quanto intelectualmente, da famosa Branca de Neve. 

Lumikki só tem o nome Branca de Neve (em finlandês, esta é a tradução). Ela não é nenhuma princesa e nunca teve tudo o que queria. Não precisou fugir de uma madrasta má e se esconder na casa de sete anões. O que aconteceu com Lumikki foi muito mais tenso e verdadeiro. 
"Não era sensato. Não era racional. Era perigoso. Lumikki não se importava. Ela queria estar em perigo. Ela queria ir em direção ao que mais a assustava."
Como a sinopse diz, Lumikki vive sozinha, conseguiu uma bolsa em uma conceituada escola de artes e só pensa em estudar. É inteligente e fica na sua. Não faz parte de nenhum dos "grupinhos" populares. Ela não quer ser lembrada, ela não quer amigos, ela quer ser invisível e terminar seus estudos.

Depois que descobre, sem querer, dinheiro manchado de sangue secando em uma sala na escola, Lumikki se vê bancando a detetive e sem querer, acaba entrando para um mundo com policiais corruptos e traficantes perigosos. Agora que começou sua investigação, Lumikki vai até o fim; mas será que ela ainda tem tempo?
"Era uma vez uma menina que aprendeu a ter medo.Contos de fadas não começam assim. Outras histórias, mais sombrias, sim."
Com um enredo cheio de mistérios e suspense, Salla Simukka me ganhou com a realidade dos personagens apresentados. Mesmo o livro se passando em um país que não conheço nada, consegui visualizar tudo o que a autora narrava. Isso me deixou eufórica e terminei o livro em algumas horas depois de começar a lê-lo. A narrativa é em terceira pessoa, dividindo os pontos de vista dos personagens. O livro já começa com um assassinato e vai levando o leitor a querer mais e mais. 

Como eu disse, gostei muito da capa, condiz perfeitamente com o enredo do livro, a diagramação é simples, mas muito bem feita, os capítulos são divididos por números e os acontecimentos marcam o dia da semana em que ocorrem. Outra coisa que gostei muito, são pequenos trechos que narram uma pequena parte da história de Branca de Neve e alguns pontos do passado de Lumikki. 
"Ela sabia que haveria masi maldade a oferecer do que uma pessoa normal podia suportar. Mas ela suportou... Suportou por muitos anos. Talvez ela fosse anormal, como haviam alegado."
A autora conseguiu colocar em um livro com poucas páginas uma história incrível, que faz o leitor querer saber mais sobre a personagem. Lumikki me encantou com seu jeito inteligente e respostas rápidas. Ela sofreu muito qdo mais jovem e em seus momentos de medo e angústia, podemos sentir sua força e coragem. Um ponto negativo pra mim foi o final, achei corrido e sem o devido esclarecimento. Como é o primeiro livro de uma trilogia, espero sinceramente que os próximos sejam melhores. 




15 Blogger
Facebook

15 comentários

  1. Oiee.
    Sou apaixonada por livros policiais, e desde que vi o lançamento desse fiquei louca pela capa.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e fiquei bem satisfeita em saber que o livro é envolvente, que te prende na leitura e te leva pra lugares que você nunca imaginou estar.
    Fiquei um pouco incomodada com o fato de ser uma trilogia, pois estou correndo de séries e trilogias, mas o fato dele ser tão emocionante me fez querer passar por cima disso.
    Espero lê-lo em breve e gostar tanto quanto você.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii..... Adorei a sua resenha.... Fiquei doida para ler a história na íntegra.... Tomara que eu consiga adquirir o livro logo para poder ler... Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii,
    O livro parece ser muito bom, fiquei super interessada, o enredo parece ser bem construído embora o desfecho não tenha sido tão legal. Mesmo assim vai pra minha lista.
    Beijos querida.

    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-coracao-ferido.html

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Espero também que possamos conhecer um pouco mais sobre a protagonista nos próximos livros, porque para mim o ponto negativo foi justamente a superficialidade sobre a vida anterior de Lumikki, embora a tenha achado inteligente.
    Gostei também do livro e já aguardo os próximos volumes.
    E mais um final de semana chegando que seja de amor e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro, mais confesso que ao ler o titulo tive o mesmo pensamento que o seu, achei que se tratava de uma historia baseada no conto da Banca de Neve (Nada a ver)!
    TÔ ansiosa para ler, quero muito.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da premissa do livro, ainda mais rodeado de suspense, já me ganhou, sua resenha confirmou que será uma grande leitura. A capa está linda. Então da Branca de Neve só teremos o nome o resto será para prender o leitor com muito suspense. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, flor.
    Comecei a me apaixonar por livros de gênero policial desde que li John Verdon. Pretendo ler Lobo Mau e acho que essa trilogia também vai entrar pra lista. Amei especialmente o cenário, além do enredo também não decepcionar. Sobre essa coisinha chata da "pressa", a gente perdoa numa escritora de primeira viagem, né? s2
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  8. Realmente a estória não tem nada do conto de fadas e eu como gosto de um bom suspense adorei a premissa.
    Pena que é uma trilogia, estou dando um tempo de livros com continuação para assim terminar os que tenho a estante...
    Acho que o final não foi tão bom exatamente por ser uma trilogia mesmo...
    senti falta de romance... tem?
    E qdo serão lançados os próximos?
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Final de livro corrido é triste.
    Não sabia que o livro era policial, adoro o gênero e vou tentar ler essa trilogia. É muito bom quando quem investiga não é detetive e cai de paraquedas numa trama dessas. Como é uma trilogia a historia pode melhorar, tomara porque apesar de adorar o gênero uma trama policial mal escrita é difícil de ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!
    Menina, quando recebi esse livro fiquei louca para lê-lo. Mas então li as resenhas dos amigos blogueiros e nenhuma foi positiva como a sua, sabe? A maioria sentiu que faltou desenvolvimento não apenas no final, mas em todo o livro. Acabei me desanimando a lê-lo. Agora, vendo a sua opinião, vejo o quanto fui boba… Sempre vale a pena ter nosso próprio ponto de vista sobre um livro. Com certeza, decidi ir em busca da minha sobre esse! (rs) Obrigada.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com/2015/03/resenha-79-mentirosos.html

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda! E adorei a historia tb, pela sinopse e pela resenha parece ser bem legal, diferente do que ja temos por aí :3

    ResponderExcluir
  12. ADOREI essa premissa... muito boa mesmo! Sou fã de estilo policial e esse me deixou muito intrigada e curiosa!
    Já vou adicionar a minha listinha de desejados!
    Seria um livro q compraria só pela capa, pois eh linda!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar sobre esse livro, mas nunca parei para saber mais sobre ele, sabe? Mas lendo a sua resenha fiquei super animada, pois deve ser realmente bacana a personagem ser totalmente diferente do que imaginamos, né? Também gostei bastante de saber que a narrativa é dividida, livros assim acabam fluindo mais para mim. Enfim, gostei bastante da resenha, quem sabe um dia leio o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, apesar do livro ser de ação e ter um pouco de suspense, não leria, pois não faz meu estilo, mas achei interessante a corrupção, estou dando um tempo de trilogias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. A capa do livro é bem sinistra haha, gostei do assunto, já vi ele ,mas nunca parei pra ler pois a capa é medonha, se o livro for bom mesmo vale a pena ler a trilogia, mas dá uma preguiça quando o livro é arrastado, o que eu acho que não é o caso desse livro.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D