Resenha - Criaturas Estranhas - Neil Gaiman

1 de dezembro de 2016




ISBN-10: 8568263445
Ano: 2016 / Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Fantástica Rocco

Dezesseis histórias fantásticas, algumas escritas há mais de cem anos, outras inéditas, selecionadas por ninguém menos que o aclamado autor de Coraline e outros tantos sucessos, Neil Gaiman. Como o título sugere, Criaturas estranhas é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores. Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito. Cada conto é precedido de um comentário do escritor, que visa a provocar ainda mais a imaginação do leitor.

Criaturas Estranhas é uma antologia fantástica de contos selecionados por Neil Gaiman. Se você ainda não conhece o Gaiman (e eu sugiro que procure conhecer), saiba que ele é um dos maiores nomes da literatura mundial atualmente. Gaiman já escreveu romances, contos, livros infantis... de tudo um pouco, e tudo contribuiu para os diversos prêmios que o autor já recebeu. Ele é autor de Coraline (que eu amo), um livro super conhecido e querido, cuja adaptação todos amam haha Gaiman é maravilhoso, então não é de se esperar menos que isso dessa antologia.

Em parceria com Maria Dahvana Headley (autora de Magônia), Gaiman selecionou diversas histórias sobre criaturas que vivem apenas na nossa imaginação: sereias, lobisomens, pássaros míticos.... Ao total, são 16 histórias (incluindo a do Gaiman e a da Maria) que narram o sobrenatural e trazem à tona as mais diversas criaturas imaginárias, desde as conhecidas, como grifos, manticoras e serpentes, até outras totalmente inventadas pelos autores, como uma mancha que desaparece e cresce sempre que alguém tira os olhos dela e um pássaro que muda todo um reino sempre que ri.

Gostei especialmente de dois contos, que são:

O Grifo e o Cônego Menor, de Frank R. Stockton. O conto tem uma aura de fábula infantil e é deliciosamente bem escrito. Eu fiquei encantado com o conto, que fala sobre um grifo que decide visitar um povoado próximo para ver uma estátua de pedra dele que fica sobre uma igreja. Todos ficam com medo do grifo e a história acaba se desenrolando a partir do medo delas. É um conto incrível com uma lição importante :D

Ozioma, A Maligna, de Nnedi Okorafor. A história me prendeu bastante por ter um estilo meio YA e eu acho que daria um livro e tanto! O conto fala sobre Ozioma, uma garota que sofre preconceito por saber falar com as cobras, até que uma cobra imensa desce dos céus disposta a matar quem aparecer pela frente e ela decide enfrentá-la para salvar o seu povo. Adorei muitoo esse conto.

Os demais contos também são ótimos. Alguns achei divertidos, outros bem criativos e surpreendentes. Apenas um em especial, As Vespas Cartógrafas e as Abelhas Anarquistas, achei um pouco tedioso e nem sei se entendi direito. Foi o que eu menos gostei. 

Um fato interessante sobre a antologia é que nem todos os autores são "novos". Alguns estão, sim, no início da carreira, mas boa parte são autores já conhecidos, muitos dos quais são inspirações para o próprio Gaiman e eu adorei isso. A antologia, além de ser incrível, mostra que boas histórias e bons autores não ficam para trás com o passar dos anos.

Para quem gosta de boas histórias, cheias de fantasia e lições para se levar para a vida, Criaturas Estranhas é um prato cheio. As criaturas são apenas o começo dos segredos a serem desvendados!

A edição do livro ficou impecável! A capa é linda, a diagramação é cheia de ilustrações e com uma fonte maravilhosa e o formato final ficou divino <3 A Rocco mandou bem!



0 Blogger
Facebook

Nenhum comentário