Resenha - A História de Malikah - Marina Carvalho

22 de novembro de 2017

Ano: 2017 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Globo Alt

Livro cedido em parceria com a The Gift Box

Malikah conheceu muito cedo toda a crueldade de que o ser humano é capaz. Escravizada e trazida ainda criança da África ao Brasil, sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda onde trabalhava. Mesmo sendo resultado de uma relação de amor, estar grávida de um de seus senhores era uma afronta aos homens da casa-grande, por isso Malikah foi duramente castigada e quase morta. Malikah e seu bebê, Hasan, só conseguiram escapar com a ajuda de Cécile e Fernão, que lhes deram abrigo na Quinta Dona Regina, um lugar novo onde todos, brancos e negros, poderiam viver em liberdade. Porém, mesmo com a relutância de Malikah, Henrique continua por perto, arrependido por não ter protegido sua amada e tentando se aproximar de Hasan. Mas como um homem que foi ensinado a cometer tantas atrocidades poderá dar a uma criança o amor incondicional? Apesar de Malikah ainda sentir algo por ele, é possível perdoar alguém que representa para ela tantos anos de injustiça e sofrimento?
A História de Malikah é o segundo livro da série O amor nos tempos do ouro, eu tinha o primeiro livro em casa, mas ainda não tinha parado para ler. Recebi esse livro em parceria com a The Gift Box e comecei a ler o primeiro livro para dar seguimento na leitura e só tenho a dizer que foi uma semana de leituras surpreendentes. 

Nesse livro nós vamos conhecer um pouco mais sobre a triste história de Malikah, uma personagem que aprendemos a amar desde o primeiro livro. Malikah foi escravizada e trazida ainda criança da África para o Brasil, ela sofreu as mais diversas formas de violência, principalmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda. 

Malikah conseguiu escapar com seu bebê Hasan, com a ajuda de Cécile e Fernão, que lhe deram abrigo e agora ela pode viver em liberdade. Henrique não protegeu Malikah quando ela mais precisou e agora ele esta disposto a se reaproximar dela e do seu filho Hasan. 

Fiquei muito surpresa com a delicadeza da escrita da Marina Carvalho, não pensei que fosse ficar tão fascinada assim por uma história. A história de Malikah é um livro incrível e emocionante, foi uma leitura que me deixou em prantos em diversos momentos. É um romance indescritível, cheio de aprendizados sobre amor e amizade. 



Malikah é uma personagem muito forte, ela passou por momentos de muito sofrimento e as vezes eu mal aguentava ler as coisas pelas quais ela passou, o livro chega a ser doloroso nesse ponto. Entendo como pra ela é difícil perdoar Henrique, ela faz tudo pensando no bem estar do seu filho, é o instinto maternal falando mais alto, mas eu também adoro ele e acabei torcendo para que ela o perdoa-se logo. 

Henrique não é o tipo de mocinho perfeito, ele sabe que errou e admite isso, mas esta disposto a consertar o que fez de errado e se redimir. O bom mesmo é a reaproximação acontece de uma maneira bem natural, o que fez um completo sentido. 

Foi ótimo poder ver um pouco mais da história de Cécile e Fernão, esse casal também é maravilhoso e adorei ter um gostinho deles também nesse livro. 

O livro apresenta uma enorme bagagem cultural e você percebe a delicadeza que a Marina teve com o trabalho de pesquisa para a elaboração do enredo. Foi uma completa imersão na cultura do Brasil colonial e do povo africano, amei conhecer essa riqueza cultural que as vezes passa tão despercebida. 

Essa série foi o meu primeiro contato com a escrita da Marina Carvalho e fiquei muito animada para ler os outros livros da autora. O trabalho de revisão ficou impecável. A diagramação bem agradável e a capa é lindíssima. O livro encerra a história dos personagens, mas deixa em aberto um enredo para um terceiro livro e já estou morrendo de ansiedade. 


5 Blogger
Facebook

5 comentários

  1. 👏👏👏👏👏👏👏
    Amei os livros😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Muito bom conhecer obras que possam nos retratar um pouco da historia do nosso Brasil, esses enredos mais históricos geralmente nos fazem viajar pela historia e conhecer um pouco mais os lugares e os costumes onde se passam. Ainda não li nenhuma obra da autora, mas com certeza vou acrescentar a minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e fiquei muito interessada em ler o livro, principalmente porque se passa no Brasil colonial e eu não li nenhum livro ainda que se ambienta nesta época.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vejo o pessoal falando bem dos livros da marina e sua resenha está muito boa, me fez ter vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda 😍
    Não conhecia a obra, mas sua resenha me deixou muito instigada a ler 😍
    Beijos ❤

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D