Resenha - O antes e o depois

25 de março de 2014

Edição: 1
Editora: Pandorga
ISBN: 9788561784331
Ano: 2013
Páginas: 344
Tradutor: Rodrigo Rafael Oliveira

Sinopse - O Antes e o Depois - Jennifer Castle
Qualquer pessoa que tenha sofrido algo terrível na vida lhe dirá: tudo se resume a um Antes e um Depois. Estou falando de um tipo de coisa terrível que mexe com o que temos de mais íntimo, nos arrasa completamente sem deixar intocado nenhum fio de cabelo sequer. O mundo de Laurel, uma garota de dezesseis anos, muda instantaneamente quando seus pais e seu irmão morrem em um acidente de carro. Atrás do volante estava o pai de seu vizinho bad boy, David Kaufman, cuja mãe também morre no acidente. Depois da tragédia, Laurel passa a viver uma nova realidade na qual se afasta da melhor amiga, os garotos podem ou não se aproximar dela por pena, fortes lembranças brotam o tempo todo e o Sr. Kaufman está em coma, mas ainda absolutamente vivo. No meio disso tudo está David, que entra e sai da vida de Laurel e por quem ela sente uma atração irracional. Ela estará ligada a ele para sempre por suas perdas mútuas – uma ligação que mudará a ambos de maneira inesperada. Uma leitura agradável e comovente, prendendo o leitor fazendo com que anseie por mais, criando um forte laço entre protagonista e leitor. O Romance de estreia de Jennifer Castle é um testemunho comovente e surpreendentemente inteligente de como a vida pode mudar na simples passagem de um momento para o outro 



A Família de Laurel sempre foi muito amiga da família de David Kaufman, seu ex melhor amigo, agora bad boy. Uma certa noite a família de Laurel vai jantar na casa dos Kauffman. Após o jantar Laurel resolve ir para casa enquanto seus pais, seu irmão e o casal Kaufman vai a sorveteria. A única coisa que Laurel não esperava é que ao sair por aquela porta sua vida mudaria completamente. Um fatal acidente ocorre matando toda a família de Laurel e a Sra. Kaufman, o Sr. Kaufman que estava dirigindo, fica internado em estado gravíssimo.

Agora que sua família morreu Laurel só poderá contar com a ajuda de sua avó Nana, que abandona toda a sua vida e se muda para a casa de Laurel. 

Laurel e David estão muito machucados, quebrados e perdidos em meio a tanta dor. Esse pesado sentimento deveria unir os dois novamente. Mas apesar de tornarem-se amigos novamente, os dois não se apoiam um no outro para superar a perda dos seus entes queridos. David resolve pegar seu carro e sair por ai, viajando pelo país para esquecer a morte da mãe e do pai que esta em coma, e raras são as vezes que ele volta para ver Laurel. Em grande parte do livro eles conversam por emails e quando eles se encontram nunca acontece nada demais. Não leia o livro pretendendo encontrar um grande romance, porque isso você não irá encontrar em "O Antes e o depois"

Laurel se fecha totalmente para o mundo, inclusive para sua melhor amiga Megan, que apesar de fazer tudo por Laurel, continua sendo afastada e empurrada para fora de sua vida. Tenho plena consciência que é horrível perder alguém que se ama. Mas Laurel acaba machucando ainda mais as pessoas que também sofrem junto com ela. Como por exemplo sua avó que apesar de também ter perdido a família ainda é obrigada a ficar aturando os dissabores de Laurel que pensa ser a única a sentir dor. Ela basicamente se tranca em seu casulo e nega-se a se preocupar com outras coisas, como a vida de sua amiga Megan que as vezes precisa de um consolo e não recebe. 

Talvez o que faça Laurel se abrir um pouco mais é o emprego que ela arruma em uma clínica veterinária, acho que isso a torna mais humana e mais compassível com os sentimentos dos outros. 

A narrativa da autora é incrível e posso considerar o ponto alto do livro, porque em poucas horas se termina a leitura do enredo. O livro em sí é bom, a autora pegou uma história excelente que tinha tudo para ser perfeita, mas que infelizmente deixou muito a desejar. O enredo é bom, os personagens são legais, principalmente a Nana e a narrativa apaixonante. No entanto esse deveria ser um livro que aborde a superação, que fale da dor da perda e de como o amor pode mudar a vida de alguém. Mas tudo o que eu consegui encontrar foi dor, não há uma tentativa de superação, a personagem se afunda cada vez mais. Quando a tal superação ocorre, em minha opinião, vem tarde demais, praticamente no final do livro. 

O romance delicioso que eu sempre espero nos YA e NA não consegue convencer. O casal mal se vê. David realmente é aquele típico cara de tirar o fôlego, aquele bad boy que conquista a todos. Mas infelizmente ele esta mais focado em curtir a sua vida, do que tentar engrenar um romance com Laurel. E isso em minha opinião foi a maior decepção no livro. Mas isso não faz com que ele deixe de ser um maravilhoso livro. Tenho certeza de que muita gente irá gostar, principalmente aqueles que preferem um bom enredo a um romance. Porque como muitos dizem, nem tudo se resume a romance não é mesmo.

A editora esta de parabéns pela revisão e pela linda capa, que por sinal tem tudo a ver com o enredo.
.
12 Blogger
Facebook

12 comentários

  1. Amei sua resenha pois mexeu muito comigo e agora desejo muito ler o livro. Achei a capa linda demais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe,
    poxa, esperei mais do livro... =(
    Mas confesso que me interessei!
    Vou dar uma chance, mesmo você ter achado que não convenceu! hahaha.
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Que pena!
    É realmente ruim quando estamos esperando um romance e, no final, não acaba realmente rolando.
    Essas histórias podem até ser boas, mas fica difícil realmente gostar de um liro que não te convence, né?
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa linda!!! Lendo a resenha não é um livro que será um dos meus desejados, mas quem sabe futuramente... A resenha ficou ótima! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito da capa desse livro :(
    Mas o enredo parece bom, fiquei curiosa apesar do ponto negativo. Mas como vc falou nem tudo se resume em romance. Se surgir a oportunidade eu leio.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da capa e da sinopse do livro porém quando li sua resenha me desanimei, não gosto de livros assim como você descreveu, livros sem romance e aonde só tem dor e desânimo. Não pretendo ler esse livro tão cedo.
    Beijos
    the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu descobri que gosto desse estilo de livro, então vou adicionar ele na minha pequena/grande lista de desejados....
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  8. Quando comecei a ler a resenha fiquei interessada, pois ainda não conhecia o livro, mas no decorrer da leitura fiquei decepcionada. Não quero mais ler. Se faltou isso tudo no livro, não, muito obrigada, eu passo. =(

    ResponderExcluir
  9. Uma pena o livro não ter te agradado... a capa é linda...
    Sei lá, acho que depois dessa resenha, nem ganhando eu leria.... rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  10. Oi, que pena que você não tenha curtido o livro, eu não sinto vontade nenhuma de ler ele, sei lá a historia não me convenceu, e não penso em ler ele, mas quem sabe um dia, eu mude de ideiA.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Fê,
    é complicado quando pegamos uma história que tudo é bom, mas o desfecho nos irrita. Apesar dos 3 esmaltes e de tudo q vc disse acredito que eu vá gostar pq adoro um romance, se for meloso então...
    Super Abraço!!

    ResponderExcluir
  12. É realmente uma pena quando um autor tem um ótimo enredo, uma narrativa primorosa, mas não consegue extrair o melhor do que tem em mãos. Pelo menos, o livro não é de todo mal, e tem seus pontos fortes. A capa é bem bonita mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D