Romeu e Julieta

19 de março de 2014



Oie queridos! Tudo bem?

Eu sempre fui apaixonada pela história de Romeu e Julieta e essa semana resolvi assistir a uma nova adaptação do filme. Chorei tanto que resolvi fazer um post especial *_* para falar um pouco mais sobre essa história tão emocionante. Vamos lá?



A História 

Há de viver de todos na memória de Romeu e Julieta a triste história.
A tragédia de Romeu e Julieta se passa na cidade de Verona e conta a história de duas famílias inimigas, os Montecchio e os Capuleto. As famílias vivem em conflito e passam a perturbar a ordem na cidade. Tal fato chama a atenção do Príncipe, que exausto de tanta confusão determina que aqueles que provocassem confusões seriam condenados a morte.
Romeu é da família Montecchio,  é apaixonado por uma moça chamada Rosalina. Ele, seu primo Benvólio e seu amigo Mercúcio resolvem ir ao baile de máscara na casa dos Capuleto e lá conhece Julieta Capuleto, prometida em casamento ao conde Paris, e logo se apaixona perdidamente. Os dois trocam juras de amor e resolvem marcar o casamento para o dia seguinte. Com a ajuda de um frei amigo de Romeu o casamento é realizado.

Tudo começa a desandar quando Romeu é desafiado pelo primo de Julieta, Teobaldo. Romeu se recusa a lutar por considerar Teobaldo de sua família, agora que ele e Julieta estão casados, mas o duelo começa sem ele e seu amigo Mercúcio acaba sendo morto por Teobaldo. Romeu então vai atrás de Teobaldo e o mata. 

As famílias arrasadas com suas perdas vão até o príncipe para que a sentença seja decretada a Romeu. O príncipe decide que Romeu não será morto, mas que será banido da cidade para sempre. Ele se despede de Julieta e promete encontrar uma solução para voltarem a ficar junto. 

Com a morte de seu sobrinho, o pai de Julieta resolve apressar o casamento da filha com o Conde Paris, com medo de que a disputa entre as famílias acabe o deixando sem herdeiros. Julieta não sabe o que fazer, ela não pode se casar novamente. Ela então procura a ajuda do Frei que a casou e ele lhe dá uma solução. O Frei dá a Julieta um frasco com uma substância que vai simular sua morte, será como se ela estivesse em estado de coma e o efeito vai durar algumas horas, ele avisa que ela deve tomar o elixir para que sua família pensasse que ela estivesse morta e dessa forma o casamento não aconteceria. Romeu seria então avisado do plano e voltaria do exílio para buscar Julieta. No entanto, a carta que o Frei encaminha a Romeu não é entregue e ele recebe a notícia da morte de Julieta.

Romeu acabado em dor compra um veneno com um boticário da cidade e decide se juntar a sua amada. Ao chegar em Verona ele encontra o corpo de Julieta, toma o veneno e deita ao lado de Julieta. Quando Julieta acorda e percebe todo o ocorrido, pega a adaga de Romeu e se mata.

A morte dos dois jovens acaba por comover toda a cidade e as famílias antes inimigas unem-se no momento de dor e decretam a paz em nome de seus entes que faleceram.

Adaptações cinematográficas


Eu assisti somente a duas versões do filme, nunca consegui encontrar as mais antigas. Vou citar algumas adaptações levadas ao cinema.


1936


O Filme Romeu e Julieta produzido no ano de 1936 foi dirigido por George Cukor. O filme foi indicado ao oscar de 1937 nas categorias de melhor filme, melhor direção de arte, melhor atriz e melhor ator coadjuvante. O Curioso dessa versão é que os atores que interpretam Romeu e Julieta tinham 34 e 43 anos anos respectivamente, o que na época causou muito reboliço. Mas nada pode apagar brilhanteza de suas atuações.

Elenco principal

Julieta Caputelo - Norma Shearer
Romeu Montecchio - Leslie Howard
Marcúcio - John Barrymore
Tebaldo - Basil Rathbone
Frei Lourenço - Henry Kolker.


Trailer do Filme


Imagens





1968


A versão de 1968 foi dirigida por Franco Zeffirelli o foi filmando inteiramente na Itália. Foi indicado ao oscar nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor fotografia e melhor figurino, tendo vencido os dois últimos. 
Elenco

Leonard Whiting - Romeu Montecchio
Olivia Hussey - Julieta Capuleto
John McEnery - Mercúcio
Milo O'Shea - Frei Lourenço
Pat Heywood -  Ama de Julieta
Robert Stephens - Príncipe de Verona
Michael York  -  Tebaldo
Bruce Robinson -  Benvólio
                                                Paul Hardwick -  Lorde Capuleto
                                                Natasha Perry -  Lady Capuleto
                                               Antonio Pierfederici -  Lorde Montecchio
                                               Esmeralda Ruspoli -  Lady Montecchio

Trailer



Imagens 





1996



A versão de 1996 se passa em um ambiente mais moderno na fictícia Verona Beach. As famílias rivais são de empresários poderosos que disputam o poder. Mas apesar de toda a contemporaneidade trazida pelo diretor Baz Luhrmann o filme apresenta os mesmos diálogos da peça original. O filme é considerado como uma das adaptações de maior sucesso. Essa versão foi a primeira que eu assisti, apesar do tom moderno eu acho que a adaptação conseguiu se manter fiel a história, o filme ficou belíssimo, eu perdi a conta de quantas vezes assisti.
Elenco

Leonardo DiCaprio - Romeu Montéquio
Claire Danes - Julieta Capuleto
Dash Mihok - Benvolio Montéquio
John Leguizamo - Tebaldo Capuleto
Paul Rudd - Dave Paris
Jesse Bradford - Balthazar
Harold Perrineau Jr. - Mercúcio
Pete Postlethwaite - Padre Laurence


Trailer




Imagens 





2013


A versão de 2013 é dirigida por Carlo Carlei e mantém o mesmo enredo da história original. Entretanto o filme vem sendo muito criticado por não usar o diálogo original da tragédia de Shakespeare o que segundo muitos críticos fez o filme perder a sua essência. Como eu não sou nenhuma crítica de filme eu posso dizer que amei e chorei horrores. Não gostei muito da atriz que interpreta Julieta, mas o Douglas Booth é um Romeu e tanto. 
Elenco
Douglas Booth - Romeo Montague
Hailee Steinfeld - Julieta Capuleto
Kodi Smit-McPhee - Benvólio Montague
Ed Westwick - Tebaldo
Paul Giamatti - Frei Lourenço
Christian Cooke - Mercutio Montague
Tom Wisdom - Conde Paris

Trailer



Imagens







E ai gente, mas alguém ama Romeu & Julieta assim como eu?
15 Blogger
Facebook

15 comentários

  1. Hey! I realize this is kind of off-topic but I needed to ask.
    Does managing a well-established website such as yours require a lot of work?
    I am completely new to operating a blog however I do write in my journal every
    day. I'd like to start a blog so I will be able to share my personal experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any suggestions or tips for brand new aspiring bloggers.
    Appreciate it!

    Review my website ... Warframe Hack download

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia que tinham tantas versões de Romeu e Julieta! hahahah
    Eu não me lembro de ter assistido a nenhuma versão (não me mata, Fe!), mas já assisti à peça várias vezes (aí sim em várias versões) e já li o livro também (choquei quando vi a idade da Julieta)! É realmente uma história que mostra o amor perfeito - e eterno.
    Eu quero muito ver a versão de DiCaprio (amo ele), adoro adaptações modernas dessas obras antigas! E eu adorei o ator que faz o Romeu na última versão, achei ele bem bonito (mas a Julieta é meio sem gracinha, via entender!).
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  3. Depois desse post eu percebi que nunca assisti um filme de Romeu e Julieta :o Mas, por sorte, eu já li um livro que é uma adaptação da história do tio She que se chama Julieta. Vou correndo procurar o de 1996 e o de 2013 para assistir *-*
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiiiiii Fee!
    Adoorooooooo ReJ!!!!!
    Nossa, que acervo de fotos você conseguiiu!!!! Lindas!!!
    Também sou chorona e me derreti no filme com o Leo di Caprio!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  5. Nunca assisti nenhum filme de Romeu e Julieta nem li. O mais próximo que cheguei disso foi emJulieta Imortal e em Love Story (musica da Taylor)! Kkkkk mas eu amo Cartas para Julieta e a história é incrivel. Quem sabe um dia lerei!

    Adorei o post! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Feeh =DD
    Ouhnn eu amo Romeu e Julieta *-*
    É tão trágico e tão cheio de sentimentos que é impossível não gostar!
    O filme de 1968 eu acho que é o melhor de todos *-*
    Eu lembro que assisti ele com a minha mãe na tv e ela ficou mor emocionada pq foi um dos primeiros filmes q ela viu no cinema *-*
    Não é lindo??
    Eu não gosto da versão com o DiCaprio ><'
    Achei muuito ruim ><
    HAUHUAHUA
    Ameei o post Feeh =DD
    Bjos sua linda <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro! Também sou apaixonada pela história de Romeu e Julieta. Já li algumas vezes, não canso.
    Agora as versões para as telas, não sabia que tinha tantas. Dessas eu já assisti com o Leonardo DiCaprio e amei e a última também já assisti.
    Muito bom o post :)

    ResponderExcluir
  8. Sempre achei a história maravilhosa e um exemplo de romance, até o dia que participei de uma peça e durante os estudos acabei ficando meio desacreditada nessa história da amor. Mas vou deixar quieto pq não quero acabar com as espectativas de mais ninguem aqui hahaha
    Sobre os filmes, a adaptação de 96 é a minha preferida. Ainda não vi a de 2013, mas parece ser muito boa tbm!

    ResponderExcluir
  9. Romeu e Julieta é uma linda e maravilhosa história, quase impossível não se apaixonar e chorar vendo. Eu não lembro qual versão eu assisti mas era uma antiga, agora quero muito ver essa versão de 2013 apesar de não ser tão original como dizem eu sei que vou amar.
    Beijos
    the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A história de Romeo e Julieta é um clássico e linda. Vou tentar assistir a ultima adaptação pois me interessei bastante.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca gostei muito de Romeu e Julieta, sei o básico da história e só, não procurei me aprofundar. Gosto bastante de romances, mas este em especial não me agradou. Não sabia de todas estas adaptações, mas como eu disse, não gosto, então não pretendo assistir.
    Mas não quero que pense que julgo o seu gosto, cada um tem o seu e eu respeito. ;)

    ResponderExcluir
  12. Ha Feh! Quem não chora com esse filme? kkkkkk eu me derreto em lágrimas!
    Adorei o post, não assisti a todos, mas o com o Leonardo Di Caprio é especial pra mim!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  13. É o clássico dos clássicos. Shakespeare, como sempre, inspiradíssimo quando escreveu essa obra.
    Quando escuto falar em "Romeu e Julieta", sempre tento ler/assistir. Até o famoso episódio de "Chapolim" que satiriza a obra. kkkkkkkk
    Dessas adaptações cinematográficas, assisti apenas a de 1996. E não sabia dessa mais recente. Vou procurar ver essas outras.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. socorro. romeu e julieta otp pra sempre

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu adoro a historia de Romeu e Julieta, eu só assisti a versão que tem o lindo do Leonardo, e adoro, fiquei curiosa para conhecer as outras versões, li um livro super interessante que possui a historia desse casal de uma forma diferente, o nome do livro é Julieta da Anne Fortier.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D