Resenha - Sonata em punk rock - Babi Dewet

5 de setembro de 2018

Título: Sonata em punk rock
Autor: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Ano: 2016
Páginas: 300

Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock and roll, mas sim toda a Cidade da Música.

Sonata em punk rock conta a vida de Valentina Gontcharov, uma jovem de 18 anos que foi criada com muita dificuldade pela mãe, uma mulher batalhadora que trabalha muito para sustentar a filha, já que o pai de Valentina as abandonou. O sonho de Valentina sempre foi viver da música, ela é autodidata, tem ouvido absoluto e um dom maravilhoso, justamente por isso ela acaba de ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país e agora terá uma chance de mudar a sua vida. 



Ao chegar na Academia, Tim vai perceber o quando sua vida será complicada, a Academia tem uma rotina bastante exigente e para dificultar ainda mais as coisas, ela precisará lidar com o arrogante e talentoso Kim. 

O livro tem uma pegada bem Teen, apesar dos personagens estarem todos na casa dos dezoito anos pra mais. Tive a impressão de ler um livro que se passava no ensino médio e não ao equivalente a uma faculdade. 

Kim é completamente intragável no começo, mas desperta uma curiosidade em relação aos problemas que enfrenta, o grande questão é que a autora aprofundou bem esse lado do personagem e isso fez falta, deixou o personagem muito superficial. Talvez até seja por isso que eu não consegui ter nenhuma afinidade pelo "casal", eles não pareciam ter química alguma, mas confesso que gostei das cenas de Tim e Kim juntos, mas não como um casal. 

Tim é uma personagem bem interessante,  determinada, sabe o que quer e o que precisa fazer para alcançar. Poderia ter sido orgulhosa em determinado momento, mas agarrou a oportunidade com unhas e dentes já que sabia que engolir o orgulho era a única solução de manter seu sonho vivo. Foi digamos que até gratificante acompanhar a evolução da personagem na academia, o quanto ela é esforçada em aprender coisas novas, a busca por novas e verdadeiras amizades. 

Os personagens secundários são muito legais e espero ter mais deles nos próximos livros. A cidade da música teve uma ambientação muito bem pensada pela autora e esse é um dos grandes destaques do livro, tudo me pareceu muito original e tão interessante, fiquei realmente desejando conhecer um lugar como o descrito. 

A narrativa da Babi é deliciosa, com palavras simples e direta ela nos permite uma leitura rápida, mal se vê o tempo passar e quanto se vê já chegou ao final. Sonata em punk rock é o típico livro que se lê em uma tarde. Um livro bem leve, sobre amor, amizade, superação e determinação. 

O livro tem uma diagramação incrível, cada capítulo vem com o nome de uma obra musical, as fontes utilizadas no livro bem adequadas ao propósito do enredo. A capa maravilhosa. A editora Gutenberg esta de parabéns pelo trabalho impecável.

Um livro muito bom, mas que poderia ter sido ainda melhor com o acréscimo de algumas páginas, principalmente se esse acréscimo fosse dedicado a dar uma profundidade a alguns personagens. De toda forma, estou ansiosa para conferir o segundo livro da série. 

    


0 Blogger
Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D