Resenha // Enquanto Bela Dormia

24 de fevereiro de 2016

Edição: 1
Editora: Editora Arqueiro
ISBN: 9788580414790
Ano: 2016
Páginas: 368
Tradutor: VERA RIBEIRO


Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.



Enquanto Bela Dormia é uma releitura da história da Bela Adormecida, uma releitura muito boa por sinal. 

Elise é uma jovem que perdeu toda a mãe e os irmãos, sobrando-lhe apenas um irmão e um pai maldoso, buscando fugir de toda a pobreza e miséria que vivia, Elise parte para a cidade em busca de um emprego no Castelo do Rei. Os anos passam e Elise se torna o braço direito da Rainha Lenore. 

A rainha vive tempos sombrios, ela não consegue gerar um herdeiro e o reino esta constantemente ameaçado por isso.  Desesperada para gerar um filho, Lenora acaba aceitando a ajuda da tia do rei, Millicent, mas todos sabem que tudo tem um preço não é mesmo?

Tempos depois nasce Rosa, uma linda menina que viria a ser a herdeira do reino. Mas como eu disse, tudo vem com um preço não é? O rei acaba expulsando Millicent do reino e ela jura se vingar e para isso ameaça a vida de Rosa. A menina cresce cercada pelos muros do castelo, com a proteção de todos e aos cuidados dos pais e de Elise.



O livro é narrado por Elise, que nos conta a história dos personagens do castelo e todas as cenas por ela presenciadas. É uma narrativa deliciosa e Elise é uma personagem fantástica. Eu gostei da proposta da autora, é como se Rosa não fosse mais a protagonista e o que importasse é o que acontece em sua volta.

Esse é um enredo mais pé no chão, sem todo aquele romantismo em torno da história da disney, é como se fosse um livro mais realista. Tanto que a maldição que recai sobre Rosa é completamente diferente da original, Rosa é uma moça encantadora, destemida e audaciosa, é maravilhoso ver a obstinação que ela tem em conhecer o mundo, em conhecer mais as pessoas.



A devoção de Elise a família do rei também é louvável, ela praticamente abre mão de viver sua vida para cuidar dos outros, eu fiquei a todo tempo torcendo por sua felicidade, porque ela merecia mais do que ninguém.

A narrativa é bem rápida, tanto que começamos a leitura com uma Elise adolescente e terminamos com uma adulta. È uma releitura bem criativa e fiquei surpresa com os rumos que a história tomou. Fiquei apaixonada por todo os personagens e gostei do fato de que cada um tem uma história, nas histórias de A Bela Adormecida parecia que só conhecíamos Fauna, Flora e Primavera, Rosa, O príncipe Felipe e Malévola, aqui conhecemos um pouco de cada um e o crescimento deles.



A capa é maravilhosa, ao vivo é ainda mais linda e confesso que eu me interessei pelo livro mais pela capa, comecei a leitura sem grandes expectativas e fui muito surpreendida. A revisão estava ótima e a diagramação também.



9 Blogger
Facebook

9 comentários

  1. Esse livro foi pra minha lista de compras pela capa que achei linda kk. A historia deve ser muito boa é diferente e Elise deve ser um encanto de personagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Feh!

    Tbm amei essa releitura! Achei mais real sabe? A editora está de parabéns pela capa maravilhosa! Sou fã de contos de fadas, então claro que recomendo este tbm! rsrsrsrsrs

    Ótima resenha e belas fotos!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou Alan Zirchen, estou aqui representando o autor Gusttavo Majory, que tem interesse em fazer ma parceria com o Lendo Esmaltando.
    Saiba mais sobre o autor:

    http://gusttavomajory.wix.com/escritor

    Desculpa estar enviando por aqui mas, não consegui um email para enviar
    Att

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Nossa, eu adoro releituras, principalmente as bem construídas, como me parece essa. Adorei o livro, sério, e sua resenha também. Já quero ler! :3
    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Realmente essa capa é sensacional...
    Ainda não li o livro, mas após ler sua resenha fiquei super interessada e vou ler com certeza!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já vi tantas resenhas sobre esse livro, que mesmo eu não sendo muito fã de conto de fadas, a história parece ser bem diferente, que me deu vontade de ler. E eu faria igual a você, comprar o livro pela capa, rs. Mas isso é legal, porque mesmo sendo pela capa, a história te encantou e surpreendeu, o que torna a leitura mais maravilhosa ainda. <3
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Desde o lançamento eu tô interessada em ler esse livro. Não sou totalmente fã de contos de fadas, mas essas releituras estão me apaixonando. Sua resenha me fez ter mais vontade de ler ainda... e eu amei a capa.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  8. oiiiii,
    eu quero muito ler esse livro, primeiro porque a capa é linda, e segundo porque essa releitura é mesmo bem diferente das que estamos acostumadas. Adorei a mudança do foco narrativo, saindo da Bela e do príncipe
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Particularmente sou bem fã de releituras, gostei da premissa e de saber que ao contrário das outras, essa releitura é mais realista, de a filha do rei não ser uma protagonista, a autora fugiu dos clichês, adorei a dica.


    Bjss

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D