Resenha - Cartas para você - Duda Razzera

21 de setembro de 2015

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 978-85-428-0162-0
Ano: 2014
Páginas: 216

Cartas para você - A história retrata a vida de Georgia Castro, uma menina mulher em seus vinte e dois anos que acabou de perder o pai. Inconformada com a morte de seu pai - e também melhor amigo, Georgia entra em depressão. Sua psicóloga aconselha-a a escrever para o seu pai ou manter um diário pois Georgia gosta muito de escrever. A partir daí, Georgia começa a escrever cartas para a Aceitação, pedindo para que ela bate à sua porta. As cartas são uma espécie de diário e Georgia trata a Aceitação como sua confidente. Ela conta sobre a história de amor de seus pais, sobre a história de sua família, o falecimento de seu pai e as intrigas em família que decorreram do falecimento. Além da questão familiar e do processo de luto, Georgia também desabafa sobre sua vida amorosa, pois o cara de quem gostava não quis mais ficar com ela após a morte de seu pai. Com mais essa perda, ela começa a lembrar do péssimo ex-namorado que marcou muito a vida dela e da sucessão de casos amorosos mal sucedidos depois dele. Tentando seguir a vida, Georgia termina a faculdade de Economia e conta sobre a formatura, o primeiro emprego, suas saídas com os amigos e novos amores. Basicamente, Cartas para você conta o processo de superação da morte de seu pai, sobre amadurecer e confiar em si mesma para tomar as decisões e acima de tudo, voltar a viver mesmo sentindo saudade.




Georgia é uma jovem de vinte e dois anos que foi castigada pelo destino, ela perdeu o seu pai, o cara que ela seu melhor amigo, seu conselheiro e confidente, a pessoa em que ela confiava de olhos fechados e isso levou seu mundo a baixo.  Devido ao fatídico destino do seu pai, Georgia entra em depressão, não querendo aceitar que perdeu uma parte de si, uma grande parte da sua alma. 

Seguindo os conselhos de sua Psicóloga,  ela começa a escrever cartas para a Aceitação, desejando que ela venha até ela, que ela possa finalmente aceitar o que acontecer e seguir em frente. 

Cartas para você é um livro todo escrito em cartas, o que a princípio me assustou um pouco, já que não sou muito fã de livros que utilizam somente esse recurso, aprecio mais uma narrativa intercalada. Mas ao conferir as cartas que a Georgia escreve, fiquei completamente apaixonada por tudo. As cartas são tão íntimas, tão detalhistas que parece que ela esta enviando as cartas para vocês. Consegui sentir todo o sentimento exposto no livro, toda a intensidade é repassada ao leitor graças a habilidade fantástica da autora de conseguir puxar o leitor para a história. 

As cartas são uma roda de sentimentos, você vai sorrir, se emocionar, divertir-se com a Georgia e sua falta de sorte no amor, tendo que superar não só o luto, como também o fim de um relacionamento importante pra ela,  vai chorar quando se der conta de quanto a perda pode ser difícil. Eu nunca perdi ninguém próximo a mim, mas só de pensar eu começo a entrar em colapso.

 Ao longo de tantas cartas você nota o quando a personagem cresceu, o quanto se tornou forte e determinada. Eu particularmente gosto muito de acompanhar o crescimento pessoal de cada personagem, é como se tudo fosse mais real aos nossos olhos. 

Quem conhece a depressão sabe como ela é dolorosa, sufocante, como é capaz de quebrar qualquer pessoa em pedaços tão pequenos que são raras as pessoas que conseguem se reerguer. Eu sofro com muitos casos desse na família e acho que por isso me identifiquei tanto com o livro. 

O livro contém muitas passagens e frases de personalidades famosas que sempre se encaixam com o momento que a personagem esta vivendo, o que deixou bem claro o cuidado que a autora teve de pensar nos mínimos detalhes.

Cartas para você é um livro emocionante que vai arrancar lágrimas até do mais cético dos leitores. Quem ainda não conhece, corre para adquirir o seu exemplar, eu prometo que você não vai de decepcionar. 





18 Blogger
Facebook

18 comentários

  1. Oláá
    Adorei a sua resenha e estou louca para ler esse livro, pois amo esse enredo e essa capa, com certeza lerei em breve, bela dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/09/show-de-estreia-do-album-norte-nx-zero.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Feh!

    Eu amei assa capa deste que vi na page da NS. Mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. Parece ter um enredo marcante e apesar da fata de narrativa, apreciei muito o fato de ser cartas, já li um livro assim e gostei muito!

    Espero ter oportunidade de lê-lo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho, querida! <3
    Adorei :*

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas me pareceu interessante, ainda não li nenhum livro em forma de cartas.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, tudo bem? Estou pirando com essa capa maravilhosa! Adoro livros diferentes, contados em emails, lembranças, agora cartas <3 Não me incomodaria. Eu com certeza amaria! Adorei a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótimo livro e ótima resenha! Um livro muito forte, aparentemente. Eu também tenho casos na família e pela convivência, creio que me identificaria muito com a leitura; gostei muito da parte que mostra como a psicologia é importante pra vida de muita gente (já foi pra mim também). Já está na lista! Beijosss

    ResponderExcluir
  7. eu não conhecia o livro, não posso nem dizer que não curto livro escrito em forma de carta, pois nunca li nenhum livro desse jeito (só as cartas soltas...)
    parece ser uma leitura bastante reflexiva, mas a resenha eu achei parecido com a cartas de amor aos mortos...

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Meu também já faleceu, eu não cheguei entrar em depressão, mas minha mãe foi por pouco. Acho que conheço muito bem os sentimentos de Georgia...
    Embora não tenha me dado muito bem com as cartas e e-mails de Simplesmente Acontece, esse livro me parece ser muito mais legal.. Carregado de sentimentos e tal.
    Fiquei curiosa para conhecer a história de Georgia *-*

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro , e a forma q vc me apresentou ele me deixou muito curiosa , e a capa é um charme a mais.

    ResponderExcluir
  10. Adoro esses enredos que fazem você despertar pra vida. A dar valor para o que realmente importa. Acho que este tipo de leitura cai bem em qualquer momento. :)

    ResponderExcluir
  11. Prevejo lágrimas, esse livro deve ser super emocionante, não conhecia esse livro e parece ser lindo, adoro quando podemos presenciar o crescimento do personagem, pela sua resenha dá pra ver que ele é muito tocante, parabéns!
    Bjos

    @Agda01

    ResponderExcluir
  12. É sempre muito difícil a perda de alguém, ainda mais a de um pai, deve ser um livro marcante.

    ResponderExcluir
  13. Eu, assim como você, não curto livros que é utilizado cartas como narrativa. Apesar disso, confesso que o livro me atraiu. O que me chamou atenção foi o fato de que o livro é intenso e emocionante. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  14. Os dois livros que li nesse formato, que foram Cartas de Amor aos Mortos e As Vantagens de Ser Invisível, me chamaram muito a atenção, eu gostei bastante do formato e não sabia que a NS ( ♥ ) tinha um livro assim! Já estou cobiçando um! ^-^ Também acho lindo livros com temas de superação, eles me prendem bastante durante a leitura. Espero lê-lo em breve *-*

    ResponderExcluir
  15. Oie
    O livro parece ser muito bom.Eu perdi uma pessoa muito importante há apenas 3 meses e essa fase é mesmo difícil então provavelmente eu vou me identificar com a história.E eu curto histórias escritas através de cartas,não é minha forma de narrativa preferida mas é um bom diferencial.Espero poder ler esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu não gosto muito de ler livros que são em formato de cartas, é o tipo de leitura que não me agrada. Mas gostei a premissa, acho que historia assim são muito comoventes e não tem como o leitor não se sentir envolvido, porque todos nos já perdemos alguém que é muito importante em nossas vidas.
    Boa resenha.

    ResponderExcluir
  17. Oi Fê,
    Vou passar essa leitura por hora O.o, se esse livro consegue emocionar até o mais cético dos leitores imagina eu que sou uma manteiga derretida?! Mas gostei muuuito de saber que os personagens crescem, isso realmente torna tudo mais real.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernanda.
    "Cartas Para Você" me parece ser muito mais que um livro contendo autoajuda, experiências vividas, dúvidas e amadurecimento; ele é um livro que retrata a vida real infelizmente de muita gente, uns por perder pessoas que mais amam na vida ou por sofrer decepções extremantes complicadas de lidar. Eu tenho ansiedade muito alta e as vezes os sintomas chegam a aparecer com os da depressão, mas assim já fico mal, não quero nem pensar na dor que pessoas portadoras desse mal sentem. Este livro entrou sem pestanejar em minha lista e tenho certeza que ele fará parte dos meus favoritos e com certeza irei chorar muito com essa linda e tocante historia.

    Bjsss

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D