Resenha - Temporada dos Ossos - Samantha Shannon

5 de julho de 2017

Ano: 2016 / Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Fantástica Rocco

Distopia com uma pegada sobrenatural são os ingredientes da série Bone Season, de Samantha Shannon, que chega ao Brasil pelo selo Fantástica Rocco. Ambientada em 2059, a trama acompanha a protagonista Paige Mahoney, uma andarilha onírica, alguém capaz de entrar na mente das pessoas e captar pensamentos e fragmentos de sonhos. Considerada traidora pelo governo, Paige paga por seu dom com a sua liberdade e é enviada para uma prisão secreta em Oxford. Lá, ela conhece os Rephaim, criaturas de uma raça antiga que desejam controlar a clarividência de Paige e de outros como ela, e precisará aprender a confiar em aliados improváveis não só para reconquistar a liberdade, mas garantir a própria sobrevivência. Considerada um dos principais nomes da literatura de fantasia dos últimos tempos, Samantha Shannon entrega aos leitores um romance surpreendente e arrebatador.



Temporada dos ossos se passa em Londres no ano de 2059. Após a morte da Rainha Vitória, a monarquia foi abaixo e um regime ditatorial foi instalado, o Scion. Aqui conhecemos Paige Mahoney, uma andarilha onírica, capaz de entrar na mente das pessoas e captar pensamentos e fragmentos de sonhos, ainda adolescente Paige largou os estudos e entrou para o mundo do crime, sem que seu pai soubesse de nada.

Pessoas com os dons semelhantes ao de Paige sempre foram perseguidos e durante um desses episódios, Paige acaba fazendo mal a pessoas importantes e por causa do seu dom ela é presa e enviada para Oxford e lá ela conhece os Rephaim, criaturas de uma raça antiga que conseguem acabar com os clarividentes sem o menor esforço. 

Fui muito surpreendida com a leitura desse livro, comecei sem expectativa nenhuma e terminei já querendo a continuação (felizmente eu já estou com a continuação em casa). A narrativa de Samantha é incrível e o livro já começa em um ritmo veloz, o que mantém o leitor preso do início ao fim.

O livro apresenta alguns termos diferentes e que podem deixar o leitor perdido no começo, mas depois pegamos o jeito e tudo fica mais fácil de compreender. 



Contudo, acho que o melhor do livro é a protagonista Paige, amei essa mulher gente, que protagonista fantástica meus amigos, ela é forte e destemida, encara de frente os problemas e o principal, ela sabe dominar o seu dom, eu já estava cansada de livros de gente com dom e que ainda ia aprender como funciona tudo. Acompanhar a luta de Paige pela sobrevivência foi um negócio muito tenso. 

Temporada dos Ossos é sem dúvida uma distopia merecedora de destaque, adorei o enredo original e o rumo que a história foi tomando, é muita ação e tensão, me deixou com os olhos pregados no livro.

A narrativa é feita por Paige e como vocês já sabem esse é o meu tipo de narrativa preferida, deixa a leitura bem mais pessoal, nos aproxima dos sentimentos do personagem e deixa tudo mais real. 

Não gostei do romance, ele surge praticamente no final e não funcionou, não deu tempo de ser construído de uma maneira legal, no momento foi completamente desnecessário, quem sabe numa próxima né?

Só posso dizer que Temporada de Ossos é realmente um livro singular, pelo que eu andei pesquisando essa série será composta de sete livros e já estou animada, adoro séries grandes. 

Meu primeiro contato com a escrita da Samantha Shannon e já fui conquistada, o enredo é bem descritivo e gosto disso. Samantha nos apresenta um novo mundo e personagens sobrenaturais muito bem construídos. Já vou começar a leitura do livro dois e depois apareço aqui para contar. 



















2 Blogger
Facebook

2 comentários

  1. Vi que era fantasia e logo pensei que não ia gostar, porém sua resenha mudou minha opinião.
    Adoro quando a protagonista é uma mulher forte e sabe o que quer e quando o enredo colabora para que a leitura seja prazerosa.
    Já quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, antes eu só gostava de romances, mas com as resenhas dessas estou descobrindo outros gêneros

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D