Resenha: Jane Austen Roubou meu Namorado - Cora Harrison

30 de agosto de 2017


Ano: 2017 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Rocco Jovens Leitores
Baseado nos diários da escritora Jane Austen na adolescência, este divertido romance juvenil é uma história de aventura, mistério, fofocas e, claro, flertes e paixões. Uma das autoras mais queridas em todo o mundo, cujo bicentenário de morte ocorre este ano, Jane Austen (1775-1817) segue arrebanhando uma legião de fãs em pleno século XXI com romances nos quais retrata a sociedade inglesa de sua época com precisão e ironia. Em Jane Austen roubou meu namorado, a escritora irlandesa Cora Harrison recria, para os jovens de hoje, a atmosfera dos livros da própria Jane Austen mesclando ficção e dados reais, a partir dos diários da autora de Orgulho e preconceito. O livro retrata as peripécias amorosas da futura escritora, que já se considerava uma especialista em assuntos do coração, e de sua prima Jenny.

"Jane Austen robou meu namorado" é quase uma continuação de "Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen". A narrativa continua neste volume, em forma de diário e com muitas aventuras e detalhes reais baseado nos diários da escritora Jane Austen quando era adolescente.

Já sabemos que Jenny Cooper é prima e grande amiga de Jane Austen, juntas elas se divertem na companhia uma da outra e quase não se separam. Em seu diário secreto, ela escreve sobre acontecimentos em sua vida, sobre sua prima e sobre sua paixão pelo capitão Thomas Williams.
Ambos apaixonados, Thomas e Jenny não veem a hora de se casarem, tudo aconteceria o mais rápido possível se não fosse por seu tutor e irmão Edward-John e sua esposa Augusta que estão impedindo o matrimônio, já que Jenny tem apenas 17 anos. Edward-John pensa estar fazendo o certo, mal sabe ele que sua esposa está mesmo é interessada no dinheiro que os pais de Jenny deixou para ela.


Por causa de uma viagem, Thomas acaba deixando Jane sozinha, assim, ela fica sob os cuidados dos tios, Sr. e Sra. Austen. A família Austen decide então, tirar alguns dias de férias e parte para Bath, levando Jenny junto e é nessa cidade cheia de novidades e bailes que Jenny e Jane vão viver muitas aventuras e galanteios!

Eu sou completamente apaixonada pelos romances de Jane Austen e, apesar de ainda não ter lido todos, os quais que li me encantaram pela ousadia da época e claro, pelos fatos históricos inseridos na trama. Neste livro, não posso deixar de comentar que Cora Harrison conseguiu, com maestria, recriar o ambiente inglês como nos livros de Jane.

Jane é engraçada, inteligente, corajosa, ousada e grande entendedora dos corações apaixonados. Ri demais com suas dicas e concelhos. As duas personagens são maravilhosas, uma completa a outra, o que deixa a leitura fluída e gostosa.
Como no livro anterior, somos apresentados ao enredo em forma de diário. A escrita é mais rebuscada por causa da época, mesmo assim, conseguimos entender pois se trata de duas adolescentes descobrindo os sentimentos e o que querem do futuro.

Gostei muito de conhecer essa história, a capa é linda e segue o parâmetro do livro anterior. A diagramação é simples, mas bem feita, com bom espaçamento e fonte em tamanho confortável para a leitura. Diferente do volume anterior, as folhas desse são amarelas e os detalhes são menores no início dos capítulos.
Do mais, indico com certeza. Espero que vocês também viagem no tempo e se sintam em 1791, vivendo os costumes e gostos da época!



2 Blogger
Facebook

2 comentários

  1. Amando suas resenhas dos livros da Jane ou que envolva ela <3
    Estou louca por esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Ja louca pra ter os dois livros em mãos, e sim as capas são maravilhosas! E tudo que se refere a Jane Austen é valido !

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D