Resenha - Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison

23 de agosto de 2017


Ano: 2011 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Rocco
Chega ao Brasil o livro: "Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen" da autora Cora Harrison. A história tem o objetivo de introduzir os mais jovens ao empolgante mundo dos livros de Jane Austen. O livro traz uma combinação entre fatos históricos e ficção, apresentando a relação entre as adolescentes Jane Austen e sua prima Jenny Cooper.






"Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" é um romance juvenil que, misturando fatos históricos e ficção, nos conta um pouco sobre a adolescência de uma das escritoras mais conceituada da Inglaterra. Aqui, o leitor conhecerá Jane e sua prima Jenny sob um ponto de vista mais juvenil e menos profundo.

"- Acredito que, no fundo, você está mais interessada em escrever romances do que encontrar um jovem rapaz, Jane. Jane não estava ouvindo. Retirou sua escrivaninha da gaveta, colocou-a sobre a mesa, e depois mergulhou a pena no tinteiro de chifre."

O livro todo é em forma de diário. O diário de Jenny, prima de Jane. Jenny nos conta como foi ficar órfã tão nova e também sobre o tempo que passou com a família Austen em Steventon. Lá, acabou se encantando com a sagacidade da jovem Jane e se tornaram amigas.
Jane Austen foi descrita no enredo com maestria e destreza e mesmo se tratando de uma descrição embasada pela imaginação da autora, as características acerca da personagem coincidem perfeitamente com as heroínas de suas grandes obras-primas. Jane é inteligente, cheia de vida, possuí um espírito rebelde e totalmente à frente de seu tempo.
O livro foi escrito com o intuito de levar os jovens a conhecer as obras de Jane Austen. Para mim, nada ficou a desejar, "Eu Fui a Melhor amiga de Jane Austen" é um romance gostoso de ler e que foi lido por mim em algumas horas, tamanha minha curiosidade para saber mais sobre essas jovens que tem muito a nos ensinar.
"- O que está escrevendo agora? - perguntei, dirigindo-me ao outro lado para olhar sobre seu ombro. Jane não é igual a mim: sua escrita nunca é particular. - Estou escrevendo um final feliz - respondeu com grande seriedade. - Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia."
Narrado em primeira pessoa, a obra conseguiu me encantar e me propiciar uma ótima leitura. A edição da Rocco está linda, com uma capa que remete ao enredo apresentado e diagramação com detalhes nas folhas. As letras possuem uma fonte maior o que facilitou (e muito!) minha leitura. 
Como um todo, adorei conhecer essa história, mesmo sendo ficcional. Vi muito de Elizabeth Bennet em Jane e adorei, pois sempre que vejo esse filme, imagino Jane s tendo uma vida plena ao lado de um bom homem, o que infelizmente não aconteceu.

Do mais, só posso indicar a obra. Espero que vocês gostem e se divirtam tanto quanto eu me diverti lendo este livro! ;) 




6 Blogger
Facebook

6 comentários

  1. 😍😍😍 Que amorzinho já quero ler

    ResponderExcluir
  2. Já tenho vários livros da Jane na lista de desejados <3 Ansiosa pra conhecer as obras dela <3
    Esse já vou colocar na lista <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa resenha!!!!
    Não conhecia esse livro , quero muito ler.

    ResponderExcluir
  4. Muito fofa a resenha! A personagem deve ser maravilhosa se vc a compara com a Elizabeth, quero ter todos os livros que tenham algo haver com a Jane Austen! Realmente a capa esta linda !

    ResponderExcluir
  5. Rs...Tenho o Livro...Amei logo que vi ...já o li várias vzs mais nunca perdeu a emoção da leitura. ❤❤❤❤

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D