Resenha - Uma longa jornada

9 de setembro de 2013


1ª Edição, Editora Arqueiro, 2013. 

Cedido em parceria com a editora.

Sinopse - Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. [...]

Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. [...] Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado.  [...]

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.



Uma longa jornada conta duas histórias ao mesmo tempo. A história de Ira Levinson, um senhor de 91 anos, viúvo, sozinho no mundo, que sofre um acidente de carro. Ira esta muito machucado e não consegue sair do carro, ele não tem nem comida e nem bebida a não ser a presença de Ruth, sim! O fantasma de sua mulher aparece para ele, para lhe fazer companhia e não deixar que ele desista de viver. Com a presença de Ruth, Ira começa a reviver toda a sua vida ao lado de Ruth, desde o momento em que a conheceu. O momento do primeiro encontro, o primeiro beijo, o pedido de casamento, a terrível separação, o casamento, a lua de mel, e a vida após a morte de Ruth.

É o fato de relembrar várias situações de sua vida que faz com que Ira permaneça vivo, nos momentos de dor, de fome e principalmente de sede, o amor que sentia por Ruth o fazia esquecer tudo e tentar manter-se vivo.

A outra história é sobre Sophia Danko, uma estudante de história da arte que acaba de sair de um relacionamento bem complicado. Sua amiga Márcia acredita que elas precisam sair para se divertir, indo até um rodeio que acontece na cidade. Enquanto tomava um ar do lado de fora de uma boate, seu ex-namorado reaparece tentando assedia-la querendo de qualquer forma retomar o relacionamento. Quem a salva de toda essa confusão é Luke Collins, um peão super charmoso que acaba de vencer o rodeio.

No outro dia Sophia vai até a fazenda de Luke e eles começam a se conhecer melhor. Luke é um peão que a cerca de 1 ano e 6 meses sofreu um terrível acidente enquanto montava um touro psicótico e ficou meses internado, Luke ficou esse tempo todo sem montar e agora precisa de qualquer forma retomar a sua vida para ajudar sua mãe.

Luke e Sophia passam os dias cada vez mais juntos e logo percebem que foram fisgados pelo amor. Eles não sabem onde esse relacionamento vai leva-los, Sophia pode se mudar para trabalhar em algum museu, ou voltar para casa, e Luke pode passar os próximos dias rodando o país montando em touros. A única coisa que eles têm certeza é do presente, da força do amor dos dois que pode superar tudo. O único fato que pode destruir esse amor é o segredo que Luke quer de todo modo esconder de Sophia.

E depois de tantos livros parecidos do Sparks (de qualquer forma eu não ligo, ele pode escrever tudo igual que eu não dou a mínima, ele é um dos melhores autores que já conheci e pronto) finalmente veio algo inovador, duas histórias lindas, emocionantes e  comoventes. Uma longa jornada já posso dizer que é o melhor livro do autor depois de A última música e Querido John. Talvez o final não seja tão surpreendente assim, já que eu adivinhei tudo antes da metade do livro. Mas o enredo é delicado, sólido, muito bem construído com personagens maravilhosos. 

As lembranças de Ira me arrancaram lágrimas e mais lágrimas, pensei que fosse chorar o livro inteiro. A cada declaração que ele fazia para Ruth eu já começava a chorar. E Luke é um mocinho fantástico, romântico, corajoso, carismático e todos os demais bons adjetivos. Sophia é uma menina forte, batalhadora e bem decidida, um ponto forte no livro, porque detesto protagonistas frágeis, fúteis, fracas e sem personalidade nenhuma.

A narrativa do Sparks continua maravilhosa como sempre, nesse livro em especial acho que ele inclusive se sobressaiu em relação aos últimos publicados, desde a primeira página eu me agarrei ao livro de uma maneira especial e só consegui largar quando terminei.

 Eu amei essa capa que a Editora Arqueiro escolheu, fugiu dos últimos padrões de capa e se aproximou um pouco mais da capa americana. Revisão muito boa e a diagramação bem confortável.




35 Blogger
Facebook

35 comentários

  1. O enredo me interessou um pouco. Talvez eu leia, apesar de não ser muito meu tipo. Mas adorei a resenha. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que literalmente sou a única que não li nada do Nicholas Sparks HUEHUEHUEH
    #QuemSabeNoFuturo

    ResponderExcluir
  3. Sou muita fã do Nicholas e confesso que fiquei curiosa por esse livro, realmente parece ser algo que destoa das tradicionais histórias dele. E adorei o Luke e a Sophie, tenho certeza que eles são um casal fofo só como o Nicholas consegue fazer.

    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou muito fã do Nicholas e fiquei muito curiosa por esse livro. Luke e Sophie parecem ser o tipo de casal fofo que só o Nicholas consegue fazer. Adorei a capa, bem melhor das que vem sendo estampadas nos livros dele.

    ResponderExcluir
  5. Gosto dos livros do Nicholas!!! E estou louca para ler esse!!!
    Ótima resenha!!! Parabéns!!! Mais vontade ainda de ler!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adoro os livros de Nicholas, são lindos demais. Suas histórias são super românticas e cheias de emoção. Não há como não se apaixonar por ele.

    ResponderExcluir
  7. Eu já gosto muito do Nicholas Sparks, e a cada resenha que leio desse livro fico ainda mais ansiosa pra ler ele!

    ResponderExcluir
  8. Eu já gosto muito do Nicholas Sparks, e a cada resenha que leio desse livro fico ainda mais ansiosa pra ler ele!

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha! Sparks sempre inovando e escrevendo lindos romances..

    ResponderExcluir
  10. Desde que lançou, quis ler esse livro. Ainda vou ler!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que a história não me chamou a atenção, e não me incentiva a ler o livro.
    Mas hei de convir que a escrita do Nicholas é ótima!
    Portanto, ainda espero ler "Uma longa jornada", e em breve rsrsrs.
    http://vanille-vie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ainda tenho muitos livros do tio Nick para ler antes de Um Longa Jornada, mas por algum motivo, acho que esse se tornará um dos meus favoritos dele, depois de O Resgate, que continua sendo O favorito.

    Gostei bastante da resenha, mas você só me deixou mais ansiosa ainda para lê-lo.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  13. Só de ler sua resenha já fiquei com os olhos marejados.... Ele é perfeito! Tbm não ligo se ele escrever todos os livros iguais, vou me apaixonar por cada um do mesmo modo!

    To doidinha por este livro, ainda não consegui comprá-lo, mas esta na minha listinha de desejados!
    Adorei a resenha Feh!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros que narram duas histórias *-----* Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas agora estou com muita vontade de ler! AMO os livros do tio Nick e acho que esse é uma ótima pedida (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha to começando a ler N.Sparks.
    Nomes diferentes os dos personagens, gostei bastante da história, mas a capa não achei muito atrativa.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda!!
    Adorei conhecer mais uma obra do meu autor favorito. Fico tão feliz por essa obra ser tão linda quanto as outras. Realmente não há como não se apaixonar por suas histórias, cheias de amor. Amei sua resenha, este linha já esta na minha lista de desejados!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei interessada em ler esse livro exatamente porque vi era um obra não tem convencional do Sparks, pelo o que muitos dizem tem escrito muitos livros bem parecidos, e esse parece ser bem diferente poisconta duas histórias ao mesmo tempo, quero mto ler!

    Divulgando meu blog aqui: http://herdeiradelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Também gosto muito dos livros do Nicholas! Estão falando muito bem sobre o livro, e agora fiquei super curiosa para saber qual é a relação entre os dois casais e qual seria esse tal segredo que Luke quer esconder! Realmente aquelas capas de casais se beijando deixava os livros muito parecidos, essa ficou mais suave, apesar de eu gostar mais das capas de quando era publicados pela NC.
    Bjss
    Samantha Artes & Books
    http://samgirl-arts.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Fe.
    Eu não sei, mas o Nicholas parece muito genérico em todo livro. Só li 1 dele e foi de bom tamanho. Porém, sua resenha me faz questionar se esse não vai realmente me emocionar de verdade, me fazer dar uma chance para algo novo dele rsrs adorei a resenha.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Isso é o que me encanta nos livros do Nicholas Sparks. Mesmo sabendo que os livros do autor sejam clichês, as histórias e personagens sigam a mesma estrutura, descobrirmos mais ou menos todo o desfecho da trama, a narrativa dele é tão envolvente que acabamos nos rendendo desde o começo da trama. Apesar de ter estranhado a capa, achei-a bem bonita. Resumindo, quero muito ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Estou doida pra ler uma longa jornada!!
    Concordo com o Nardonio, Nicholas é bem clichê na maioria dos livros mas mesmo assim consegue envolver e emocionar!!
    O mais interessante nesse livro pra mim foi saber de que se trata de duas historias isso me intrigou!
    Não curti a capa!! =/
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Quando vi essa capa pela primeira vez, não gostei. Mas agora um tempo depois eu estou começando a me cativar mais e mais por ela. Vai me entender. rs Eu adoro a maneira do Nicholas escrever, falem o que quiser, o cara sabe fazer o que faz e faz muito bem. Os livros dele pode parecer todos iguais, mas todos os que li me tiraram lágrimas. Não é qualquer autor que consegue fazer isso com os leitores não. rs Estou louca pra ler esse livro, quero conhecer a história de Ruth e Ira e o tal segredo do Luke? E quando é que as histórias deles se cruzam, pelo amor de Deus? rs To cheia de curiosidade pela leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  23. Estou louca pra ler esse livro. Adoro os livro do Nicholas Sparks e este está na minha lista de desejados.
    Tô precisando voltar a sonhar um pouquinho com romances melosos e acreditar na força do amor.
    Gostei da forma como ele usou duas histórias simultâneas e fiquei curiosa quanto a ligação que elas tem. Ansiosa pra por as minhas mãos nesse livro.

    ResponderExcluir
  24. Apesar de não ser a fã número 1 do Nicholas Sparks eu gosto bastante dos livros dele, entrelaçar história que a princípio parecem não ter muito a ver é um dos recursos que ele usa muito bem. Esse livro parece bom.

    ResponderExcluir
  25. Confesso que não gostei muito da capa, mas a sinopse ja tinha me arrancado suspiros,mas adorei a sua resenha, nossa muuito boa, quero ler para ontem o livro.

    ResponderExcluir
  26. Pera aí, essas duas história paralelas não se encontram? E que segredo é esse?! hahaha Tá, não me conte...! Não queria saber mesmo... kkk Mentira, quero sim, mas vou ler! hehe
    Eu também, mesmo achando os livros do tio Nick previsíveis, os adoro de qualquer jeito. Só que achei essa capa um tanto sem sal... mas, enfim, quero muito ler esse livro.
    Essa é a segunda resenha que leio de ''Uma Longa Jornada'', mas é a primeira que me cativa.

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro os livros do Nicholas apesar de ter lido somente 3 dos seus vários livros, mas é logico que eu pretendo ler os outros né, e Uma longa jornada parece ser um livro incrível e eu to super curiosa para ler ele, é engraçado como os livros do Sparks sempre me emocionam me fazem chorar e ficar triste, mas eu percebo o quanto foi linda a estoria, espero gostar muito desse novo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Se é lançamento do Nicholas eu já quero, e com esse amor de resenha só confirma que eu preciso ler o mais rápido possível *-*

    ResponderExcluir
  29. Sou da mesma opinião que a sua , não importa se os livros do Nicholas são parecidos , eu amo e irei acompanhar tudo que puder .
    Adorei a sua resenha , eu já li o livro e é verdade que Nicholas cativou e renovou com o peão Luke e o senhor Ira.
    Não se tornou nem de perto meu favorito , ainda sim uma leitura que super recomendo .

    Daniele Nhasser - autora de Amor,és real
    Blogueira chefe - Amantes de Livros

    ResponderExcluir
  30. Nicholas Sparks é um excelente escritor. Estou louca pra ler esse livro
    http://literaturaeeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Só não entendi se as duas histórias tem ligação ou não - acho que preciso ler o livro, pois talvez seria spoiler.
    Nunca li nada do Sparks, mas sei que as histórias dele são sempre carregadas de emoção e essa não parece diferente, com muito romance e também uma tristeza bonita.
    Pelo que tanto falam bem, a escrita deve ser ótima, do tipo devorarmos o livro rapidamente - muito bom isso!

    ResponderExcluir
  32. O livro é muito bom, o estilo do John Green é muito bom.
    A resenha foi ótima...♥

    ResponderExcluir
  33. Aaaaaah, eu preciso de Uma Longa Jornada!! Estou louca para ter ele desde que o vi em pré-venda.. O tio Nick é perfeito <3333 É um dos poucos livros dele lançados no Brasil que ainda não tenho =/
    Necessito!!!
    Ótima resenha ;D
    <3

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D