Resenha - Os bons segredos - Sarah Dessen

30 de julho de 2016

Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765763
Ano: 2015
Páginas: 408
Tradutor: Cristian Clemente

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Primeiramente quero agradecer a Deia do blog Own Mine por ter me indicado para participar dessa ação maravilhosa promovida pela Editora Seguinte,

Esse é o terceiro livro que eu leio da Sarah Dessen e novamente foi uma boa leitura. Os bons segredos gira em torno da história de Sydney e sua família. Ela sempre viveu a sombra do seu irmão mais velho, que sempre foi extremamente mimado pelos pais e cresceu sem qualquer limite, faz tudo o que dá na telha e nunca é punido, a mãe sempre acha que é tudo culpa de outras pessoas. Até que um dia, seu irmão causa um acidente ao dirigir bêbado e deixa um garoto paraplégico. 

Com a pressão que começa a sofrer na escola e a condição financeira de sua família indo ladeira abaixo, Sydney se muda de colégio, faz novos amigos e o principal, ela conhece Os Chatham, a família de sua nova amiga Layla e que a acolhe com o amor e atenção que ela nunca teve em casa. 

De cara o que mais me irritou no livro foi a família de Sydney, por sempre passar a mão na cabeça do menino. Se tem uma coisa que eu odeio é pais que não sabem educar os filhos e impor limites, odeio gente pirracenta e que quer ser rebelde, respeito vem acima de tudo. Eu mal aguentava ler sobre o irmão dela, esse tipo de coisa realmente me deixa nervosa. 

Quando eu conheço novos protagonistas, eu sempre tento me por no lugar deles para imaginar quais decisões eu tomaria se fosse eles. Nesse livro eu não consegui me inserir no contexto do livro, acho que por eu ter uma família muito respeitosa e totalmente diferente da família de Sydney, eu não consegui se quer imaginar uma outra situação hipotética.  Mas apesar disso, a dor e o sofrimento da Sydney eram tão grandes, que foi impossível não se compadecer com a situação dela, com a falta de atenção e carinho, era como se ela fosse praticamente invisível.

Com relação aos outros personagens, sendo mais específica, Os Chatham, eu adorei, foram muito bem construídos e são tão acolhedores e apaixonantes que na minha opinião eles foram os grandes responsáveis pelo livro ter ficado bom, praticamente roubaram o posto de protagonistas da Sydney. 

A narrativa da Sarah não é tão rápida quanto gênero literário pede, é um pouco mais devagar e talvez isso tenha deixado o livro uma pouquinho cansativo, o livro fala constantemente sobre comida e só por isso já teria me conquistado, só que as cenas são muito extensas e parecia que nunca ia sair disso. 

O que eu mais gosto nos livros da Sarah Dessen é como ela sabe abordar alguns temas tão importantes e comuns na adolescência, ela mostra um grande domínio sobre o assunto e consegue trazer o leitor para toda essa problemática, nos faz refletir sobre as coisas e tirar uma lição disso tudo. O que eu não gosto, é que na maioria das vezes ela aborda muitos assuntos e sempre acaba alguma coisa ficando inacabada e você fica se perguntando, ué, mais e aquilo?

O romance foi fofo, adorei o Mac e ele forma um par bem legal com a Sydney. Foi bom poder acompanhar todo o processo de amadurecimento da Sydney e isso é um dos pontos mais legais do YA, poder ver os personagens crescerem. 

Enfim, foi um livro bom e indico a todo mundo que ama esse gênero delicioso. Leiam e se apaixonem pelos Chatham assim como eu <3






6 Blogger
Facebook

6 comentários

  1. Já li resenhas ótimas desse livro. Acho que as questões familiares dele são bem interessantes.
    É um livro que quero ler assim que conseguir.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Desconhecia a obra e fiquei muito feliz por conhecer.
    Gosto bastante de romances e sua resenha me deu vontade de conhecer a escrita de Sarah.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola lindona estou bem curiosa com esse livro e seus personagens, gosto de livros que tem um romance leve que nos envolve, tornando-se uma leitura gratificante como foi com você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da leitura desse livro, uma narrativa jovem e simples, mas esperava um final bem trágico para a mãe de Sid a cegueta que perdoava as cagadas do filho e o Ames sem noção. Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, amei a capa! A história parece ser bacana (e relacionável, especialmente pra quem tem irmão mais velho). Pontos pra autora! Fiquei curiosa pra ler as cenas de comida hahaha
    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fe! Fico mesmo feliz que você tenha gostado do livro :)
    Eu também me apaixonei pelos Chatham e fiquei triste pelo que acontecia com Sydney. Realmente a família dela não percebe as necessidades da protagonista e ela acaba sofrendo bastante com isso, o que é uma pena. Também achei o romance fofo e fiquei feliz que ela tenha conseguido um jeito de encontrar nesses amigos uma família que realmente a merecesse!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D