Resenha - Além-Mundos - Scott Westerfeld

3 de julho de 2016

Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501107572
Ano: 2016
Páginas: 546
Tradutor: Giu Alonso

Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego. Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.
Darcy Patel escreveu seu primeiro livro, Além-Mundos, em um mês. O que ela não esperava era conseguir um contrato não só para Além-Mundos, mas para um volume dois também, então ela acaba se mudando para Nova York, mesmo contra a vontade dos pais, que querem que ela faça faculdade. Viver sua vida de escritora é um sonho se realizando, mas, para alguém tão jovem quanto Darcy no mundo editorial, isso significa aprender a levar uma vida de adulta, só que isso não é tão fácil quanto parece.

Lizzie Scofield está conversando com sua mãe por mensagens, se preparando para um voo, quando um grupo de terroristas invade o aeroporto e começa a atirar em todo mundo. Em desespero, Lizzie liga para a emergência, mas por conta do tempo em que os policiais chegarão no local, a atendente sugere que Lizzie se finja de morta, e é o que ela faz. Só que ela finge tão bem que convence a si mesma e acaba indo parar no Além-Mundo. Lá ela conhece Yamaraj, um garoto tão vivo quanto ela, que explica tudo e acaba mandando-a de volta para o mundo normal, mas Lizzie "volta à vida" não apenas com um atentado para contar história, como também com um dom: ela agora é um psicopompo, uma espécie de "guia" para os mortos.

O que as duas tem em comum? Tudo, ou talvez nada. O fato é que Lizzie é a protagonista do livro de Darcy e, enquanto uma se vê cada dia mais cercada pela morte, outra tenta se manter firme na sua nova vida e quanto mais uma cresce e amadurece, a outra acompanha o desenvolvimento. Sempre atravessando as barreiras entre os mundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

Se você não acreditar no que viveu, as mudanças somem, como cicatrizes.

Eu só queria começar dizendo o seguinte: PARE TUDO QUE VOCÊ ESTIVER LENDO E LEIA ALÉM-MUNDOS. Quando eu soube do lançamento e li a sinopse desse livro eu pensei "nossa, não é muito o estilo do Scott... será que é bom?", então eu não criei tantas expectativas para o livro. Mas eu não estava levando em consideração que o escritor é Scott Westerfeld, que SEMPRE consegue me surpreender. Em Além-Mundos não foi diferente: Scott acabou com os meus dias, com meu psicológico, meu emocional... ele se reafirmou ainda mais como um dos meus autores favoritos.

Sinceramente, eu não sei como explicar a magnitude do meu amor por esse livro. Eu fico catando palavras, mas nada parece suficiente para expressar o quanto esse livro tem caldo (o quanto é bom). Nunca, em todos os meus anos de leitor, eu li algo parecido com Além-Mundos (isso inclui as duas histórias).

Mas aí você pensa: "ah, qual é, tem vários livros por aí sobre escritores e o dobro sobre morte, esse é só mais um no meio". E AÍ VOCÊ QUEBRA A CARA. Eu me apaixonei pelas duas histórias, tanto a de Darcy quanto a de Lizzie. Apesar de um tanto insegura, Darcy se mostra decidida e segue em frente com seu sonho de ser escritora, e, sendo verdade ou não tudo que acontece, o livro joga o leitor no mundo editorial e, ao mesmo tempo que acompanhamos o amadurecimento de Darcy, conseguimos entender como funciona o universo por trás dos livros e vemos como a vida do autor interfere no seu livro. Já com Lizzie, mesmo tendo um gancho que muitos veriam como clichê, Scott Westerfeld consegue criar um universo absurdamente original, bem diferente do que eu estou acostumado a ver, e eu me vi envolvido pela história de Lizzie e Yamaraj, pelos problemas que eles passam, pelas escolhas que eles fazem... Eu com certeza amaria ler todo o Além-Mundos escrito por Darcy e provavelmente iria favoritar.

Scott me surpreendeu MUITO com Além-Mundos, e com muito eu quero dizer "exageradamente". Ele criou não apenas histórias incríveis, mas também personagens maravilhosos. Toda o leque de personagens é absurdamente cativante e eu me peguei encantado com todos, até os "vilões' da história. Além-Mundos é um livro absurdamente louco, mas igualmente bom; esqueça tudo o que você imagina para esse livro, porque você não vai conseguir imaginar a história até lê-la e, com certeza, não imagina o que lhe espera.

É super difícil fazer uma resenha de um livro que na verdade são dois, então imagine resenhar um livro que está dentro de um livro? Essa resenha está ficando enorme e eu sinto que ainda não falei NADA sobre o livro. Além-Mundos é um livro simples, mas complexo ao mesmo tempo; é aquele tipo de livro que você lê e fica em dúvida entre o egoísmo de guardar esse amor só para você ou dividir com o mundo e ter com quem compartilhar o sentimento.

Num todo, é um livro sobre auto-descoberta e amadurecimento, sobre escolhas e sobre ser adulto, mas também é sobre não ter medo e sobre vida e morte. Nem preciso comentar que está nos meus favoritos, preciso? <3

Eu com certeza vou encher o saco do Scott para saber mais. Quero saber se haverá uma continuação, quero ler a continuação do Além-Mundos da Darcy, quero saber o que aconteceu com a própria Darcy... Scott conseguiu me conquistar, estão vendo? Mesmo depois de ter terminado o livro, não paro de pensar nele.

LEIAM LOGO ESSE LIVRO!



1 Blogger
Facebook

Um comentário

  1. Sempre quis ler esse autor... tenho esse exemplar: oportunidade única para realizar meu desejo.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D