Resenha - A garota da capa vermelha

2 de fevereiro de 2014


Edição: 1
Editora: Editora iD
ISBN: 8516070050
Ano: 2011
Páginas: 364
Tradutor: Lígia Arata Guimarães Barros, Paulo Afonso

Sinopse - A Garota Da Capa Vermelha
O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.



As pessoas que moravam ali não sabiam - e talvez nunca iriam saber - o por que de sua aldeia, Daggorhorn, ser atormentada por uma maldição. Desde que eles se lembram, passando por gerações, um Lobo implacável se impõe sobre a vida dos pobres aldeões.

"Quando a carroça saiu do bosque Black Raven e passou trotando ao longo do rio prateado, a névoa sombria da aldeia surgiu plenamente na visão. Seu angúrio era palpável, mesmo à distância: palafitas, espinhos e farpas se projetavam para cima e para fora. A torre do celeiro com mirante, o ponto mais alto da aldeia, se elevava imponente. Era a primeira coisa que se sentia ao passar pela cumeeira: medo. Daggohorn era uma aldeia repleta de pessoas com medo; pessoas que se sentiam inseguras mesmo em suas camas, vulneráveis a cada passo e expostas a cada esquina."

Em A Garota da Capa Vermelha, somos transportados para esse universo, que certamente não terá os mesmos rums ou o final feliz que o conto que originou essa história teve. O conto em questão é, obviamente, Chapéuzinho Vermelho.

Tudo começa com uma morte, quando o corpo de uma garota é encontrada num campo de trigo. Seria uma morte comum, talvez até não tão levada em consideração pela aldeia, se não fossem pelas marcas de garras que cobrem o corpo da jovem.

A família da garota, em especial Valerie, nossa protagonista, não sabia que sua vida não seria mais a mesma a partir dali, não só pelo retorno do Lobo, que quebrara uma paz de anos, mantida com sacrifícios, mas com a série de eventos que tal retorno desencadeou.

Valerie está em sofrimento com a morte da irmã e com a inevitável decisão que se aproxima: ela deve escolher entre Peter, seu sempre amado e um mero lenhador, e Henry, seu noivo prometido, ferreiro e quem pode lhe dar uma vida melhor. Mas como pensar, com a frequente ameaça do Lobo?

Para piorar a situação, Father Solomon, um caçador de lobisomens, aparece e dá o veredito: O Lobo vive entre eles... O Lobo é um deles.

Valerie é então confrontada com a dúvida sobre quem é O Lovo; ela precisa urgentemente descobrir a quem pertence aqueles penetrantes olhos castanhos e a ávida afeição que sente por ela. Tal afeição foi descoberta quando O Lobo falou com ela e prometeu deixar a aldeia se ela fugir com ele, dando início a mais uma tormenta na vida da jovem: ser acusada de bruxa por conseguir falar com o animal.
"Mas Roxanne não se mexeu. Valerie soltou a estaca, aterrisou ao lado de Roxanne, pronta para sacudi-la de seu torpor - mas então o Lobo saltou diante de Valerie. Era enorme, tão grande que estava em toda parte, mas alto que qualquer homem que já caminhara sobre a terra. Esse era o mal que havia cravado os dentes na carne de sua irmã. Valerie sentiu sua coragem se contrair em pânico. Mas ela não conseguiu desviar o olhar do ouro flamejante dos olhos do Lobo. O Lobo não piscou enquanto eles respiravam em uníssono. O mundo silenciou. Então Valerie ouviu uma voz intrincada, uma mistura entremeada de sons tanto masculinos quanto femininos, humanos e animais. Um composto de cada voz que ela já conhecera, que vibrava profundamente dentro dela. A voz do diabo."

E então, quem é O Lobo? Peter ou Henry? O que Valerie não sabe é que ele está mais próximo do que ela imagina.

A Garota da Capa Vermelha é a novelização do roteiro escrito por David Leslie Johnson, que gerou também um filme de mesmo nome, estrelado por Amanda Seyfried. 

O romance é incrivelmente bem escrito. Sarah narra, com perfeita maestria, a aldeia de Daggorhorn em sua totalidade e o drama vivido por Valerie, trazendo-nos, às vezes, lapsos de memórias da infância conturbada que a garota viveu. Valerie é, como personagem, a personificação de uma adolescente angustiada que vive numa família de fachada, repleta de segredos.

Antes eu pensava saber o porque de esse livro me encantar tanto, mas o fato de ser uma nova versão do conto de fadas é de longe o motivo de me fazer apreciá-lo tanto. O prazer de ler esse livro é simplesmente o mistério; é o prazer de passar página por página ávido por mais... é a vibrante sensação de fazer parte da história, e nõ de apenas vê-la passar em sua imaginação.

Se você já assistiu o filme, já descobriu todos os segredos. Se ainda não, sugiro que leia o livro antes. E que o faça logo. 


Por: Henrique Morais


Pessoal o Henrique é um super amigo meu e a partir de hoje ele postará algumas renhas aqui no blog. Espero que você curtam ele assim como eu. O Henrique tem 17 anos, é blogueiro, designer e escritor. Para quem quiser conhecer o cantinho dele é só acessar o site Fascínios Literários.

18 Blogger
Facebook

18 comentários

  1. Gostei bastante desse livro, mas não taaaaaaanto. Ele é bom, mas para mim foi só isso.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Amei o gênero, o livro parece ser bom.
    Gostei muito da ideia do autor ^^
    Amei a resenha, ficou bem detalhada
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaah, eu já vi o filme desse livro. Lembro até que depois de ver o filme tive muita vontade de ler o livro, mas acabei não lendo. Sua resenha fez essa vontade voltar, o livro parece muito bom. Adoro essa coisa de novas versões de contos de fadas, e agora fiquei louca pra ler esse livro,rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ficou perfeitamente organizada <3 Tá linda! Espero que o pessoal (e principalmente você) goste das minhas resenhas! Adorei o "super amigo" haha. Beijão :*

    ResponderExcluir
  5. Oiiii...
    Adorei este filme e queria ler o livro também.
    Eu sei os segredos..rs Mas acho que seria legal ler o livro mesmo assim, pois não lembro muitos detalhes.
    Ótima resenha..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bem vindo Henrique! Adorei sua resenha! Ainda não li este livro, só assisti ao filme, mesmo assim tenho vontade de lê-lo, afinal, os livros são sempre melhores neh? rrsrsrsrrs


    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Bem vindo Henrique! Eu adorei o filme, mas me disseram que o livro não tem o final O.O fiquei em dúvida sobre comprar por isso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler esse livro. Já assisti o filme então sei como a história termina, pelo menos no filme.
    Adorei a resenha e gostei de ver você aqui no cantinha da Fê.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já ouvi falarem bastante deste livro, já li muitas resenhas super positivas sobre ele, gostei bastante do que li. Ainda não vi o filme porque ainda não li o livro. Estou gostando dessa fase dos contos infantis virarem filme e até seriados, é bem legal.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu não lembro se eu sabia que tinha livro dessa história. O filme eu já assisti, gostei mas esperava que fosse bem melhor, logo o livro não está entre os que mais quero ler... mas uma hora quem sabe né? Acho que não devo dispensar a leitura, afinal é sempre melhor! Nem do filme eu lembro direito hehe Me deu foi vontade de assistir :B Bem vindo Henrique!!

    ResponderExcluir
  11. Li o livro em espanhol nao gostei do final da historia acho que poderia ser mais produtivo.

    ResponderExcluir
  12. Oiiii!!
    Eu vi o filme maaas acabou que eu não gostei ><'
    Ai nem quis saber do livro XD
    Bjos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não li o livro e nem vi o filme, mas tenho vontade porque adoro esses remakes de contos de fadas!
    Que dúvida cruel da Valerie: Casar com o lenhador ou com o ferreiro?!
    Hahahaah

    Acho melhor ela ficar com o lobo viu?!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Henrique! Não sabia q vc resenhava aqui!

    Eu assisti o filme e gostei bastante, mas não lembrava muito da história! E, assim como você, adoro releituras de contos de fadas *-* Vou procurar o livro para ler!

    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  15. Aaah meu Deus, como estou louco por esse livro e qualquer outra releitura de contos de fadas. Depois que assisti OUAT me apaixonei pelo gênero. Já tenho Veneno, quero o que a NC lançou (tbm da chapeuzinho) e agora tbm quero esse *-*
    Óia pro Henrique se aventurando por outros blogs... muito boa a resenha ;)
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acho essas releituras e ou adaptações de contos de fadas clássicos bem massa. Mas sempre que vou lê-los ou assisti-los, sempre espero, no mínimo, ousadia por parte dos autores. Quero ver que eles desconstruíram completamente o original, pois se quisesse ver/ler algo parecido, veria/leria o que já tem mesmo. Enfim, achei esse bem interessante, mas ainda não vi/li. Espero me atualizar muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. já li esse livro e ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bastante a historia e muito boa e a editora esta de parabéns pela publicação

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D