Resenha - Os 13 Porquês

14 de setembro de 2013

 Título: Os 13 Porquês Autor: Jay Asher
 Editora:  Ática
 Páginas: 256
 Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
-------------------------------------------------------
  Oi gente, aqui é a Gabi, sim eu vou começar a fazer resenhas de livros a partir de agora, adoro fazer isso!
A trama

 Eu queria ler esse livro há muito tempo, o que me impedia era o preço (vocês já viram quanto custa? Odeio pagar muito pelos livros!) e como se não bastasse isso ele está em falta em todas as livrarias, então minha solução foi o sebo, no caso a Estante Virtual. Mas focando na trama, Hannah é uma menina que se suicida, então ela grava fitas contando o porquê dela ter feito isso. Cada porquê envolve uma pessoa, e cada pessoa envolvida vai receber, terá de ouvir e enviar para a próxima pessoa da lista, caso contrário o conteúdo das fitas vai virar uma coisa pública, o que ninguém quer, afinal seus segredos viriam a tona também.
  A ideia é genial, genial mesmo! Suicídio é um tema polêmico, mas se você acha que ele é o único que você vai encontrar nesse livro está muito enganado! O livro choca, choca porque é a realidade. O livro é escrito em parte pelas fitas quando são reproduzidas e em meio a isso temos também Clay, que é quem está ouvindo a fita conosco e ao longo delas vamos acompanhando também seu pensamento a respeito de cada coisa. Você lê uma página e vicia, eu li o livro em dois dias!
Os personagens
  O.k., nesse caso eu acho que temos dois protagonistas: Clay e Hannah. Sobre Hannah eu acho que os motivos dela não justificam o suicídio. Sabe, nada justifica! Você sempre tem uma segunda chance, sempre pode tentar recomeçar. Algumas coisas eu achei bem bobas, os motivos mais pesados foram acontecendo porque Hannah começou a se deixar levar e foi aí que coisas realmente tristes aconteceram.  Clay é doce, é certinho e eu tenho vontade de ter um desses em minha vida. Sério Clay, você é maravilhoso e é lindo ver como você gostava de Hannah, ouvi algumas pessoas dizerem que acharam algumas atitudes dele forçadas, mas em minha opinião foi totalmente compreensível.
  Os personagens secundários foram bem desenvolvidos, afinal, cada um deles teve um papel na morte da protagonista. Então eles tem uma fita só pra eles. Tiveram uns que eu tive mais raiva, como o Bryce, e outros que reconheci as atitudes até mesmo em pessoas do cotidiano.
Parte gráfica
  Gente esse livro é lindo visualmente! Sério.  A capa é perfeita, infinitas vezes mais bonita que a americana. Cada capítulo é a fita em questão e seu respectivo lado, ou seja um dos porquês. A parte de trás é perfeita, sério, a lombada idem. Tem também um mapa da cidade onde a protagonista morava com algumas estrelinhas e comentários de Hannah. No final do livro tem uma entrevista com 13 perguntas ao autor, ele também fez um agradecimento especial a 13 pessoas. Sem contar alguns número úteis no final do livro caso você se identifique com os sintomas da protagonista. A Ática arrasou, acho que é o livro mais bonito que tenho na estante. Sério gente, é lindo demais, dá vontade de olhar o dia todo! Eu marquei uns mil quotes durante a leitura!


   Vai sair uma adaptação com Selena Gomez pros cinemas, gente é sério, não tenho nada contra Gomez, porém não acho que isso vai dar certo. Isso realmente não vai prestar >.<, mas vamos ver no que vai dar!


Recomendo ou não?

  Claro que sim! Acho que esse livro deveria ser trabalhado nas escolas, é terrível ver o quão mal você pode fazer para uma pessoa, pequenas atitudes que podem culminar em um desastre. Quando você termina de ler o livro você realmente quer ser uma pessoa melhor, sério! Por isso recomendo a leitura, não vi ninguém dizer que não gostou até hoje, podem até achar mediano, mas dizer que não gostou nunca vi! Leiam sim, virou um dos meus favoritos!













25 Blogger
Facebook

25 comentários

  1. Este livro também está na minha lista dos que eu vou ler e a cada resenha que leio, meu desejo aumenta.
    Pelo que você escreveu, parece que eu vou gostar bastante e você só fez aumentar minha curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então Maria, o livro é realmente muito bom, espero que você tenha a oportunidade de ler logo, porém recomendo que você tente adquirir seu exemplar o mais rápido possível porque ele está se esgotando em todos os lugares!

      Beijos!

      Excluir
  2. Já tinha lido outra resenha desse livro e me interessado. E agora fiquei ainda mais curiosa. Já está na minha lista e eu quero logo!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc! Eu tbm quero ler este livro a muito tempo, mas o preço não ajuda.... Adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa!

    Bem vinda nas resenhas, pelo jeito vc vai arrasar!!!! u.u

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, geralmente os preços da Ática são salgados mesmo! Fico feliz que tenha gostado, espero que eu faça resenhas boas né?! Rsrs'

      Beijos!

      Excluir
  4. Gosto muito de livros que tenham uma boa parte de gráfica. As editoras nacionais fazem um bom trabalho e tenho certeza que com esse não é diferente. Amo livros com drama e toda essa coisa de flashbacks e explicações do passado. Pela sua resenha o livro me parece muito bom e estou muito curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem editoras nacionais que fazem um bom trabalho, porém nem são todas e tem uns livros que acho que elas decidem que 'não tem potencial' e fazem qualquer coisa, rsrs. De fato o livro é muito bom, recomendo!

      Excluir
  5. Oi Inês :)

    Primeiramente parabéns pela resenha, estou com muita vontade de ler esse livro, mas não lerei por agora pois estou dando um tempo dos livros tensos hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, obrigado! Sei como é, mas assim que parar de dar um tempo recomendo muito que vc leia esse ;)

      Excluir
  6. Este livro acaba de entrar na minha lista. Parece ser realmente muito bom, já estou curiosa, rs.

    Bj bj bj.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!! Tudo bem??
    Primeiro parabéns pela resenha simples e bem elaborada =)
    Já tinha visto esse livro em um vídeo no You Tube e ele tinha classificado como um dos preferidos dele. E adicionei ele na minha lista de desejados. Mas também não consigo achar ele, mas irei procurar ele na Estante virtual também. E por mais que seja um tema mais " complexo" gostaria de ler para saber os motivos que levaria ela a fazer isso.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli,
      Obrigado :), também conheci esse livro meio que por acaso. Mas é difícil de encontrar porque a Ática não está fazendo novas edições, daqui a uns dias o preço que já é alto vai ficar muito maior. Procura lá mesmo, apesar de tudo acho que os motivos dela não compensaram...

      Excluir
  8. Eu já tinha visto a capa desse livro em algum lugar, achei bonita, mas não tinha me interessado. Não li nenhuma resenha, até agora. Mas lendo agora, fiquei bastante curiosa. Esse lance das fitas, os segredos que acabam sendo revelados. Já senti uma certa simpatia por Clay! rs O preço do livro é um pouquinho salgado mesmo! =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla,
      a capa é linda, Clay é fofo queria um desses <3. O preço do livro é SUPER salgado, não admito pagar tanto em um livro, só em último caso!

      Excluir
  9. Hey baby.
    Eu esperei um ano pra ler esse livro, e o preço alto foi realmente um ponto negativo. Eu queria o livro, mas não estava disposta a pagar 45 reais por ele.
    Então acabei baixando o e-book mesmo. Estava louca pra lê-lo.
    Li esse fim de semana, e gente que livro intenso.
    Essa é a melhor palavra que define esse livro. Eu não consegui parar de ler enquanto não terminei, mas quando cheguei na fita 5 lado A (A fita do Clay) eu tive que parar de ler pra me recuperar.
    Chorei horrores lendo esse livro, e ainda estou de ressaca por causa dele.
    Uma coisa que eu não gostei muito foi da pouca descrição dos personagens, então foi dificil montar uma visão precisa deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita,
      Eu como não gosto de e-book não queria baixar por nada, ter o livro em mãos, poder checar o mapa... é outro nível, e fiquei feliz por ter achado ele por 35 (não é barato, mas se comparado aos outros...).
      Acho que sou fria porque nem chorei lendo, porém tbm achei que poderiam ter mais descrições.

      Excluir
  10. As Editoras deveriam repensar nos preços de seus livros, pois nem todo mundo tem dinheiro para poder comprar livros caros. Assim, acabamos perdendo a oportunidade de ler joias raras como essas. É ótimo quando lemos algo, e ao final, começamos a pensar um pouco mais sobre nossas atitudes, e a partir daí, mudarmos um pouco. Que bom que esse livro tornou-se um de seus favoritos. Quero muito lê-lo em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Vou levar em conta o seu "apelo" final, quem não gosta de ler um livro que passa um ensinamento serio e uma grande mudança na sua vida. Vou por na minha lista de compras.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo esse livro. Não o acho perfeito, mas é um dos meus preferidos, pois a história me pegou de jeito desde o começo.
    Lembro que enquanto lia, me encontrava aflita. Aflita tanto pela Hannah, quanto pela Clay (na verdade, bem mais por ele, a Hannah me deu raiva algumas vezes).
    Como você citou, a ideia desses 13 porquês é genial. Muito criativa mesmo!
    Também gostei dos personagens segundários. Gostei daquele jeito né, com muita raiva de um e outro, mas gostei, pois foi essa a intenção de Jay Asher, te envolver até o ponto em que você tem vontade de ir atrás desses 13 causadores do suicídio da Hannah.
    E... não estou nada feliz com a escolha da Selena Gomez. O filme irá virar aquela modinha que acaba com a história... mas, enfim...
    Amei a resenha e apoio a leitura desse livro em escolas!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, e desanima saber que ele é tão caro.
    Quem sabe um dia....no momento não estou no clima para leituras pesadas assim.

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha visto esse livro e me interessado por ele, mas ai eu me esqueci dele completamente e só me lembrei dele agora que vi a resenha, e realmente ele parece ser muito bom mesmo eu ia adorar poder ler ele, adoro essas coisas e estou super curiosa para saber o que se conta nas fitas, e é logico o porque a menina se suicidou, com certeza o livro te prende hein dois dias? é sempre assim quando se gosta de um livro.
    Beijos, e obrigada por me lembrar desse livro, indo anotar para não esquecer mais.

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas com a sua resenha me deu mais vontade ainda de ler. Quero ler o mais breve possível (:

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Olha, já que você gostou de "Os 13 Porquês", é mais um motivo para conhecer "O Último Adeus". Ele vai ser publicado em junho pela DarkSide Books e ó, é incrível <3 http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D