Resenha - Um conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz

10 de junho de 2015


Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501102706
Ano: 2015
Páginas: 272

Cedido em parceria com a editora.
Um Conto Sombrio dos Grimm - João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!
João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.




Nesse livro Adam Gidwitz remonta a história original de João e Maria escrita pelos irmãos Grimm, logo não espere encontrar toda aquela magia dos filmes da Disney, mesmo porque o próprio título já diz o contrário. Nesse livro João e Maria são filhos de um poderoso rei, mas devido a um acontecimento, eles resolvem fugir do reino e ir em busca de uma família que os ame mais do que seu pai. Em razão disso, eles passam por oito contos escritos pelos irmãos Grimm e que muita gente ainda não conhece.

O livro é narrado em terceira pessoa e possui algumas intervenções do próprio narrador, soltando alguns comentário e alertas sore o que esta por vir, eu particularmente já não gosto de narrativas em terceira pessoa, e com intervenções ainda, piorou. Mas os breves comentários de Adam até que caíram bem com todo o contexto do livro, principalmente por ele saber trabalhar com sacadas bem humoradas.

Todo mundo sabe que os contos dos Irmãos Grimm são extremamente macabros e bizarros e de fato encontramos um pouco disso nesse livro, até fiquei me perguntando o que porque ele foi publicado em um selo para crianças, hahahahaha, mas na verdade acho que é só porque eu sou medrosa demais.

Além de conhecer as aventuras vividas por João e Maria, também temos uma visão de tudo o que aconteceu antes que os irmãos nascessem, o que ficou bem agradável e se encaixou com a cronologia do livro.

Os irmãos passam por grandes aventuras, desde aquelas que possuem casinhas de doces e até aquelas que envolvem o inferno. Os irmãos se mostram bem corajosos com tudo o que passam e unidos provam que são capazes de tudo. A prova disso é que ambos amadurecem extremamente com tudo o que passaram e é ótimo para o leitor visualizar tudo isso.

O autor ainda deixa um marca especial nesse livro, assim como as fábulas enfeitadas que conhecemos, esse livro nos deixa importantes lições, como a de que devemos valorizar e proteger nossa família e nos ensina sobre coragem, bondade, honra e gratidão. A narrativa é espetacular, o que nos permite engatar a leitura rapidamente.

Enfim, acho que gostei bastante desse livro, confesso que eu realmente não dava nada por ele, pensei que seria mais uma história boba, mas acabei me surpreendendo com as aventuras dos irmãos e o toque sombrio, que deixou a história um pouco mais próxima do real.

Quanto a capa e diagramação só tenho mais elogios ainda, tudo impecável, as ilustrações e a capa deram um show. A editora mais uma vez arrasou no resultado.


1 Blogger
Facebook

Um comentário

  1. Oi Feh!

    Eu quero *O* kkkkkkk
    Até hoje, só li um livro onde o narrador se metia na história, e não gostei muito pra falar a verdade... mas é claro que este eu quero muito ler!
    Adorei sua resenha e fiquei mega curiosa, colocando já na minha lista de desejados!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D