Resenha // Uma chama entre as cinzas - Sabaa Tahir

29 de outubro de 2015

Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576863502
Ano: 2015
Páginas: 432
Tradutor: Jorge Ritter

Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.



Uma chama entre as cinzas conta a história de Laia e Elias. Laia é uma erudita que mora com os avós e com o irmão, eles não desafiam o Império porque sentiram na pele o que acontece com que faz isso. Mas o irmão de Laia acaba sendo preso e Laia precisará da ajuda dos rebeldes para resgatar seu irmão, em troca disso ela tem que se transformar em escrava e espionar tudo o que acontece na academia militar do Império Marcial.

É nesse momento que ela conhece Elias, ele é um soldado em treinamento, o melhor da academia, prestes a se forma e se tornar um Máscara. Elias é filho da comandante da escola, uma mulher terrível, sem coração, impiedosa, malvada e temível por todos e capaz de odiar o próprio filho.

Elias não quer se tornar um Máscara, ele quer escapar de qualquer forma e Laia precisa ajudar seu irmão e também tentar se livrar da comandante, que esta sempre no seu pé. Ambos descobrem que a cada escolha que fizerem terão consequências e suas vidas não foram interligada do nada. 



Jesus toma conta! Eu já começo a resenha usando esse gif para ilustrar minha face depois desse livro.
Não sei como começar a descrever o livro, porque acredito que não exista palavras para descrever. Pode pegar qualquer livro Jogos Vorazes, Divergente, Rainha Vermelha, moça(o) nada vai chegar aos pés de Uma Chama entre as Cinzas.



Laia é a personagem mais forte que eu já conheci, determinada a salvar o irmão nada vai impedi-la, ela sofre muitas e muitas coisas por ter se tornado uma escrava e em nenhum momento ela pensa em desistir, não há nada que a faça mudar de ideia. Durante a leitura eu só ficava pensando: "Mulher corre dai" Ah! seu fosse eu, meu irmão que me desculpe, mas eu já tinha corrido uma maratona de distância desse povo. Ela se mete em cada furada, sabe que vai dar errado, porém quer insistir. 

O Elias é uma pessoa muito boa, é inconformado com o modo que o Império funciona, ele tem horror as constantes mortes, mas ao invés de tentar pensar em uma maneira de mudar as coisa, ele só quer fugir. Quando ele conhece a Laia sente algo, não só uma atração pelo fato dela ser linda, mas é realmente como se ele tivesse sentimentos por ela, sem nem mesmo conhecê-la, Elias tenta protegê-la como pode, mas sabe que não pode deixar que as pessoas percebam isso ou sua vida também estará em risco, afinal é praticamente uma obrigação que os marciais odeiem os eruditos. 


Eu sei que o romance não é o foco do livro, mas eu gostei de Elias e Laia junto, acho que eles combinam muito bem e fiquei torcendo para que algo acontecesse. Durante a leitura logo percebemos que teremos um triângulo amoroso e não gostei nada disso. Geralmente eu costumo ficar em dúvida sobre qual lado escolher, mas nesse livro minha torcida vai toda para o Elias. 

Todos os personagens são interessantes, temos a Helene que é melhor amiga do Elias e claramente tem uma queda por ele, mas ela nunca vai contra as regras e toma umas atitudes que é inacreditável, ela só pensa em se formar e seguir suas obrigações. Ainda tem os gêmeos Marcus e Zak, Marcus é insuportável, é aquele tipo de vilão que você se irrita com a simples menção ao nome dele. A comandante mão do Elias é intragável. 

A narrativa é inacreditável, é tão atrativa e interessante que consegue captar a atenção do leitor logo nas primeiras páginas. O enredo não foge ao foco principal, por mais que tenha romance, fica claro que esse quesito esta em segundo plano. A história é intrigante, cativante e surpreendente, a autora começa a montar a base de uma história, sem deixar nenhuma ponta solta, ela faz essa introdução de uma forma extraordinária e ao mesmo tempo também conhecemos pontos que serão chaves para os próximos livros. 

O livro é inacreditável, é épico, sensacional, fantástico, brilhante, inigualável e por ai vai, já quero filme, série de tv, fã clube, camiseta, botton, uma série de dez livros. Sinceramente estou chocada com a qualidade desse primeiro livro da Sabaa Tahir, a autora consegue provar que esta preparada para atingir o topo. 

A capa é linda, combina perfeitamente com o livro e a revisão estava ótima. Estou em ressaca literária desde que terminei a leitura. Principalmente por não saber se vai sair um segundo livro ou quanto vai. 



Só digo uma coisa: Leia o mais rápido que puder.


14 Blogger
Facebook

14 comentários

  1. Oi Feh!

    Obrigada por me fazer ficar desesperada por este livro! kkkk
    Já vou caçar aqui os preços mais em conta, pq eu quero! rsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem?

    Nossa, adorei a sua empolgação ao falar do livro. A premissa nem tinha me chamado tanto atenção, mas sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Adoro personagens bem construídos, e a Laia e o Elias parecem ser assim... e nossa, concordo com você, se fosse o meu irmão que fora sequestrado, sinto muito... sou muito medrosa para passar pelas situações que ela com certeza vai passar. Achei a capa muito bonita!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, se é tão bom assim, prefiro esperar ter todos os livros lançados para poder ler tudo de uma vez ^_^

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Nossa, que capa bonita haha bom, sua resenha está ótima e que bom que a leitura te agradou mas não vou anotar a dica dessa vez pois não curto muito esse gênero haha mesmo assim, ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    antes de tudo preciso dizer que amei sua resenha <3
    ainda não conhecia o livro, mas fiquei mega curiosa com o enredo. Acho que posso vir agostar muito ;)
    bjs

    www.notinhasderodape.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fefa!!! Sua resenha super empolgada acaba empolgando a gente também a começar a ler o livro! Já ouvi outra pessoa falar super bem, acho que foi a Kel. A capa está mesmo LINDA, adorei!!! A história parece mesmo ser bem envolvente e mantem um ritmo que não cansa o leitor, ao contrário, parece que ficamos sempre em estado de alerta... leitura nada morna! Confesso que gostei de saber que tem romance, mesmo quando não é o foco da história eu curto que tenha romance, sempre! Só não gostei do triângulo amoroso, também sempre fico em dúvida para quem torcer! Rsss!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola Fe menina eu li uma resenha desse livro e me apaixonei, e lógico fui obrigada a comprar estou esperando loucamente meu livro chegar . Amei esse gif morri de rir . Pelo visto a história é perfeita, e amei saber da coragem da protagonista e sua força a defender quem ama. Lógico que assim que chegar vou furar fila e ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, nossa esse livro deve ser muiitoo bom, já preciso dele!! Sua resenha esta incrível, de deixar qualquer um com vontade de ler. Confesso que não conhecia esse livro, mas comparar ele, em ser melhor que jogos vorazes já me deixa super intrigada para ler!! A capa é super linda!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, você gostou muito mesmo viu? Tá parecendo comigo quando leio um livro tão bom que fico com ressaca literária, daqueles que dá vontade de chorar mesmo sabe? Eu nunca li nada parecido, na verdade, mas gostei tanto da resenha,que tá tão empolgante, inclusive, que deu vontade de ler! Já está na lista de espera - com outros mil livros, mas a gente chega lá hahaha beijoss :*

    ResponderExcluir
  10. Oiiii,
    adorei a resenha. é a segunda que vejo que coloca o livro como sendo muito melhor que Divergente e Rainha vermelha. Não li Rainha vermelha, mas amo divergente, rs. Adoro livros com personagens bem construídos,e esse pareceu ser o caso de Uma chama entre as cinzas. Fiquei bem curiosa
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. LIVRO IRADISSIMOOOOOOOOO. Melhor de todos os que eu li esse ano. Incrivel a história, os personagens, tudo. To doida pela continuação.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Como assim não sabe SE vai ter um segundo livro? Ninguém merece essa angústia, xentchi!
    Vi poucas resenhas desse livro e todas falando muito bem. Gosto de histórias em que mesmo o romance não sendo o principal ele aparece, meu lado romântica gosta muito disso! rsrsrs
    Apesar de inicialmente não me interessar, após ler as resenhas comecei a ficar muito curiosa. Vamos ver se consigo ler.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. O alvoroço que esse livro fez nos blogs gringos não é uma coisa normal. Que amor todo é esse? hahaha me deixou bastante curiosa.
    Eu traumatizei com triângulos amorosos AHAUAHAUHA não quero mais.
    A não ser que eu tenha certeza de quem eu gosto mais. Ou então fica difícil a vida haha
    E essa capa, cara? Coisa maaais linda ♥ já me ganhou só nela. E se a história for tão boa igual você tá falando, melhor ainda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Realmente é isso mesmo e muuuuito mais!!! Devorei o livro de mais de 400 pgs em uma semana (lendo apenas nas madrugadas e final de semana)...viciante, empolgante, maravilhoso!!! Um dos melhores que já li!!!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D