Adaptações de Percy Jackson [Parte 1 - O Ladrão de Raios]

27 de novembro de 2013

Olá, todo mundo =)!  Ainda estou em semana de provas, mas arranjei um tempo pra falar sobre um assunto polêmico: As adaptações cinematográficas de Percy Jackson. Dividi em duas partes, que são obviamente o primeiro e o segundo filme e comparações com o livro. Eu sou meio surtada e não costumo fazer resenhas de filmes dessa maneira, mas abri uma excessão porque tenho MUITO a falar. Como o post é grande clique em LEIA MAIS para continuar lendo!


~ Filme visto ~
Eu vi esse filme há muito tempo, assim que ele saiu no cinema, eu ainda morava em Salvador (boons tempos...), e lembro de ter amado (fãs me matando em 3...2...1)! Sério! Eu achei super criativo, amei a trilha sonora e achei maravilhoso. Acho que pelo fato de eu ter lido o livro depois de ver o filme, até hoje eu acho o filme bacana! Claro que não é muito fiel, mas isso é pro tópico 3 (leia-se drama 2)!


~ Drama 1: Ler os livros ~


Quem me conhece sabe que eu ficava falando por aí que NUNCA iria ler os livros da saga Percy Jackson, que eles não me chamavam a atenção e meus julgamentos precipitados que (graças a Deus!) estavam errados. Na verdade eu comecei lendo (ou quase) A pirâmide vermelha e achei horrível, abandei! Tinha pego trauma dessa autor até que o povo da minha sala (eles são aficcionados por esse livro) insistiu muito para eu ler e me emprestou o livro. Como eu sou dessas que não recusa livro aceitei.  Li o primeiro e não achei essas coisas todas (calma! As coisas mudaram a partir do segundo), mas fico culpando o filme porque tirou a graça do livro! Como eu já tinha visto o filme antes e amado, as "surpresas" que eu deveria ter não aconteceram e isso tirou toda a graça do livro, achei ele mediano, dei 3 estrelas no skoob (espera até a parte 2 do post) e fiquei comparando com o filme. Aaaah! O filme...


~ Drama 2: diferenças na adaptação ~

Essa parte pode ter spoilers para quem não leu o livro ainda, então cuidado!
As diferenças são absurdas!!! Desde uma Annabeth totalmente non-sense até o fato de Percy ter enviado a cabeça da Medusa pro Olimpo, e não ter ficado andado com ela por aí! Vamos as diferenças mais relevantes:
1. Percy tem 12 anos no livro! O fato de terem mudado a idade dele eu sei que foi golpe de marketing, até porque a maioria das pessoas tem preconceito com idade e considera 12 anos muito novo, poderia dar uma imagem muito infantil ao filme (até concordo...).
2. Annabeth não é loira, nem tem olhos azuis e nem cachos lindos no filme! Que absurdo! Mudar a idade até que vai, mas as características físicas??? Ela também não é toda fodona (na falta de uma palavra melhor...) que nem no filme.
3. Milhares de cenas foram retiradas! Cadê a luta com Hades? A parte que ele tenta recuperar o escudo de Hades?? Entre muitas outras partes fundamentais que foram cortadas sem dó nem piedade. Eu entendo que o filme não podia ficar muito grande, mas coisas FUNDAMENTAIS foram retiradas.

Incrivelmente, apesar de todos os pontos citados, meu amor pelo filme não diminuiu. Terminei de ler O Mar de Monstros ontem e estou baixando o filme pra assistir, comparar e fazer a parte 2. Acho que como dessa vez li o livro primeiro a adaptação não vai me deixar muito feliz. Mas nunca se sabe, a parte boa da vida são as surpresas!

Beijos e até o próximo post!



22 Blogger
Facebook

22 comentários

  1. Adorei o post. Não li os livros, nem vi os filmes, mas sempre fico encucada com adaptações! rs
    Acho que é totalmente exceção uma adaptação ser fiel ao livro, portanto temos que abrir mão de algumas coisas e aproveitar o filme. Afinal, mesmo que com suas diferenças, é sempre bacana ver nossos personagens favoritos ganharem vida.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi :)

    Ainda não li os livros, por falta de tempo mesmo. Eu gosto bastante de mitologia grega e acho que faria o meu tipo. Maaaas sabe como a vida é corrida e eu sou mesmo dos romances, então se tu colocar qualquer coisa na minha frente perto de um livro do Sparks, eu obviamente corro pro drama! :D
    Quanto aos filmes eu acho legais, me confundo um pouco com as muitas histórias criadas sobre a mitologia grega: Guerra de Titãs, Fúria de Titãs, Perseu, Imortais, Percy Jackson, e afins. kkkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi!
    Assim como você, eu vi o filme primeiro... e amei! Ainda amo, claro! Depois, fiquei curiosa pra ler o livro e,uma amiga minha tinha comentado comigo e tal, só que não tive tanta animação pra ler. Até ver o filme.
    O filme não é nada comparado ao livro (ainda não acredito que cortaram a parte do "você baba enquanto está dormindo"). Com certeza, faltaram partes e características importantes e totalmente essenciais para que o filme ficasse pelo menos um pouquinho fiel, tipo: cadê a Annabeth loira, com os cabelos divônicos parecendo de princesa? O Grover não usa muletas. Cadê a luta com Hades? E a luta com Ares?
    Senti falta de várias coisas na adaptação mas, gostei demais do filme e tenho um carinho super especial pelo livro!
    Beijinhos
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um amor muito grande por essa série, assim que foi lançada no Brasil lá em 208 eu comprei, li em um dia, aquele livro foi meu refúgio, eu já tinha lido até o terceiro quando lançou o livro e quando comecei a ver os trailers eu estava em pânico...2010 foi horrível!!!! acabou com a minha alegria
    Admito que não gostei de Pirâmide Vermelha também, nem Hérois do Olimpo se compara a PJO, só espero que quando ele lançar o livro de mitologia nórdica eu veja o mesmo Rick Riordan que eu li aos 12 anos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabby!!!

    Eu não li os livros, mas assisti aos filmes, então não posso opinar, mas não vou dizer que amo e nem que odeio. Achei Ladrão de Raios muito legal, mas o meu preferido foi O Mar de Monstros, assisti ontem e adorei o irmão do Percy! <3 rsrsrsrsrsrsrrs

    Adorei sua ideia do post, ansiosa pela parte dois!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou com a série aqui para ler, e me atrasando muito na leitura, simplesmente por já ter assistido o primeiro filme, e não ter a mínima vontade de ler, por tantas críticas que ouvi.
    Seu post me incentivou mais a lê-los! Espero gostar tanto quanto você gostou!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, você é a primeira pessoa que eu vejo que também gostou do primeiro filme! Eu também só fui ler o livro depois de ver o filme, e foi só aí que percebi as diferenças, mas não consegui deixar de gostar do filme, rs. Eu sei que qualquer adaptação de livro não é idêntica, mas nossa, percy jackson extrapolou também, parecia quase duas histórias diferentes! Ok, isso foi um pouco exagerado, mas tiveram muitas cenas cortadas, e os personagens eram muito velhos e diferentes. Fico imaginando que se eles fizerem todos os filmes eles já vão ser muito adultos pra fazer as continuações, e não vai ficar nada legal.
    Enfim, eu realmente gostei do filme, mas acho que se eu tivesse lido o livro primeiro não teria gostado.
    Ainda não assisti ao segundo, e estou ansiosa por ele, mas já sei que ainda tiveram valhas falhas, como já ouvi dizer. Mas mesmo assim vou assistir, até porque eu amo a série (espero ansiosamente pelo meu exemplar de A casa de hades) e não deixaria de ver o filme, acho que não vou me decepcionar tanto porque já estou meio preparada pras falhas, mas com certeza as diferenças vão ser chocantes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi! Eu li os livros em 2009, acho, e realmente odiei o filme, nem fui assistir Mar de Monstros .-. mas sou super fã, sabe, daquelas chatas mesmo HEUUEHE
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto bastante do Rick Riordan e antes de Percy Jackson li toda a série das Crônicas dos Kane e gostei muito, mas acho Percy Jackson melhor. Já li todos os livros, inclusive da segunda parte, Os Heróis do Olimpo e cada vez gosto mais. Quanto aos filmes acho sempre complicado porque os livros são infinitamente melhor. Fui ver O Mar de Monstros e tem muita coisa diferente.

    ResponderExcluir
  10. Olha, não tenho parâmetros pra comparar filme e livro, pois apenas assisti ao primeiro filme e não li nenhum dos livros, mas gostei do primeiro filme msm sem saber se ele foi fiel ao livro ou não.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo o Tio Rick, a série PJ *-*
    mas sem chance de amar os filmes, nem gosto de falar sobre eles pq foi uma grande decepção.

    ResponderExcluir
  12. Sou obrigada a concordar que é uma decepção chegar no cinema esperando uma ADAPTAÇÃO e se decepcionar com uma história completamente diferente.
    Aconteceu de eu assistir O Ladrão de Raios antes de ler o livro e quando eu li, eu fiquei pensando "isso aqui não estava no filme... calma!, o filme tava muito diferente, nem parece se tratar da mesma história". Já li O mar de monstros, mas não assisti o filme ainda por medo de quebrar a cara mais uma vez.

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabriela :)
    Então, eu cheguei a fazer uma resenha comparando o livro com o filme. Confesso que assisti primeiro ao filme para saber da existência dos livros e imagina a minha satisfação quando acabei me tornando fã do tio Rick. Rsrsrsr...
    Gosto, sim, do primeiro filme, mas não gosto da palavra adaptação ou muito menos Percy Jackson no filme. Para mim, ele só foi um filme produzido tendo como direitos autorais o nome do livro do Rick Riordan. Não tem como fazer uma comparação e dizer que o filme foi baseado no livro até porque não existi esse "baseado". Vi somente um filme com um roteiro diferente da do original. É a mesma coisa do que dizer que os filmes do Resident Evil são os reais, ao invés dos jogos.
    Isso é somente uma ilusão pq os livros da saga Percy Jackson são mil vezes melhor do que a "adaptação", mas gostei do filme. Pelo menos o roteiro foi legalzinho para se passar o tempo. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, por mais que não tenha muita coisa parecida com o filme é sim uma adaptação, gostei dessa primeira únicamente pelo fato de ter lido o livro depois (mas nesse caso desgostei do livro). Mas na segunda, quando fiz a leitura antes, apenas odiei (já fiz o post sobre isso). Mas adorei seu ponto de vista e concordo plenamente contigo!

      Excluir
  14. Não vi nem li o livro de Percy Jackson ainda, nenhum dos 1287319287329 livros de Percy Jackson (sério, quantas séries este autor escreveu? e spin-offs? fico maluca) Na época que foi lançado eu não me interessei muito pela sinopse, algo me incomodou (talvez deuses gregos vivendo na era moderna como mortais). E apesar de amar mitologia, abominei os livros. Hoje super tenho uma curiosidade.

    Ahh, não vi o primeiro filme também, nem pretendo ver.

    ResponderExcluir
  15. Realmente adaptações é um assunto polêmico !
    E acho que quando se fala nisso, vem a cabeça de todos Percy.
    Se for analisar separadamente, realmente, o filme é bom. Mas de certo modo, já da para considerar que não tem relação com o livro, pois é MUITO diferente !

    ResponderExcluir
  16. O certo, realmente, é ler a obra original e depois sua adaptação, fica sempre estranho a leitura de um livro no qual já vimos o filme, pois já sabemos (quase) tudo que irá acontecer, assim estraga boa parte da leitura. E, como filme é uma experiência mais curta que a leitura, então preferível estrar as surpresas assistindo o filme. Foi isso que aprendi esse ano: antes de ver o filme, tentar ler o livro.
    Não li Percy Jackson, nem vi os filmes, pois não fazem meu tipo, acho para um público que já não faço parte mais. E, me desculpem, mas não parecem grandes filmes (que nem os Jogos Vorazes, por exemplo).

    ResponderExcluir
  17. Eu vi primeiro o filme e agora to lendo o livro.. rs
    Não gostei muito da adaptação, confesso...
    Achei o livro bem melhor!

    ResponderExcluir
  18. Não tenho muito interesse em ler esse livros, ser for igual ao filme...é muito bobo....gostaria de saber se o livro realmente vale a pena...

    ResponderExcluir
  19. O mesmo aconteceu comigo no fato de assistir o filme antes de ler o livro, aí quando eu comecei a ler o livro eu ficava comparando, mas isso no filme era assim e aquilo era assado, foi assim até eu terminar o livro. Como você disse que Annabeth não é fodona no livro como Percy também não o é, para começar ele praticamente estraga o caça a bandeira no livro e no filme ele é quem pega a bandeira, se não me falhe a memória.
    Além de muitas outras coisas que as adaptações foram muito sem noção.
    Para quem não leu o livro como eu não tinha lido quando assisti o filme, ele é muito legal.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li os livros, justamente polo mesmo motivo que você citou nunca ter lido antes, não me chama atenção em nada! (assim como outra serie famosa que não vou citar)
    Mas enfim, o filme eu vi no cinema e adorei, mas ai pensei vou esperar o próximo filme e nem vou me cansar em ler os livros. Talvez eu esteja enganada em relação aos livros, mas se realmente é como você disse faltam muitas coisas é melhor eu não ler mesmo. beijos

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li os livros do Rick Riordam, mas tenho muita vontade. Acho que, por isso, gostei do filme. Como não me baseei em nada, o filme é bem legal, cheio de ação, e tudo que eu gosto. Mas o problema é essa questão de não ser fiel ao livro, então, sobre isso, não poderei opinar, por enquanto. Mas em breve, tentarei ler e assistir pra tirar minhas conclusões.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D