Resenha - Oníria - O Reino dos Sonhos - B. F. Parry

2 de julho de 2016


Edição: 252
Editora: Verus
ISBN: 9788576864363
Ano: 2016
Páginas: 252

Existe um mundo de cuja existência ninguém suspeita. Um lugar, porém, para onde todos nós viajamos a cada noite. Um universo em que tudo é possível. Oníria, o Reino dos Sonhos. Eliott, de doze anos, aparentemente é um menino como outro qualquer. Até o dia em que sua avó lhe dá uma ampulheta mágica que lhe permite viajar a um mundo tão incrível quanto perigoso: Oníria, o Reino dos Sonhos. Um mundo onde milhares de personagens e universos ganham vida, assim como as coisas mais loucas e assombrosas sonhadas todas as noites pelos seres humanos. Um mundo no qual o espírito do pai de Eliott, mergulhado em um sono misterioso, estaria preso há vários meses.Estudante comum de dia, mas um poderoso Criador à noite, Eliott pode fazer aparecer tudo o que deseja pelo simples e imenso poder de sua imaginação. Explorando Oníria para salvar seu pai, Eliott se verá confrontado com seu extraordinário destino: ele descobrirá que é o Enviado, encarregado de salvar o reino, ameaçado pela sangrenta revolução dos pesadelos.

Quando era bem pequeno, Elliot sofria com terríveis pesadelos e não conseguia dormir; a única que conseguir fazê-lo descansar era sua avô, Louise. Ela o ensinava a enfrentar seus pesadelos e com o tempo, Louise passou a morar com seu filhos e seus netos, além da madrasta de Elliot.

Anos se passaram e os pesadelos de Elliot foram embora, mas os problemas estão longe de acabar. O pai de Elliot, um homem brilhante e bem visto pela sociedade, entrou em um coma muito estranho que os médicos não conseguem descobrir a origem. Tudo muda quando, durante um visita da família, Phillipe resmunga algumas palavras como "areia" e confirma uma teoria que Louise vinha tendo há algum tempo: Phillipe não está apenas em coma, e sim "aprisionado".

A grande verdade é que Oníria, o Reino dos Sonhos que Louise usava em suas histórias para Elliot, existe de verdade e alguém lá está mantendo Phillipe prisioneiro dos sonhos, então ela conta a verdade a Elliot e o dá um presente: uma ampulheta capaz de levá-lo conscientemente a Oníria, onde ele terá que encontrar um ser chamado de Mercador de Areia e descobrir quem está aprisionando seu pai, antes que seja tarde demais.


O Reino dos Sonhos é o primeiro volume da série Oníria, da francesa B. F. Parry. Fiquei super curioso em ler um livro de origem francesa, já que nunca li nenhum além de O Pequeno Príncipe, e acabei adorando o livro! A trama do livro não é nada complexa, mas é muito bem desenvolvida, assim como todo o resto do livro; Oníria se mostrou um mundo habilidosamente criado, cheio de magia e mistério, além de rico em detalhes. 

Os personagens são um dos pontos alto do livro: são incríveis! Elliot é um garoto determinado, cheio de coragem e que não tem medo de fazer o que for preciso para salvar seu pai e de cara eu gostei dele. Os outros personagens, como a família dele e seus amigos (e inimigos) em Oníria são tão bem desenvolvidos quanto e são muito cativantes.

O livro é relativamente curto e fácil de pegar ritmo, então li o livro bem rapidinho, mas foi o suficiente para conseguir me encantar com o mundo criado por B. F. Parry. Eu sem dúvida me senti imerso na história, nas loucuras e na magia de Oníria. O Reino dos Sonhos se mostrou um infanto-juvenil muitoo divertido (adoro infanto-juvenis) e descontraído. É um livro muito bom, mas não é O Livro, entendem?

Apesar de não ter entrado no hall dos meus favoritos, o livro com certeza me deixou com vontade de ler o segundo volume, principalmente depois de deixar um gancho enooorme para a continuação. Sério que o livro acabou assim? sacanagem

Oníria é um livro e tanto, cheio de aventuras e ação, mas que também fala de temas que fazem parte da vida de toda criança: bullying, responsabilidade, família... O livro traz várias mensagens incríveis, como a importância da presença dos pais no crescimento da criança e tal e eu adorei isso. Super recomendo a leitura :D






1 Blogger
Facebook

Um comentário

  1. Gosto demais de livros infantojuvenis, mas eu fico em dúvida de ler esse por conta de ter continuação... e esse final aí que você diz que faz a gente querer ler imediatamente o próximo exemplar.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D