Resenha - Comece pelo mais difícil - Brian Tracy

1 de junho de 2017

Ano: 2017 / Páginas: 108
Idioma: Português
Editora: Sextante

Não há tempo para fazer tudo o que precisamos – e nunca haverá. As pessoas bem-sucedidas não tentam fazer tudo. Elas aprendem a focar nas tarefas mais importantes e a garantir que elas sejam bem feitas.
Traduzido para 42 idiomas e com 2 milhões de livros vendidos, Comece pelo mais difícil mostra como identificar as tarefas críticas – as que você mais tende a adiar e que terão o impacto mais positivo em sua vida – e organizar o seu dia. Você não só fará mais em menos tempo como fará o que realmente importa.
Um dos mais respeitados coaches do mundo, Brian Tracy estudou o comportamento de profissionais de sucesso e comprovou que eles sabem quais são suas prioridades e realizam uma atividade de cada vez, aproveitando ao máximo seus talentos e habilidades.


Por que você escolheu esse livro para resenhar, Carol? O título, quem não quer ser altamente produtivo no trabalho ou no estudo? Deixar de enrolar e agir? Como concursanda busco sempre melhorar as técnicas, dicas, acredito que todo concurseiro busque aprimoramento. Lendo a contracapa vejo que Brian Tracy é uma das autoridades mundiais da área de aprimoramento profissional e pessoal, um coaches de negócios. Sim, negócios, administração. Não faça cara feia, heim. Isso não quer dizer que você não possa adaptar as dicas para sua realidade, Ok? O próprio Brian fala isso.
Logo no prefácio achei interessante algo que o autor fala: "Hoje em dia não temos tempo suficiente para realizarmos tudo àquilo que planejamos ou se precisa fazer". A vida corrida, estudo, casa, família, tecnologia pode lhe levar a desorganização e nos tornar improdutivos, principalmente dependendo da maneira como utilizamos a tecnologia. E é esse o objetivo dele, ajudar-nos com dicas, estratégias reunidas de estudos e trabalhos realizados. Nos ajuda a identificar quais as prioridades do nosso dia e começar agir, deixar a preguiça de lado. 

Outra coisa, não espere mágica, ele deixa claro que tudo depende de você, e que as estratégias não irão resolver de uma vez todos os problemas. Elas irão ajudar a termos disciplina, determinação, ação. Os métodos, as ideias apresentadas são frutos de estudo e práticas comprovadas. Como falei no início da resenha, quem estuda para concursos públicos em longo prazo e em curto prazo, precisa ter determinação, foco e não procrastinar, por isso solicitei o livro. Sou organizada, tenho determinação, mas em alguns momentos sofro com procrastinação e a preguiça. 

(...) Não existem limites para o que você pode conquistar quando aprende a priorizar suas tarefas e executá-las do modo mais eficaz. (...) 

Uma das passagens ficou marcada em que ele diz: A imagem mental que você cria de si exerce um efeito poderoso no seu comportamento. E isso me fez refletir, quando comecei o estudo para concurso eu não tinha a visão que tenho hoje, você deve enxergar em si aquilo que você quer ser, seja policial, médico, professor. Internalize, imagine e principalmente, faça. 

Mas Carol, o quê você achou do livro? Eu gostei do que li algumas coisas eu pratico outras foram de grande valia, reforçaram coisas que eu adquiri estudando para concursos e acompanhando coaches. Por exemplo, não montar planejamento muito mirabolante, muito elaborado. Faça algo simples, prático, claro, tendo objetivos e metas. Onde eu quero chegar, o que eu pretendo alcançar? 

Passe seus objetivos para o papel, eu tenho meus objetivos, mas não passei para o papel, nunca fiz isso, achava que só pensar era OK e o autor diz que é algo importante. Pois você internaliza, quando pensar em desistir ou parar você os relembra. Outro ponto de grande valia, planejamento. Planejar sua semana é de grande importância, você não se sentirá totalmente improdutivo. Ter em mente o que você precisa fazer pode lhe ajudar a cumprir suas metas. Adorei as frases de pensadores, estudiosos colocadas no início de cada capítulo. 

O negativo, algumas dicas são voltadas para administração, negócios, trabalho, então, se você fosse utilizar para estudo ou para melhorar seu blog, por exemplo, seria preciso realizar adaptações. Mas se formos analisar, essa é área abrangida pelo livro. Mas vale dá uma lida se você tem uma empresa ou quer começar um negócio, ele lhe ajudará a gerenciar seu tempo, suas escolhas e prioridades. Depois não é um livro extenso tem em torno de 100 páginas, eu lia por noite três capítulos antes de dormir. 




Recomendo para quem gosta de dicas, livro com leitura rápida, prática, que não queira perder tempo com enrolações. O autor é direto e sucinto. Uma ótima ferramenta para melhorar e desenvolver o hábito da produtividade.








0 Blogger
Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D