Resenha - O verão em que tudo mudou - Vinícius Grossos, Thais Wandrofski e Gabriela Freitas

18 de outubro de 2017

Ano: 2017 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Faro Editorial

A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.

 O verão em que tudo mudou é um livro que nos traz três contos, cada um escrito por um autor e com um personagem principal diferente, porém interligados de certa forma. Primeiramente conhecemos Fred,  um jovem que anda meio perdido em relação ao que fazer depois que sair da escola, ele trabalha em uma livraria e apesar de estar bem ali, ele não sabe se é isso o que quer fazer e toda a pressão por parte dos pais só aumenta ainda mais a sua ansiedade.



No segundo conto nós conhecemos Lavínia, uma jovem que passou muito tempo correndo atrás do sonho de passar no vestibular para Arquitetura, até ela perceber que esse realmente não era o seu sonho e sim o dos seus pais. Lavínia agora vive um dilema entre largar tudo para correr atrás de seus verdadeiros sonhos ou continuar honrando o sonho dos seus pais que tanto lutaram para ela chegar onde chegou. 

Por último conhecemos Sol, uma jovem obcecada por planejamentos, um pouco egoísta e que tenta controlar tudo ao seu redor. Sol nunca percebeu que sempre se colocou como prioridade em relação aos sentimentos dos outros e quando suas amizades parecem ir por água abaixo, ela resolve promover uma reviravolta em sua vida. 



Antes de mais nada, tenho que ressaltar o quanto a diagramação desse livro é incrível, tudo muito colorido, com desenhos incríveis e tão complementares ao livro. Esse é um livro de contos, cada um escrito por um autor e admito que não consegui escolher o meu preferido. 

Eu já conhecia a escrita do Vinícius Grossos e me senti familiarizada ao começar a ler seu conto, ele mantém a narrativa deliciosa e que desperta curiosidade no leitor, não permitindo que a gente largue o  conto antes do fim. Também gostei muito da escrita da Thais e da Gabriela. Os autores escreveram contos bem diferentes e com personagens muito singulares, o mais curioso do livro é como todos se interligam de uma maneira bem natural. 



Acredito que o enredo seja bem atemporal, já passei há muito tempo pela fase da adolescência, mas pude facilmente recordar que quando era jovem, passei por muitos dos problemas vividos pelos personagens do livro. O verão em que tudo mudou é um livro que todo jovem iniciante na vida adulta merece ler, todos nós passamos por momentos conturbados e o livro nos ajuda a ver o lado bom de tudo e enxergar as inúmeras possibilidades que a vida nos proporciona. 

Foi uma leitura muito rápida e o único ruim dos contos é que eles são curtos demais né. Acabei o livro com aquele gostinho de quero mais de cada uma das histórias. Se fosse por mim, teríamos livros solo de cada um dos personagens, já quero. 

O verão em que tudo mudou foi uma grata surpresa, eu não sou uma fã de contos, mas tenho que dar o braço a torcer, esse livro é simplesmente incrível. Histórias que merecem ser lidas e relidas. 




5 Blogger
Facebook

5 comentários

  1. Mas gente q linda essa diagramação, amo contos principalmente os bem escritos, e pela resenha será oq vou encontrar ao ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito adepta da leitura de contos, mas o livro é tão lindo que me despertou interesse em conhecer essas historias.

    ResponderExcluir
  3. O livro é lindo. Quero muito😍😍
    Amei a resenha, curiosa pra ler algum livro de contos.
    ❤❤

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não conhecia... Nem tinha nenhuma pretensão de ler... Mas depois dessa resenha maravilhosa, já quero!

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, adorei o livro, vai pra lista 👏👏👏👏😍😍😍

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D