Retrospectiva: Série Robert Langdon - Dan Brown

13 de outubro de 2017

Foto retirada do Facebook da Editora Arqueiro


Oi gente! Esse mês tem lançamento do novo livro do Dan Brown, Origem. Eu já li quase todos os livros do autor, exceto O símbolo perdido e Ponto de Impacto. Sou muito fã da escrita do autor e de todo o conhecimento histórico que ele nos proporciona, tudo bem que as vezes é um pouco fantasioso, mas é algo que sempre me instigou e sempre que acabo de ler um livro dele eu saio atrás do pai google em busca de mais informações. 

Origem faz parte da série Robert Langdon, essa não é uma série continuada, então você não precisa ler os livros em ordem, assim como eu não li. Mas caso você queira ler em ordem eu trouxe aqui uma retrospectiva de todos os livros da série pra você poder acompanhar melhor. 

1º - Anjos e Demônios



Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião.
Em minha opinião particular esse é o meu livro preferido da série, fiquei completamente apaixonada pelo enredo e não conseguia largar a leitura. Amo coisas relacionadas a história do vaticano e como esse livro envolve o conclave, eu fiquei ainda mais curiosa. Esse livro foi adaptado para o cinema e conseguiu ser tão envolvente quanto o livro. Se você nunca leu nada do Dan Brown, sugiro começar por esse livro.  

2º - O Código da Vinci 





Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. 
Esse foi o primeiro livro que eu li do Dan Brown, vi o filme e fiquei completamente em êxtase com as informações história, com as conspirações, as cruzadas e o Priorado de Sião. Tenho que contar que depois dessa leitura eu comprei uma penca de livros sobre o assunto e fiquei dando uma de pesquisadora. Amo o livro e igualmente o filme. Também vale a pena começar a série por esse livro. 

3º - O Símbolo Perdido


Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.
Esse foi o único livro da série que eu ainda não li, mas prometo que em breve eu leio e apareço aqui para contar.

4º - Inferno 


Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Mais um livro que me deixou curiosa sobre as teorias, terminei a leitura procurando tudo Dante Alighieri. As vezes acho que o Dan Brown consegue me deixar paranóica com suas teorias conspiratórias.  Ainda não vi a adaptação cinematográfica, mas logo logo. 

5º - Origens 



Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência". O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana. Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch. Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo. Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.
 Esse é o lançamento do mês e to morrendooooooooooooooo pra começar logo essa leitura imperdível. 

Se você gosta de livros históricos e repletos de aventura, essa é uma série imperdível e obrigatória. 




10 Blogger
Facebook

10 comentários

  1. Todos ansiosos por esse lançamento!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Menina leia esses que você não leu ainda vai adora eu já li todos só meio suspeita de fala hahahaha...mas garanto vai adora ❤

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa pra ler algo dele. Confesso que estava receosa com O código da vinci, bom saber que tu curtiu <3

    ResponderExcluir
  4. Adoro os livros do Dan Brown! A escrita dele é maravilhosa, livros fascinantes. Tenho certeza q esse será mais um sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Todos os livros dele são ótimos, mesmo que não seja com Langdon.
    Porém se for a série com Langdon e for religiosa, por favor Não trate como uma verdade absoluta e saia criticando.
    E se for ateu ou agnóstico a leitura vai te deliciar a cada letra

    ResponderExcluir
  6. Li todos do Robert Langdon. Piro nas referência e fico mais doido ainda com o Google do lado, ah, Google Maps também é um bom paralelo à leitura.

    ResponderExcluir
  7. Os livros dele são muitos bons , indico tambem fortaleza digital e ponto de impaquito

    ResponderExcluir
  8. Tenho todos os livros e comecei lendo o quinto livro e tô amando...pra mim é a continuação sim...preste atenção que vai ser mencionado algo sobre as outras aventuras dele em algum capítulo q não me recordo qual!Mas não deixem de ler,um máximo e já tô triste porque vão acabar o livro e vou começar tudo de novo!!!😢

    ResponderExcluir
  9. Terminei de ler Origem na semana passada, e só tenho uma coisa a dizer: MARAVILHOSO!

    https://poramoraoslivrospri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu to lendo O Código Da Vinci,e li meio que sem querer a ultima pagina kkkk e vi que o Robert e a Sofhie ficam juntos...Mas ela não aparece nos próximos livros,to preocupada,eu chippo tanto

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D