Resenha: Enraizados - Naomi Novik

10 de outubro de 2017


Ano: 2017 / Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Rocco
Sinopse: Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.



Enraizado foi uma grata surpresa para mim. Não esperava me encantar tanto com a história como me encantei. Agnieszka se tornou umas das minhas personagens preferidas por sua persistência, coragem e companheirismo.
"Nosso dragão não come as meninas que captura, não importam as histórias que contem fora do vale. Nós às vezes as ouvimos por conta dos viajantes que passam por aqui. Eles falam como se estivéssemos sacrificando um ser humano e ele fosse um dragão de verdade. Claro que não é assim: ele pode ser um mago imortal, mas continua sendo um homem, e nossos pais se uniriam e o matariam se a cada dez anos ele quisesse usar uma de nós como comida. Ele nos protege contra a Floresta, e somos gratos; mas não tanto assim."
A sinopse explica bem o que vamos encontrar neste livros, o que nos deixa curiosos é a escolha que o Dragão fará quando chegar ao vilarejo. Sim, ele escolherá Agnieszka, e a mesma irá para a torre, a princípio, para servi-lo. Mas o Mago (chamado de Dragão) verá que Agnieszka tem aptidão e passará a treiná-la.
A primeira parte do livro gira em torno da entrada de Agnieszka no mundo da magia. Sua magia é diferente de tudo o que o Dragão já viu, o jeito com que ela consegue fazer magia está em sua conexão, seu enraizamento com o vale, sua terra, seu povo e ela é mais intuitiva.
Enraizados já é diferente por ser inspirada nos folclores eslavos, mas isto não é o bastante. A autora ainda subverte o esteriótipo de príncipe encantado, mocinha frágil e indefesa e bruxa malvada. Também vamos encontrar o empoderamento das garotas na trama: Agnieszka e Kassia são melhores amigas, mas são completamente diferentes um da outra. Isso não impede que elas sejam amigas e que lutem por seus ideias. A trama também possui muita ação e aventura, o que prende o leitor do começo ao fim.
A narrativa é em primeira pessoa, o que gostei muito, mesmo que não tenha tanta abrangência. Agnieszka é uma protagonista que não deprime o leitor, tem a mente esperta e por ser uma garota do mato, conhece muito sobre seu vilarejo o que torna a leitura gostosa e com muitos aprendizados. 
A edição da Rocco está maravilhosa! A capa é condizente com a trama, a diagramação é simples, mas bem feita, com bom espaçamento, letras em tamanho confortável para a leitura e sem erros de revisão aparente.
“Mas havia algo anormal no seu rosto: um ninho de corvo formado por rugas perto dos olhos, como se os anos não conseguissem alcança-lo, mas o uso, sim. Mesmo assim não era um rosto feio, mas a frieza o tornava desagradável: tudo nele dizia ‘Não sou um de vocês e também não quero ser.”
Do mais, só posso indicar. Apesar do final corrido, gostei muito da obra como um todo. Tenho certeza que vocês também vão gostar dessa história e se encantar por esse conto de fadas onde a bruxa é a personagem principal. 




8 Blogger
Facebook

8 comentários

  1. To louca por esse livro,gostei muito da resenha ,óbvio que a resenha tem que falar da estória que se passa no livro ,mas acho importante falar da qualidade da diagramação, revisão e a capa realmente esta belíssima e saber que condiz com a estória é muito bom

    ResponderExcluir
  2. Amei A resenha! Adoro essas leituras, pra mim sempre me ajudam a sair da ressaca literária. Tá na minha lista.😊

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro,mas amo livros com bastante fantasia, bruxas. Já vou colocar esse livro na lista.
    Sou completamente apaixonada por um livro que tem esses pontos.
    Capa linda! <3
    Amei a resenha,beijos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada por ser diferente, mesmo com um final corrido que não gosto muito rs.

    ResponderExcluir
  5. Olhei assim e não dava nada por esse livro e realmente só pela sua resenha bem escrita e detalhada, já me encantei e já quero!!!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D