Resenha - A 5ª Onda

11 de outubro de 2013

Resenha feita por Inês Gabriela
Livro: A 5ª Onda
Autor: Rick Yansey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
ISBN: 9788539506644
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.
-------------------------------
   Maravilhoso! Eu tenho uma paixão secreta por alienígenas e sendo esses alieníginas sádicos minha alegria só aumentou! Tenho extrema curiosidade por esses seres e aproveito toda e qualquer oportunidade para ver qual vai ser a teoria da vez.O livro definitivamente honrou com tudo o que prometia! Mas vamos por partes!
  A sinopse traz bastante do que você vai encontrar nesse livro, mas se eu pudesse dar uma dica diria para você ler esse livro sabendo muito pouco. A premissa da obra é genial, só as ondas são o suficiente para atrair o leitor, entretanto o livro não tem muito foco nelas. É a Cassie, de Cassiopeia, no meio da mata matando e morrendo (ou quase). É o tipo de livro em que não se pode confiar em ninguém, cheio de reviravoltas e momentos de ação intensa. O livro tem romance, mas ele não é o foco. Em alguns momentos me senti confusa pois o autor altera a narração entre presente e passado, sendo que essa separação não se dá de maneira bem clara, nada que atrapalhe a leitura, mas me confundiu em certos momentos. Um ponto que me agradou demais no livro foi o fato dele ser todo contado em tom de sarcasmo, adoro sarcasmo!
  Cassie me lembrou Katniss, me lembrou demais! Não de maneira excessiva ou algo perto de plágio, não mesmo, foi só uma referência durante a leitura. Até porque ambas estão lutando pelo seus irmãos (no caso de Katniss, irmã). Mas esquecendo dessa comparação, que pode parecer até injusta, vamos dar destaque a Cassie! Ela é uma garota comum tentando sobreviver a um apocalipse (acho que posso chamar assim) e o lugar que ela tira mais forças para lutar é sem dúvidas a promessa que ela fez ao seu irmão. Quando se trata dele ela tira a força dos lugares mais improváveis e vira uma verdadeira guerreira. Gostei dos personagens secundários, principalmente de Ben (tem até uma surpresa envolvendo ele...) e o fato de cada um ter seu destaque. O autor mostrou vários pontos de vista na história e isso só enriqueceu a trama.
  Acho que romance é um ingrediente indispensável nos livros atuais, é um romance diferente, intenso. Não é o foco e não vou mentir, sempre torci para ela ficar com outro! Desde a primeira  vez sempre torci por isso, tomei tamanha simpatia por esse outro (realmente não posso dizer quem é) que fiquei formando diversas possibilidades em minha cabeça. Sou meio louca com esse tipo de coisa, mas faz tempo que não me apaixono por um mocinho como me apaixonei por esse 'outro'. 
  A capa de forma geral está linda, mas com relação ao resto acredito que a Editora Fundamento pecou. Tanto na lombada, como nas orelhas. Achei simples demais, poderiam ter sido mais bem trabalhadas! Mas a capa é perfeita e tem tudo a ver com a história, na verdade ilustra bastante uma das principais cenas do livro.

  Vou falar aqui de uma coisa que realmente não tem nada a ver com a editora nacional, mas que me incomodou demais. A editora internacional desse livro fez 4 BT's para esse livro e escolheram uma atriz loira com cabelos lisos para interpretar a Cassie. No livro ela é descrita claramente como dona de CACHOS e cabelos crespos. Me irritou demais isso porque acho até uma espécie de preconceito, só espero que a adaptação seja mais fiel as descrições!
  O final foi bem inesperado e estou morrendo de ansiedade pela continuação, mas infelizmente, só próximo ano. Pode isso produção?! Quero a continuação pra hoje!
Essa resenha também foi publicada em meu outro blog (Memórias de Leitura), portanto de maneira nenhuma isso é plágio.

13 Blogger
Facebook

13 comentários

  1. Adorei a resenha, eu me interessei muito em ler o livro, pois adoro coisas sobrenaturais e amo um suspense. A capa é linda e dá ao livro um ar misterioso. Estou muito curiosa pra saber no que vai dar essa busca e você me deixou muito curiosa sobre ela e esse 'outro'. Pecado deixar tanta água na boca dos outros ein.

    ResponderExcluir
  2. Eu descobri este livro quando saiu a notícia de que ele seria adaptado para os cinemas. Me apaixonei pela sinopse na primeira vez que li, e achei simplesmente incrível. É totalmente original a ideia do autor. Os personagens parecem ser cativantes, embora você não saiba muito bem em quem confiar. Se ela for parecida como a Katniss, acho que vou gostar mais ainda. Eu normalmente curto mais personagens femininas que sejam fortes e determinadas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alline, então esse livro é exatamente para você! A capa é perfeita mesmo, mas esse é meu objetivo principal, espero que você compre o livro o mais rápido possível porque vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro livros com alienígenas perversos, mas que se dão mal no final. Rsrsrs
    Achei legal que a protagonista desse livro te fez lembrar a Katniss. Já ganhou minha simpatia. Fora isso, a história me parece ser cheia de suspense e uma atmosfera bem tensa. Afinal, não se pode confiar em ninguém. Estou bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei c/ muita vontade de comprar esse livro e ler agora mesmo. Mas tenho muitos aqui em casa para adiantar a leitura. Estou segurando a minha mão nervosa para não comprar. Rsrsrsrs...
    Então, Gabriela, a sua resenha está fantástica. Faz tempo que não lia uma resenha e agora que voltei fico muito feliz por ter visto a sua. Ela me fez ficar curioso e me instigou a voltar escrever. Parabéns pela sua escrita e modo de mostrar a história sem spoillar.
    Bom, eu não sou lá muito fã de alienigenas, mas quando posso leio algum livro c/ a tema. O único que me interessou, de fato, e que me fez tornar fã (dos aliens, na história) foi A Hospedeira. Ele é demais. Mas a 5 Onda me chamou bastante atenção. Ele já está na minha lista de futuras aquisições. Bjs Gabriela-chan. *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler este livro! Adorei sua resenha, maravilhosa!!!! Só me deixou com mais vontade de lê-lo! rsrsrsrrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro livros que envolvem alienígenas!!
    Eu estou com vontade de ler esse livro há um bom tempo. Fiquei curiosa para conferir essa ação e romance que tem na trama, mesmo o romance não sendo o foco.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, ai foi mancada da editora. Eu também fico super irritada quando no livro diz como a personagem é todinha e vem a capa e bota uma totalmente diferente só pra ficar mais bonitinha --'
    Gosto muito de tramas que tenham diversos pontos de vista. Espero gostar da história.

    ResponderExcluir
  9. Realmente não da pra julgar um livro pela capa! nunca imaginei que seria esse tema... rs mas sua empolgação com o livro me pegou, vou até colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
  10. Não li nada que tenha aliens tão principal assim, e eu gosto bastante dessa temática, sempre procuro filmes assim KKKK Então acho que está na hora de ler algo do tema e achei essa obra perfeita para isso. =)
    Realmente me interessou.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sinopse e por sua resenha, percebi que o livro não deixou a desejar. Também adoro um sarcasmo! Eu gosto quando não foca muito no romance, mas tenho que confessar que me decepcionei com o romance em Jogos Vorazes, acho que foi porque não gostei muito de Peeta. Já foi pra lista de desejados =D

    ResponderExcluir
  12. Eu SÓ ACHO que este livro Plagia os conceitos principais do livro A Hospedeira de Stephenie Meyer... ¬¬

    ResponderExcluir
  13. Eu SÓ ACHO que este livro Plagia os conceitos principais do livro A Hospedeira de Stephenie Meyer... ¬¬

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D