Resenha - Uma Tocha na Escuridão - Sabaa Tahir

10 de maio de 2017

Ano: 2017 / Páginas: 434
Idioma: português
Editora: Verus
Compre: Saraiva | Amazon | Livraria da Folha
O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança. Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?
Uma Tocha na Escuridão é a verdadeira definição de amor e ódio, você ama o livro por conta da narrativa sem igual, mas é tanto acontecimento infeliz que você se pega morrendo de raiva do começo ao fim. 

O livro continua contando a história de Laia, uma escrava erudita que luta para salvar o irmão preso em Kauf e Elias Veturius um ex-mascara, um soldado treinado para assumir o império, mas viu tudo ir ladeira abaixo e foi salvo da morte por Laia. Os dois são fugitivos do império e precisam chegar a prisão de Kauf o quando antes para salvar Darin, o irmão de Laia, que pode ser o único capaz de deter o império. 



Laia que sempre foi uma personagem tão astuta no primeiro livro, se tornou uma pessoa irritante, inconsequente, ingênua e nada esperta. O mundo esta dando mil sinais pra ela de que várias coisas estão erradas e ela nunca percebe. Ela que foi a personagem chave, o grande motivo pelo sucesso do primeiro livro, acabou cedendo espaço para uma nova protagonista, Helene. 

Helene é ex-melhor amiga de Elias e sempre foi apaixonada por ele, mas agora Helene é a nova Águia de Sangue do Império e sua missão nada mais é que rastrear Elias e matá-lo. Os capítulos de Helene foram os melhores do livro, a razão dizia algo, mas o coração dizia outra coisa, as dúvidas prejudicaram sua vida e seu sofrimento foi agonizante. 

A vida de Helene é virada de cabeça para baixo e mesmo assim ela consegue seguir em frente, coisa que poucos fariam. Ela também terá que lidar com Harper, um máscara indicado pela comandante para acompanhá-la na busca por Elias. 

Harper é um personagem bem intrigante e vai nos revelar uma grande e satisfatória surpresa, além de um gancho imenso de uma bom história para o próximo livro.



Sobre Laia e Elias, é como eu disse, Laia esta ingênua demais nesse livro e Elias toma atitudes precipitadas e lá na frente as consequências vão aparecer. Laia me decepcionou bastante nesse livro, mas Elias continuou maravilhoso como sempre, com o coração tão bom que eu me perguntei como um dia ele pensou que poderia ser um máscara, ele mal consegue lidar com as mortes que carrega nas costas, que dirá com as coisas que ainda precisará fazer. 

A série mantém a narrativa incrível e um enredo muito original e ousado, não vou te dizer que você será capaz de gostar e até mesmo aceitar as coisas que acontecem nesse lido, mas garanto que terá uma leitura muito prazerosa, viciante e fugaz. A leitura foi agoniante e eu virei página atrás de página para descobrir o que aconteceria nos próximos capítulos. 

Mal posso esperar pela continuação, Sabaa Tahir criou essa continuação de maneira muito inteligente, resolvendo questões pendentes do primeiro livro, mas também inserindo vários questionamentos para serem resolvidos no próximo livro. Fiquei chocada com a criatividade dela e já estou com a cabeça cheia de mil teorias. 

Essa série com certeza entra para a lista de uma das fantasias mais épicas que eu já li. Sem dúvida alguma eu recomendo para qualquer pessoa. A capa é linda e perfeitamente adequada ao livro. A diagramação e revisão bem ok. 




1 Blogger
Facebook

Um comentário

  1. Adorei a resenha,estava muito querendo ler esse livro ,mas tinha minhas dúvidas, adoro livros de fantasias, agora fiquei curiosa pra conhecer esse personagem Elias, não conhecia nada dessa autora ,obrigada pela dica de leitura, ja tem previsão pro terceiro?

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D