Resenha: Cidade do Fogo Celestial - Os Instrumentos Mortais - Vol 6 - Cassandra Clare

24 de julho de 2014

Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092731
Ano: 2014
Páginas: 532
Tradutor: Ana Resende,Rita Sussenkid

Exemplar cedido em parceria com a editora

Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Resenha:

"Somos todos partes do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contanto que exista amor e lembrança, não existe perda de fato."
Foi muito difícil para mim ler este livro. Adoro a série e pensar que este é o último volume me deixou triste e saudosa. Mas valeu a pena esperar tanto. Cassandra brinda os leitores com um livro cheio de reviravoltas e com um final digno de ser chamado de maravilhoso.
"Aquele era ele então, Jonathan Morgenstern, a quem todos chamavam Sebastian - uma figura saída de contos de fadas, uma história contada para assustar crianças ganhava vida. O filho de Valentim." 
Com tantos autores matando personagens a esmo por ai, finalmente chego ao final desta série com um sentimento de completa compreensão. Sim, teremos mortes neste livro, afinal, os Caçadores de Sombras estão em guerra, Sebastian vem com tudo, criando seres demoníacos e matando quem quer que fique no seu caminho, mas todas as mortes foram muito bem criadas, deixará saudades dos personagens perdidos, que serão lembrados com carinho pelos fãs da série.
"Preto para caçar de noite e dar sorte
Pois o branco é a cor da morte (...)"
Cassandra sempre me surpreende com sua narrativa: Logo no começo do livro, acompanhamos um ataque de Sebastian ao Instituto de Los Angeles, e nesta parte, Cassandra narra com perfeição a sobrevivência das crianças Blackthorn e de Emma Carstairs. A narrativa continua em terceira pessoa, abrangendo todos os Caçadores de Sombras e alguns personagens do Submundo. As descrições dos lugares e paisagens também são perfeitas: O leitor consegue imaginar e ver os personagens ali, sentem seus medos e alegrias, lutam junto... Incrível mesmo! Gosto muito quando um livro consegue me prender e desejar um final plausível, mas juro, em momento nenhum, pensei em um desfecho tão perfeito!
Já comentei em outras resenhas da série, que a autora usa e abusa de citações bíblicas, é a base para esta série, neste volume, ela segue o mesmo ritmo, com muitas citações elaboradas e que deixam o leitor pensativo.
"Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis."
Os personagens principais cresceram muito em comparação ao primeiro livro - Cidade dos Ossos - lembro-me que não gostava de Clary, mas nos últimos volumes, passei a gostar mais desta protagonista, principalmente em Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial. Ela cresceu, se tornou uma Caçadora de Sombras, luta e protege quem ama; sabe do seu destino e fará o possível para deter seu irmão. Jace também teve algumas mudanças... de um garoto que se fechava para qualquer sentimento, a um homem com coração puro e força de vontade; seu jeito "Jace" de ser está ali, só que agora ele consegue falar sobre seus sentimentos.
Neste volume, há muitas menções ao passado, e também a série As Peças Infernais. Como li o primeiro livro desta série, consegui entender o que se passava, mas para aqueles que ainda não leram, não resta dúvida: Leia e também se apaixone. Muitas respostas serão dadas e algumas ainda ficaram em aberto, acho que a autora ainda nos dará pelo menos um conto sobre Emma Carstairs. Nós merecemos saber o que acontece com essa menina corajosa e encantadora.

A capa está perfeita! Dá um spoiller danado do que acontecerá no livro, mas mesmo assim, não deixa de ser linda! Muinha edição é a primeira, *edição de Colecionador* e só tenho a agradecer a Fernanda por ter me dado essa oportunidade. Infelizmente a edição deixou a desejar, desta vez não encontrei nenhum erro de revisão, mas algumas páginas estão apagadas em certos pontos e no final, uma folha inteira esta com a impressão torta. Uma lástima! Pois o livro é perfeito, deveria em em todos os sentidos.
Mas mesmo assim, arrebatou meu coração e merece 5 estrelas. Super recomendado!
"Livremente servimos
Porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio
De amar ou não; assim nos erguemos ou caímos."

16 Blogger
Facebook

16 comentários

  1. Oi Ana, tudo bom?
    Ainda não li nenhum livro da Cassandra, só assisti ao primeiro filme da adaptação e não curti muito, mas eu amo o trabalho que a editora faz com as capas desses livros, com brilhinhos e tudo mais.
    Queria comprar só pra dar um tchan na minha estante hahaha
    Mentira, quero ler o primeiro para ver se consigo gostar né, todo mundo fala super bem!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Olha, não se baseie no filme ta? Faltou muita coisa, e o livro é muuuiiiiittttooooo melhor! rsrsrsrsrrsrs
      Leia o primeiro, vc vai surtar e querer ler os demais um atrás do outro! rsrsrsrrsrs

      bjo bjo^^

      Excluir
  2. Pasmem, mas ainda não li nenhum livro da série e nem da Cassandra! Que vergonha rsrsrs
    Mas estou louca para ler! Meu irmão leu e disse que é incrível, mas assisti ao filme do primeiro livro e acabei dando uma desanimada pois achei o filme ruim!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula! Tudo bem?
    Flor adorei sua resenha, não sou muito fã da série, apenas li o primeiro livro da Cassandra que foi o Cidade dos Ossos hehehe. Mas sempre que posso leio algumas resenhas aqui e acola.

    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/07/resenha-eu-te-vejo-irene-cao.html

    ResponderExcluir
  4. This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your feed and look forward to seeling more of your magnificent post.
    Also, I have shared your site in my social networks!



    Review my blog ... best testosterone booster

    ResponderExcluir
  5. I do accept as true with all of the ideas yyou have introduced on your post.

    They are really convincing and will definitely work.
    Nonetheless, the posts are very quick for novices.
    May you please lengthen them a little from next time?
    Thank you for thhe post.

    Herre is my web site; best testosterone boosterbest testosterone booster gnc

    ResponderExcluir
  6. Wow, superb blog layout! Hoow long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. Thee overall look of yourr site is excellent, as well as the content!


    Feell free to visit my blkg post ... causes of low testosterone

    ResponderExcluir
  7. Amiga ! Adorei a resenha! Sabia que você iria adorar o livro.
    Eu só li o primeiro e fiquei bem desanimadinha com o final viu. Dai não consegui mais ler nada ><
    Mas ainda vou desencalhar dessa série. hahahaha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainnn
    Eu só li até Cidade de Vidro, e inicio o Cidade dos Anjos Caídos...não conseguiu que a leitura fluísse, mas não desistir.
    Sabendo que o final será maravilhoso, e não meio que decepcionante como tem acontecido comigo, já dá um animo para continuar.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Sou louca pra começar essa saga, pois todos que leram elogiam horrores! Tô só esperando uma promoção boa pra comprar haha

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, livro 6 e eu ainda nem comecei a série. Apesar de já ter ouvido infinitos elogios em relação a todos os livros, séries assim com tantos livros me dão um certo medo. Quero muito ler mas não sei se quero comprar (meu bolso chega a sangrar só em pensar em comprar tudo isso). Então vou ver se encontro alguém pra me emprestar rsrs
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo que vi o livro será o máximo, cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes.. Etou louca pra ler e apreciar essa obra incrível. Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana,
    é tão bom quando concluímos uma série com sensação de "FOI PERFEITA"!
    Apesar de não ter muita vontade de ler tal algo da autora fico muito feliz que vc tenha tirado proveito da leitura e amei sua resenha.
    Super Abraço, Victor Rosa
    ~Encantos Paralelos~

    ResponderExcluir
  13. Uma pena e um alívio ao mesmo tempo. Pena, porquê quando gostamos de uma série, ficamos tristes quando ela acaba, mas feliz, porquê a autora fechou aquele ciclo. E, se for com chave de ouro, melhor ainda. Pelo que percebi nessa resenha, a Cassandra atingiu todas as expectativas. Enfim, quero esse livro pra ontem.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nenhum livro da série. Assisti ao filme, mas ele me desanimou de ler o livro... As capas são realmente lindas, adorei todas. Depois das 5 estrelas fiquei com vontade de ler o primeiro e tentar tirar a má impressão que o filme deixou.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana Paula, é tão bom quando uma série termina bem, claro que dá saudades e você logo quer reler tudo de novo, mas o bom final te deixa mais ligada aos livros.
    Ainda não li nada da autora e não tenho muita vontade de ler essa série. Beijos

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D