Resenha - Roleta Russa

15 de julho de 2014

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412758
Ano: 2014
Páginas: 432

Sinopse - Roleta Russa - Jason MatthewsDesde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Roleta Russa conta a história de Dominika Egorova, ela sempre sonhou em ser uma bailarina do balé Bolshoi, a companhia de Balé mais importante da Russia e do mundo. Mas Dominika acaba sendo vítima de uma sabotagem e é obrigada a abandonar o seu sonho; como se não bastasse, seu pai acaba vindo a falecer. Perdida e sem saber o que fazer da vida, ela resolve aceitar a proposta do seu misterioso tio, que é um dos manda chuvas no serviço secreto russo, e entra para a SVR. Ela sabe que isso pode colocar sua vida em perigo, mas agora ela não tem como sair tão cedo. 

Dominika é então mandada para a escola de pardais, um lugar para que espiões aprendam as melhores técnicas de sedução para usar na espionagem. Como sua primeira missão, ela terá que conquistar Nate, um agente da CIA que cuida de um dos melhores informantes russos que a agência já teve, um traidor, que pertence ao alto escalão da SVR, mas que precisa ter sua identidade revelada. Nate e Dominika passam então a lutar nesse ambiente de investigação, enquanto tentam controlar a atração que sentem um pelo outro. Mas será que isso é possível?

Estou impressionada com a mira certeira que a Arqueiro tem para trazer livros investigativos. Se quiser ler um livro do gênero, confie nas apostas da editora, sempre fico apaixonada com cada novo lançamento. Quando Roleta Russa saiu eu não tive dúvidas, precisava conferir, e mais uma vez eu estava certa. Eu ainda não tinha lido nada do autor, mas já estou apaixonada pela narrativa e pelo enredo envolvente que ele cria. 

Dominika é uma personagem muito especial, achei ela muito forte e destemina, ela fica a toda hora querendo mostrar que é capaz de ser uma boa espiã, tenta aprender, mostrar suas qualidades, e ela acredita que não precisa aprender técnicas de sedução para se dar bem na investigação e fica a toda hora tentando mostrar isso. Mas parece que quanto mais ela se mostra boa, mas pegam no pé dela. 

Nash é um jovem agente da CIA, ele mantém contato com o mais importante contato russo que a agência já teve. Um informante, que pertence ao alto escalão do serviço secreto russo, que esta passando muitas informações confidenciais aos americanos. Nash precisa proteger a identidade desse informante e Dominika precisa descobrir quem é o informante. É ai que os dois se conhecem, ela se apresenta como uma funcionária da embaixada, mas ele logo desconfia que não é só isso. Eles entram então nesse jogo super intenso. O bom do enredo é que o autor não foge ao tema central que é investigação, não pense que vai encontrar grandes cenas de romance, porque não tem. Apesar que eu teria amado se ele tivesse fugido ao tema.

O autor foi muito feliz quando tornou esse livro o mais real possível, e para isso ele inclui cenas de assassinato, utiliza codinomes e termos próprios de espionagem, nos apresenta agentes duplos e toda a manipulação que existe no meio da espionagem. Ele inclusive faz uma apresentação muito bem vinda dos personagens e eu gostei muito disso, podemos conhecer a fundo os protagonistas, ainda que a narrativa aconteça em terceira pessoa. 

Vi muita gente reclamando da complexidade do livro, não creio que esse seja o termo adequado para se referir ao ponto mais baixo do livro, não creio que o enredo deva ser descrito como complexo, e sim como um excesso de detalhe que o autor dá. Mas eu interpretei como se autor realmente estivesse inserido nesse mundo de investigação, dando pequenos detalhes dos locais, como se fosse para termos atenção a algum detalhe que deixamos passar, entenderam a lógica? Bem diferente por exemplo dos livros do James Patterson como a série Private, James sempre é bem sucinto, ele vai logo ao ponto central, ao que interessa. 

Uma curiosidade do livro é que em cada capítulo, sempre tem alguém consumindo um alimento e ao final do capitulo o autor sempre deixa a receitinha pra gente =) Achei bem curioso! Ou talvez isso tenha outro propósito? Não sei! Quem sabe? Acho que só tem como saber lendo *_* Correeeeeeeeee gente! Foi uma das melhores leituras que encontrei do gênero.

Eu achei a capa muito charmosa e totalmente adequada ao tema. A revisão ficou ótima e a diagramação também.

15 Blogger
Facebook

15 comentários

  1. Fiquei super curiosa a cerca deste livro, principalmente a capa... e a sinopse é super atractiva!
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Estou com esse livro aqui e louca pra ler, mas estou tentando controlar a ansiedade e terminar Reconstruindo Amelia primeiro rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Estou com esse livro aqui e louca pra ler, mas estou tentando controlar a ansiedade e terminar Reconstruindo Amelia primeiro rs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Feh!

    Eu tbm adorei a leitura deste livro! O que me cansou um pouco foi o começo, mas depois que engatei na leitura, foi dificil parar!
    Adorei a resenha e, concordo com vc! O livro é mesmo muito bom!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê!
    Amo livros desse gênero e já tô olhando o preço na Saraiva haushaushaush
    Eu li um nessa linha da Nora Roberts, Pecados Sagrados, mais puxado pro suspense, mas muito bom! Bom saber que os livros da Arqueiro desse gênero são bons, procurarei!!
    Beijos e beijos!
    Garota Liber

    ResponderExcluir
  6. Ain...quero ler.
    Acho que será uma das próximas aquisições, estou precisando ler livros bons do genero, e pelo que disse esse é super indicado.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, tudo bom?
    Nossa, gostei bastante da capa desse livro. As capas da Arqueiro, embora sérias são bem bonitas!
    Acho que nunca li nenhum livro com a mesma temática de Roleta Russa, o que me deixa com mais vontade de lê-lo. Não me imaginaria, depois de anos me dedicando a uma coisa, ser sabotada e não poder mais correr atrás do meu sonho.
    Além de ser um livro de suspense, de mistério e ação, ainda tem o fator de romance incluso que deve dar muito gás pro livro! Quero muito!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conheço o trabalho do autor, mas confesso que fiquei bem interessada em ler esse livro! Ele parece ser incrível! Cheio de ação e envolto em romance e mistério! Pretendo ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas é um dos gêneros que eu gosto e sua resenha me deixou com muita vontade de ler! A capa é bem legal mesmo. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Pense em alguém que tem a maior vontade e curiosidade de ler algum livro do James, mas nunca tive a oportunidade. Sempre vejo as pessoas falando muito bem dos livros dele.
    Esse em especial me chamou a atenção e quando for começar a conhecer suas obras quero começar por esse com certeza.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Ae minha nossa,eu nãod ava muito pelo livro, mas agora..Etou mega louca ra ter e lê-lo o mais rápido posivel..AMo livros assim e vejo que vai me prender totalmente. PArabéns pela resenha, e muito obrigada por me fazer querer ler Roleta Russa..bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernanda,
    ACHEI A CAPA MUITO LINDA! Se tivesse dinheiro já compraria só por ela.
    E essa coisa de comida com receita no final? Que inovador :o
    Eu tenho alguns problemas com livros cheios de descrição, sei lá, me dá sono O.o mas se vc achou uma explicação, otima por sinal... pq não investir na leitura e baixar o epub pirata? hahaha
    Super Abraço, Victor Rosa
    ~Encantos Paralelos~

    ResponderExcluir
  13. Eu me amarro em livros desse gênero. Que bom que a Arqueiro está nos trazendo livros tão bons como esses. Gosto desses bastidores dos serviços secretos de outros países. Acho que o que poderia me prejudicar um pouco seria essa narrativa detalhada, mas nada que me fizesse desistir da leitura. E também achei bem interessante essa de trazer uma receita ao final de cada capítulo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros desse gênero, ainda mais sabendo que a narração é tão detalhada. Adoro quando o autor tem esse cuidado na narrativa. A capa é linda e a história me interessou muito. Muito legal o fato de ter receitas o final de cada capítulo, muito criativo!
    Vou conferir, com certeza!

    ResponderExcluir
  15. Oi Fe, já estava querendo esse livro por causa da capa e da sinopse e você me vem com essa resenha? Já está na lista de desejados e olha que nem curto tanto assim esse estilo. Beijos

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D