Resenha - Meio Rei - Joe Abercrombie

3 de outubro de 2016

Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro. Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado.

Yarvi é um príncipe, mas a ideia de se tornar rei um dia nunca foi algo em que ele acreditasse, Além de ser o filho caçula, Yarvi nasceu com a mão deformada e desde sempre foi considerado fraco pela sua família e pelas pessoas do seu reino. No seu mundo, ser fraco e incapaz de brandir uma espada é a pior coisa que poderia acontecer a um homem.

Por isso, desde jovem Yarvi decidiu abdicar de seus direitos como príncipe e treinar para se tornar ministro. Ele sempre estudou muito e sua prova para se tornar ministro de uma vez por todas está próxima, mas nem tudo sai como planejado.


Numa emboscada, seu pai e seu irmão são assassinados e os planos de Yarvi vão por água abaixo quando, de repente, ele se torna rei. Sem instrução nenhuma, Yarvi precisa endurecer para vingar as mortes, mas esse é só o começo da aventura. Yarvi cai de cabeça numa jornada de crueldade, amargura e traição, na qual suas decisões determinarão não só seu futuro, como o futuro do seu reino.

"Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro."

Meio Rei foi o primeiro livro que li de Joe Abercrombie, apesar de ele já ser conhecido pela série A Primeira Lei, e minha primeira impressão sobre ele não poderia ter sido melhor. Eu adorei o livro e já estou ansioso pela continuação.

O livro não é bem de fantasia como eu esperava, o que seria o grande atrativo para mim, mas ainda assim me prendeu bastante. Fiquei bastante surpreso com a narrativa envolvente do Joe e com o desenvolver da trama, que é habilidosamente construída, além de ser cheio de personagens incríveis e repleto de ação e aventura.



O livro tem muitas reviravoltas e certamente atinge as expectativas. Apesar de ser o primeiro volume de uma trilogia, o livro é bem fechadinho, sem deixar pontas soltas, ao mesmo tempo que deixa grandes possibilidades para os próximos volumes da trilogia. 

Meio Rei foi uma leitura muito prazerosa e cheia de surpresas. Yarvi é um personagem forte e decidido e eu gostei muito dele, além dos personagens secundários que também são incríveis. Estou ansioso por Meio Mundo!



0 Blogger
Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D