Resenha: A Menina mais Fria de Coldtown - Holly Black

23 de dezembro de 2014

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634036
Ano: 2014
Páginas: 384
Tradutor: Ana Death Duarte



Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: No mundo de Tana existem cidades rodeadas por muros são as Coldtowns. Nelas, monstros que vivem no isolamento e seres humanos ocupam o mesmo espaço, em um decadente e sangrento embate entre predadores e presas. Depois que você ultrapassa os portões de uma Coldtown, nunca mais consegue sair.Em uma manhã, depois de uma festa banal, Tana acorda rodeada por cadáveres. Os outros sobreviventes do massacre são o seu insuportavelmente doce ex-namorado que foi infectado e que, portanto, representa uma ameaça e um rapaz misterioso que carrega um segredo terrível. Atormentada e determinada, Tana entra em uma corrida contra o relógio para salvar o seu pequeno grupo com o único recurso que ela conhece: atravessando o coração perverso e luxuoso da própria Coldtown. A Menina Mais Fria de Coldtown, da aclamada Holly Black, é uma história única sobre fúria e vingança, culpa e horror, amor e ódio.


"Vampiros tinham aparências absurdamente maravilhosas, reluzindo na televisão como anjos caídos. Até mesmo desde o começo aquilo era um problema. As pessoas gostavam de coisas belas. As pessoas gostavam até mesmo de coisas belas que queriam matá-las e comê-las."
É um pouco difícil pra mim fazer a resenha deste livro, porque eu li O Desafio de Ferro, escrito por Holly e Cassandra e adorei. Mas aí, li A Menina mais fria de Coldtown, e acho que sou mesmo apaixonada é pela escrita da Cassandra! rsrsrsrsr

Como a sinopse diz, Coldtowns são cidades cercadas para manter os vampiros dentro delas. Mas no mundo de Tana, os vampiros não são só maus e assassinos, eles também são celebridades e muitos humanos (principalmente adolescentes) vão para as Coldtows servir de "comida" para eles, almejando que um dia, serão transformados nesses seres imortais. Tudo é televisionado e cheio de glamour, a vida nas Coldtows parece ser esplêndida e desejável. Mas não é só isso o que acontece atrás dos poderosos muros. Intrigas, ódio, assassinatos também estão envolvidos e Tana está indo pra lá, depois de sobreviver a um massacre em uma festa onde estava presente.

Eu gostei do modo como a autora criou os vampiros deste livro, são bem originais, não brilham e temem a luz do sol. Também achei interessante o termo usado para aqueles que ficam infectados: "Resfriados" é a palavra que ela usou, como uma gripe, se o humano não ingerir sangue humano dentro de 88 dias, pode até se curar e continuar sendo humano. Mas a sede de sangue ataca, e pode trazer o pior lado do infectado.

Tana passou por isso dentro de sua casa, e ela não quer ficar perto de sua irmã quando (e se) a sede aparecer. Depois de salvar seu ex namorado, Aidan e Graviel da festa, eles partem para a Coldtown de Springfield, e ela pretende ficar lá até sentir-se segura para voltar para sua vida humana estável. Mas existem muitos segredos e mentiras que não foram ditos, e Tana não é daquelas que deixa as coisas passarem. Apesar de ficar o tempo todo apavorada e quase morrendo de horror (literalmente), ela se envolve e tenta a todo custo, manter sua humanidade a salvo, até se apaixona, mas para saber mais, vcs terão que ler o livro!

Confesso que a muito tempo eu não demorava tanto para ler um livro. A Menina mais fria de Coldtown se tornou um martírio para um durante quase uma semana. O começo do livro é bem intenso e vai te conquistando aos poucos, de repente, tudo para e fica morno, sem graça. A narrativa fica arrastada e detalhada demais. Os personagens vão perdendo o charme inicial e você não vê a hora da ação voltar a acontecer. O que demora muito, pois meu ritmo de leitura só melhorou depois da página 250. A escrita de Holly é marcante sem dúvida, ela passa uma morbidade única, mas creio que aqui, o erro tenha sido o exagero de explicações e detalhes.

É um livro bom, não tenham dúvida, mas acho que boa parte do enredo poderia ter sido reduzida, isso seguraria mais o leitor. A narrativa é em terceira pessoa, acompanha principalmente, Tana, mas também dá destaque aos personagens secundários, o que eu gostei muito também, mas boa parte da narrativa foi cansativa para mim, muito parada e sem toda a ação que o livro prometia.
A edição está linda demais, começando pela capa que eu amei. A diagramação conta com detalhes nas páginas, imitando sangue. Os capítulos são separados por números e abaixo, frases sobre morte. Encontrei alguns erros de revisão, o que me surpreendeu, é o segundo livro da editora que leio e encontro erros.

Gostei muito de Tana, achei ela uma personagem muito bem construída, apesar de todo o medo que ela sente o livro todo, em nenhum momento deixou seus amigos e sua irmã pra trás. Sempre correndo atrás do perigo, mesmo que isso significasse estar em apuros. Aidan é o típico ex insuportavelmente lindo e sexy, que acha que todos o amam. Mas depois, passa a ser mais legal. Graviel entra para minha lista de badboys maravilhosos e que quero pra mim! rsrsrsrsr Durante todo o livro, fiquei ansiando por conhecer sua história e surtando com suas frases elaboradas!

Como sou encantada por vampiros, não poderia deixar de ler este livro, pelo menos para conhecer a história. Para quem curte o gênero, recomendo, mas já li livros melhores.
"Ela era a garota que voltara atrás para fazer o impossível. Do lado de fora da casa de fazenda de Lance, quando tudo o que quisera fazer fora sair correndo, ela se forçara a voltar atrás por aquela janela quebrada... E, se Tana fora capaz de voltar atrás e fazer todas aquelas coisas loucas e impossíveis, então talvez fosse louca o bastante para seguir em frente e salvar a si mesma também."
20 Blogger
Facebook

20 comentários

  1. Eu quero muito ler esse livro, tem gente que gosta, tem gente que não mas quero tirar minhas próprias conclusões. E essa capa é linda demais *oo*

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muiito desse livro! Gostei do enredo desde o início, mas não sou muito fã de livros sobre vampiros e saber que esse não é dos melhores me faz querer não lê-lo..

    ResponderExcluir
  3. Que pena que o livro tem uma parte "morna", pela ação prometida imaginei que seria daqueles de ler em um dia. Não sou muito fã de livros com muitos detalhes, acho que fica monótono mas gosto de vampiros e fiquei um pouco curiosa kkk Vou pensar com carinho, quem sabe..
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ai Ana não me desanima assim não hahah to com esse livro pra ler mas eu odeio coisas detalhadas demais :(

    ResponderExcluir
  5. Amei esse livro, curto muito histórias com vampiros e achei essa ótima!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Li um livro da Holly Black e fiquei encantada com a maneira como a história fluiu, não pretendo ler esse livro porque li muitos comentários negativos e saber que a leitura se torna arrastada não me animou em nada.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que há séculos eu espero para ler. Vampiros são minhas criaturas sobrenaturais favoritas, sem sombra de dúvidas, e estou mega ansiosa pra ver como Holly construiu os dela. Adoro a premissa do livro, acho a trama bastante bem construída e parece ser bem envolvente. Estou ansiosa para a leitura, mas preciso diminuir minhas expectativas para não acabar me decepcionando depois.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Paula tudo bem? Todos os livros da Holy me atraem, este infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler, li dela apenas Boneca de Ossos e adorei! Parabéns pela resenha!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana Paula!

    Sério que você achou que a narrativa foi esfriando? Eu estava com muito interesse de começar a leitura dessa obra, mas pelo jeito vou ter que esperar um pouco mais para isso, já que não estou com muita para narrativas chatinhas... Espero ter uma opinião diferente da sua!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do tema. Sempre fui louca por história sobre vampiros. E este é uma boa novidade. é um pouco diferente do que estou acostumada a ler sobre eles e gostei bastante disso. Vou experimentar ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do livro e também gostei do jeito que ela criou os vampiros, querendo ler muito o livro.

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito desse livro, mas a temática de vampiros não me atrai nem um pouquinho... :(

    ResponderExcluir
  13. Tô loca pra ler esse livro!
    Agora fiquei mais loca ainda, depois de ler sua resenha!
    Ameiiii...........

    ResponderExcluir
  14. Já eu fico com os dois pés atrás com livros que tenham vampiros. Principalmente quando os autores os colocam como "fofoletes" que são bonzinhos e que brilham no Sol. Gosto dos que sejam mais próximos da verdadeira mitologia deles. A única coisa que acho uma pena é que a trama vai perdendo o fôlego no decorrer das páginas. Agora é torcer para que a autora se supere na continuação.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Eu já gostei de ler livros sobre vampiros, mas hoje em dia não tenho a menor vontade de ler. E lendo a resenha tbm não me animei :p
    Gostei da capa.

    ResponderExcluir
  16. Noooossa ja vi falar TANTO desse livro que to realmente curiosa pra ler *o* Só fiquei com o pé atras por causa da narrativa, que vai esfriando.. Odeio quando isso acontece.. mas mesmo assim vou dar uma chance a ele, a curiosidade venceu :P

    ResponderExcluir
  17. Esse livro ja foi meu desejo, mas depois de diversas resenhas como a sua, ja nem sei mais. Eu sou apaixonada por vampiros, mas esse livro é totalmente diferente do que ja li.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana :D

    Acredita que to com o livro na prateleira desde agosto e ainda não tive coragem de iniciar a leitura? Confesso que comprei pela capa, mas nem imaginava do que se tratava essa história (sim, sou dessas, rs), mas algumas resenhas me deixaram bem curiosa .. Vampiros sempre me chamam a atenção, e creio que com esse livro não será diferente! Uma pena você ter achado que a narrativa foi ficando ruim ao decorrer dele .. Espero gostar, afinal, o outro livro que li da autora foi muito bom!
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Queria ler esse livro ano passado, mais vi uma resenha de que o livro era pessimo!!
    Eu fiquei um tempo pensando, mais ai falei que se dane, eu bou ler e acabo!!

    ResponderExcluir
  20. Louca por este livro. Ele está na minha lista.

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D