Resenha - Beleza Perdida - Amy Harmon

21 de agosto de 2015

Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576863748
Ano: 2015
Páginas: 336
Tradutor: Monique D'Orazio

Sinopse - Beleza Perdida - Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.


Beleza Perdida conta a história de Ambrose Youg, um jovem alto, lindo, musculoso, um lutador campeão, popular na escola e o sonho de todas as garotas. Fern Taylor é apaixonada por Ambrose desde os treze anos, mas ele nem se quer olhava direito para ela, Fern não se acha bonita, é meio nerd e sempre anda com seu primo e melhor amigo Bayle, que tem uma doença incurável, é cadeirante e precisa da sua prima para realizar atividades rotineiras. 

Fern vê uma chance de se aproximar um pouco mais de Ambrose, quando sua amiga fica interessada em Ambrose e precisa de sua ajuda para escrever uma cartar para ele. Fern então passa a trocar cartas com Ambrose se passando por sua amiga, até que tudo é descoberto e ele mostra que não tem nenhum interesse por ela. 

O livro começa durante os acontecimentos do 11 de setembro e com o acidente Ambrose resolve se alistar no exército e levar os amigos juntos. Quando Ambrose retorna tudo esta diferente, anos se passaram e ele não é mais a mesma pessoa, mas Fern continua amável como sempre e disposta a colar todos os pedaços que se quebraram em Ambrose. 

Como diz a sinopse, esse é um livro que fala sobre perdas, a perda de vida, de beleza, de identidade de tudo. É um livro profundo, devastador, com uma história forte e emocionante. 

"Sempre achei que a beleza pode ser um impedimento para o amor" [...] "Porque às vezes nos apaixonamos por um rosto, não pelo que está atrás dele."
Quando eu solicitei esse livro, achei que ele seria algo no estilo Belo Desastre, um New Adult dos mais comuns, tipo meio hot e tal. Mas acho que o enredo esta mais para um romance/drama. E o que mais me surpreendeu nessa leitura, é que o casal protagonista não foram os meus personagens preferidos e sim o Baley. 



“Como seria a sensação de ser bonito e ter a beleza levada embora? Seria mais difícil do que nunca ter conhecido a beleza para começar?”

Baley é uma pessoa sensacional, ele sabe que não tem mais muito tempo de vida e mesmo assim que aproveitar tudo ao máximo, ele não se deixa abater com o fato da morte estar batendo na sua porta. Ele sempre faz piadinhas sobre si mesmo, sempre bem humorado e tentando ajudar a todos. Foi um ato maravilhoso da autora ao nos presentear com a história de Bayle, apesar dele não ser o protagonista, ele esta muito presente no livro e conhecemos toda a história dele, desde criança, as dificuldades com a evolução da doença, os sentimentos. Choreeei, choreei muito com Bayle, por ele ser uma pessoa tão digna, tão altruísta e especial. O livro não teria sido o mesmo sem esse personagem. 

"Você age como se a beleza fosse a única coisa que nos faz digna de amor."

Fern é uma personagem meio tímida e gosto como ela esta sempre pronta a ajudar todos. Ela é forte e se mantém sempre ao lado de Ambrose, mesmo que ele não queira, mas ela sabe que ele precisa. Ambrose é teimoso igual uma mula e isso foi muito irritante em certos pontos, eu entendo a dor que ele passou, mas a teimosia dele impera. 


“Não existiria a tristeza se não tivesse existido a alegria. Eu não sentiria a perda se não tivesse existido amor.”

A narrativa é deliciosa, delicada e a autora vai delineando uma história fascinante, que desperta a curiosidade e toca o íntimo do leitor. É impossível não terminar o livro com lágrima nos olhos, desejando apenas mais uma dose de tudo. Beleza perdida é acima de tudo um aprendizado, uma lição de vida, de como superar os obstáculos, as pedras que por muitas vezes aparecem no nosso caminho, remover a dor nem sempre é possível, mas superar talvez. 



10 Blogger
Facebook

10 comentários

  1. Oi Feh!

    Adorei a capa e a sinopse, tbm fiquei com a mesma impressão que vc. Mas tinha desistido de ler depois que li uma resenha negativa... mas confesso que sua resenha me fez querer lê-lo de novo! rsrsrsrsrsrrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi! Esse livro parece ser tão emocionante. E acho que também já estou encantada com o personagem Bayle, pela sua descrição ele é uma pessoa incrível, mesmo com suas limitações e a morte batendo na porta ele não desanima, não entrega os pontos. Acho que ou me irritar um tanto com o mocinho por ter dado um fora nela.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Esses livro é novo pra mim, nunca tinha ouvido falar, mas considerando que eu adoro romances/dramas, esse tem cara de que pode me conquistar e muito! Adoro personagens secundários bem desenvolvidos, sério! Na lista ! Beijossssss

    ResponderExcluir
  4. Estou looooouca demais para ler esse livro!
    A capa é linda, e a história parece ser mais ainda!
    Aqueles livros que nos fazem refletir, fortes, profundos, maduros mesmo!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Quando vi um blog comentando que esse livro era meio que uma adaptação moderna de A Bela e A Fera, eu pirei, achei super interessante, sua resenha está muito boa e a capa deste livro ta bem bonita, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Acho linda demais a capa deste livro.
    Sua resenha está muito boa, decidi ler esse livro desde que li sobre ele e foi falado que ele é meio que uma história moderna de A Bela e A Fera e fiquei bem curiosa para conhecer um pouco mais dessa história.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu não sei como descrever o quanto eu gostei deste livro, quando vi ele na page da editora não dava nada por este livro, mas mesmo assim resolvi ler e não me arrependi e agora fico recomendando pra todos os meu amigos rsrsrs
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu já li esse livro e simplesmente amei. Amei, amei, amei! A Amy trouxe o mais verdadeiro dos sentimentos em poucas palavras, em grandes atitudes. Esse livro é bom demais eu super recomendo.

    ResponderExcluir
  9. Como não se apaixonar por esse livro?!
    Eu estava louca pra ler ele já tinha um tempinho, e quando finalmente dei uma chance pra ele, me arrependi de não ter feito isso antes. Eu adorei Ambrose e Fern e como vc bem disse Baley é maravilhoso, a história não teria sido a mesma sem ele.

    @Agda01

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D