Resenha: Névoa - Kathryn James

2 de agosto de 2014

Edição: 1
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525704
Ano: 2013
Páginas: 336
Tradutor: Sandra Pina

Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.


Resenha:

 "Se humanos não conseguem viver juntos, como aprenderiam a viver com outras espécies como os elfos?"
Névoa se tornou uma surpresa maravilhosa para mim. Apaixonei-me primeiro, pela capa, que é linda demais, depois pelo enredo: Elfos é um ser sobrenatural que não tenho o costume de ler. Só li alguns livros que possuí tais seres como plano de fundo secundário e recentemente, li A Caminho de Eldrian, da Juliana Velonessi (Resenha no meu blog, clique no título para ler), que também tem o foco voltado para está espécie. Mas aqui, neste livro, o enredo é diferente... Durante muitos anos, acredita-se que os elfos são seres malignos, que vêm para o mundo real através de portais nos bosques, escondidos por uma névoa, e levam crianças humanas embora por simples prazer e por causa de uma antiga maldição.

Nell, uma garota de apenas 11 anos, não é o centro das atenções como sua irmã Gwen, ela é inteligente, atrevida e mesmo não querendo, corajosa. Gwen é a famosa "patricinha". Tem seu séquito de seguidores na escola e sempre que pode, suas amigas envergonham Nell. Mas durante sua festa no bosque, Gwen é raptada, e somente Nell sabe quem pode ajudá-la - um garoto branco, com cabelos brancos e olhos negros - que somente Nell parece se lembrar de que estudam na mesma escola.

Sabe qdo vc começa a ler um livro e pensa: "Personagens chatinhos esses!" Pois é... no começo do livro eu fiquei assim, Nell só reclamava da irmã que era o centro do mundo e ela não. Sua mãe, sempre ausente e seu pai mais ainda.... Até que Nell conhece Evan e todo o mistério que o menino carrega deixa você curioso... Afinal, porque os elfos são tachados de perigosos, se Evan a trata tão bem?

Todo o mundo criado pela autora é magnífico! Ela ressalta o preconceito com o desconhecido e leva o leitor por uma aventura maravilhosa, cheia de segredos e reviravoltas incríveis! Com uma narrativa em terceira pessoa, Nell nos conta sua aventura para resgatar sua irmã, e gente! Que crescimento maravilhoso de personagem! Vc sente a diferença das primeiras as últimas páginas! A editora tbm está de parabéns com a edição, está linda demais. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que prejudique a leitura. Os capítulos são curtos com letras em um tamanho confortável para a leitura.
A linguagem usada pela autora é jovem e extrovertida. Sem falar nas tiras de Nell que dão um toque a mais no enredo do livro!
Se vc ainda não leu, não perca esta chance! Super recomendado!

"Sua avó dissera que eles apenas pareciam humanos, mas para Nell não eram tão diferentes. Jogavam jogos como ela fazia. Estavam determinados a arruinarem seus dentes comendo balas, assim como ela e Gwen. E, quando Evan a levou para o centro da sala e vinte pares de olhos negros, cheios de malícia, a olharam como se ela fosse algum tipo de criatura exótica, estavam agindo exatamente como a turma de Gwen fazia quando alguém novo aparecia."


11 Blogger
Facebook

11 comentários

  1. OOOOOOOOOOOOOOOOI, Anaaaaaaaaa! *-* Tudo bem, amorzinho? Esperooooo que sim, hahahahahahaha! ♥ Ah, eu gostei tanto da capa desse livro! Assim como você, me apaixonei pela mesma, hahahaha! Eu também não tenho costume de ler e nem de assistir filmes com Elfos, os acho meio estranhos e como você disse, malignos. Hahaha! Gostei da história por envolver uma irmã destemida e corajosa, e a outra patricinha, que sempre que se depara com uma oportunidade de constranger a irmã, a faz. E claaaaro, pela Nell tentar salvar sua irmã, apesar dos pesares, hahaha! E meu Deus, fiquei apaixonada por esse menino de cabelos brancos, haha! Aaaaaaaaaah! Ele é um elfo! Não tinha notado, hahahaha! Chatinhos? Hum, que pena! Mas sabe, acho que a Nell está com toda a razão ao reclamar da irmã, haha! Sei lá! E concordo, esse mundo que a autora construíra me parece magnífico! Cara, adooooooooorei esse livrooooooo e a sua resenha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Achei a capa muito linda e só por isso já iria comprar o livro, gostei bastante da sinopse e quando li a resenha descobri que preciso urgente comprar esse livro. Gostei bastante do enredo. O livro parece ter um pouco de suspense e adoro livros que tenham seres místicos! Então acho que vou gostar bastante dos elfos rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    Logo de cara não gostei da premissa desse livro, e tem algumas outras coisas que não me agradaram. Então não o lerei, apesar de você ter recomendado pra mim não bateu a química :/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Quando vi esse livro pela primeiro vez, não gostei da premissa e deiei o livro de lado, apesar de ter amado a capa.. Agora, lendo sua resenha, me deu vontade de me dar uns belisçoies por não ter lido o livro a muito tempo atrás... Essa é uma história que tem tudo que gosto...Sei que vou amar e apreciar ler Névoa.. Valeu mesmo pela dica e parabéns pela incrível resenha...bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana,
    agora estou meio confuso em relação ao livro.
    Essa temática nunca me chamara atenção e depois que li uma resenha negativa sobre o livro desisti completamente dele (até pq é bem caro). Então vc vem com sua resenha super positiva e n sei mais oq quero da vida hahahahah
    Super Abraço, Victor Rosa
    ~Encantos Paralelos~

    ResponderExcluir
  6. Quando li a sinopse do livro não me interessei muito por ele. Mas aconteceu de ganhá-lo em um sorteio e então acabei lendo. Realmente foi uma surpresa muito boa. A história vai melhorando a cada capítulo e acabei lendo em poucos dias. Estou ansiosa para ler o segundo volume.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Suas resenhas sempre me deixam com vontade de ler hahaha adorei a capa e a sinopse desse, e achei interessante isso de "elfos malígnos", me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser fã de livros de fantasias, nunca cheguei a ler um livro que trouxesse elfos como personagens com importância grande na trama. Lembro apenas de ter lido "Harry Potter". Nesse caso de "Névoa", o que me chamou a atenção é que suspense, mistério e aventura é o que não vão faltar nessa história. E, outra coisa legal, é essa evolução da personagem principal. Muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Realmente, um livro com a história voltada totalmente nos elfos é dificílimo de encontrar...e isso me deixou muito curiosa...
    A capa é linda.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana Paula, amo a capa desse livro, é muito diva, já desejo há algum tempo ele mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e tipo, preciso desse livro pra ontem. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, tudo bom?
    A capa desse livro é muito fofa!! Também acho que nunca li nenhum livro que trouxesse os elfos como seres principais da fantasia! A história me chamou muito a atenção! Adoro quanto tem esse maniqueísmo dos personagens vilões, principalmente, a história fica muito boa!
    Beijão

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D