Resenha - O teste

26 de agosto de 2014

Edição: 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Páginas: 320

Sinopse - O Teste - Teste - Livro 01 - Joelle CharbonneauNo dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?



Com o propósito de selecionar os melhores entre os melhores para contribuírem na “reabilitação” do mundo pós-guerra, a Comunidade das Nações Unificadas criou o programa chamado O Teste, que possibilita aos jovens esforçados entrarem numa universidade para assim se tornarem líderes.

Malencia Vale sempre quis entrar para O Teste, mas o fato de há muitos anos ninguém da Colônia Cinco Lagos ter sido escolhido torna mais difícil para ela acreditar que ela possa entrar. Para sua alegria, Cia e mais alguns amigos são selecionados para O Teste. Sua mãe fica muito orgulhosa, mas seu pai fica receoso; muitos anos antes, ele fora selecionado para O Teste e agora contribui ativamente para a Colônia. Apesar de todo O Teste ser apagado das memórias dos participantes no final, o pai de Cia acredita que não seja tão simples quanto pareça ser.

Malencia é levada para O Teste, levando consigo um conselho: não confie em ninguém. Durante todo o processo e os vários estágios que ela precisa passar durante O Teste, Cia vai descobrindo segredos que podem custar tanto sua vida quanto a vida de quem ela ama. Dentro d’O Teste, não tem mais volta; tudo o que sobra a Cia é vencer e salvar sua família.

Narrado em primeira pessoa, O Teste é uma distopia que muitos, ao lerem, dirão que é mais do mesmo. Com seu estilo narrativo e sua trama, o livro já foi comparado a Jogos Vorazes e Divergente. O Teste tem um enredo ágil e envolvente, com doses bem divididas de romance e trama governamental.

Em certos momentos, a narrativa se torna lenta, mas aos poucos volta com mais vigor. Os personagens são inteligentes e fáceis de lidar; não cheguei a odiar nenhum, mas claro que teve uns que me apeguei a mais que outros.

Não está entre minhas distopias favoritas, mas certamente é uma série que vale a pena acompanhar. Não dá para ficar sem saber o que acontece com Cia e como ela fará para driblar os problemas que aparecerão e salvar sua família. Recomendo muito a leitura!

A capa do livro é incrível e a diagramação, apesar de simples, é muito boa. A continuação da série, Estudo Independente, já foi lançada pela Única.

Por: Henrique Morais

10 Blogger
Facebook

10 comentários

  1. Oi Henrique!!!!

    Adorei sua resenha, este livro é uma das minhas próximas leituras, espero tbm gostar dele!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. OI Henrique, tudo bom???Realmente, parece que distopia virou modinha literária..srsr....Me baseando em sua resenha,gostei da trama desse livro e com certeza vou querer ler e torcer muito pro final não ser igual ao da trilogia Divergente.. PArabéns pela resenha..
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tenho andado a ler muitas distopias e este livro está na minha listinha...
    beijinhos http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    AiMeuDeus eu amo essa trilogia e já estou lendo Estudo Independente. Na verdade é bem parecida com outras distopias que já estão no mercado livreiro, mas como sou fascinada por distopias eu amei essa. Pra ser sincera ela e JV são minhas favoritas até agora... li aquela Starters, mas foi decepcionante o desfecho. Credo!
    De qualquer forma, só estou preocupada com o desenrolar de O Testa, faltam dois livros e a proposta é muito boa e me preocupa o desfecho... será que vai conseguir seguir o ritmo e a ideia que acontece no decorrer dos livros? Estudo Independente tem uma narrativa mais lenta, entretanto é extremamente necessária para entender a trilogia, são informações imprescindíveis. Sabe aquele livro do HP A Ordem da fênix? é o livro mais lendo, mas um dos mais importantes da série? Acho que Estudo Independente - até o ponto em que estou lendo - está seguindo esta receita.
    Gostei da resenha, ficou ótima!

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha,to louca pra ler esse livro.
    Tambem ja ouvi falar que parece com jogos vorazes e divergente,mas acho que cada livro e unico e tem que ler ele para saber.

    ResponderExcluir
  6. Oi Henrique, oi Fê, tudo bom?
    Estou lendo O teste agora e estou amando, já no começo já da pra perceber que é uma distopia bem diferente das que a gente têm encontrado por aí, não acho que dê para comparar com JV ou Divergente.
    Cia é bem valente e eu gosto muito disso nela!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee.
    Não costumo ler esse tipo de livro, da única vez que tentei acabei abandonando, então nem vou forçar a barra e tentar ler esse, porque sei que não faz meu estilo e provavelmente irei abandonar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Sou vidrada nesse livro, não vejo a hora de ter a oportunidade de ler. Me parece uma ótima distopia, a história dá a impressão de ser daquelas que prendem do início ao fim e fazem tu amar e odiar as personagens. Realmente mais do que desejado!

    ResponderExcluir
  9. A capa do livro é muito massa... ganhei esse livro e ta ali como o proximo da fila para ser lido... não me importarei muito por ser comparada a JV e divergente ou ser mais do mesmo, pois nunca li nenhuma destas distopias... então para mim seria algo novo.

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, O Teste também é um dos livros que ja esta na minha lista, QUERO MUITOOO.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D