Resenha - Insígnia - O Vórtex Negro

21 de novembro de 2014

Edição: 1
Editora: Vergara & Riba
ISBN: 9788576836605
Ano: 2014
Páginas: 438
Tradutor: Frank de Oliveira, Júlio Monteiro de Oliveira

Sinopse - Insígnia: O Vórtex Negro - Insígnia - Livro 02 - S. J. Kincaid
O impossível era só o começo. Agora, no segundo ano de treinamento como uma arma sobre-humana do governo, Tom e seus amigos são cadetes de Nível Intermediário na tropa de elite das Forças Intrassolares. Encorajado a trair seus ideais e amizades pelo bem do país, Tom se convence de que tem de haver outro jeito. E, quanto mais se dá conta da corrupção que o cerca, mais ele se compromete em combatê-la, mesmo que isso sabote seu próprio futuro no processo, mas isso pode lhe custar o que ele mais ama. Repleto de ação, inteligência e humor, o segundo livro da trilogia Insígnia continua a explorar perguntas fascinantes e atuais sobre poder, política, tecnologia, lealdade e amizade.


Em Vórtex Negro, o segundo livro da trilogia Insígnia, Tom Raines esta em seu segundo ano de treinamento, agora como cadete de nível Intermediário. A Trilogia Insígnia é ambientada em meio a Terceira Guerra Mundial, mas nessa guerra as batalhas não são físicas, mas sim virtuais, as batalhas ocorrem no espaço e são comandadas pelos cadetes aqui na terra.

Insígnia é uma distopia fantástica, bem diferente de outras histórias. É um enredo que trabalha bastante a questão do mundo virtual, o governo é claro, é totalmente autoritário, mas extremamente enriquecido, até mesmo porque as batalhas são encabeçadas por grandes empresas.

Talvez eu ainda esteja tentando avaliar o livro corretamente. Não posso dizer que a autora caiu totalmente na maldição do segundo livro, mas também não posso afirmar que ele manteve o mesmo nível do primeiro livro. O primeiro livro, arma secreta é incrível e não há outra palavra que o descreva.

Em sua continuação, a autora peca em muitos pontos. Transforma um protagonista único, em uma pessoa chata, mimado e cheio de não me toques. Tom Raines ao invés de amadurecer, parece que retroage, muito imaturo, fica se sentindo o todo e não aceita ajuda ou estar errado, mas pessoas assim sempre devem entender que toda ação tem suas consequências e infelizmente ele acaba sentindo na pele o resultado de suas atitudes impensadas.

Felizmente em compensação ao um Tom bem enjoado, conhecemos um pouco mais dos personagens secundários da série, como Vik e Wyatt que em minha opinião, acabaram por salvar o livro, com cenas prazerosas e divertidas.

A narrativa também continua sensacional. Só sinto pelo fato da autora ter enrolado tanto ao invés de abordar assuntos mais interessantes, muitos pontos, perguntar e problemas do livro anterior, foram completamente esquecidos, o que de fato não me agradou.

A capa ficou fantástica assim como a primeira e a editora fez um ótimo trabalho com a revisão. Apesar de tudo eu adoro a série e estou bem ansiosa para o próximo livro.
12 Blogger
Facebook

12 comentários

  1. Não conhecia essa série. A estória do livro me pareceu ser bem legal. Achei a premissa do livro bem interessante e por conta disso talvez eu leia.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa trilogia ainda e achei bem interessante, nunca imaginei uma terceira guerra mundial virtual, apesar que não é tãaaaao impossível assim de se imaginar. Que pena que o protagonista regrediu, bem chato quando isso acontece.

    ResponderExcluir
  3. Oi Feh!

    Eu ainda não li nem o primeiro! rsrsrsrsrsrsr
    Mas gostei da premissa, parece ser um livro muito bom... enfim, quem sabe um dia!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oii Fernanda!

    Eu não conhecia a trilogia, mas meu deu vontade de ler sua resenha só de olhar essa capa, dei uma pesquisada e olha, eles capricharam nas edições!
    Mas confesso que o mundo que o autor criou não me prendeu tanto, é diferente, mas nada que me faça querer iniciar a leitura de imediato :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não gosto dessa capa e não me interessei muito pela série até então... acho que o fato de ter deixado pontas soltas não ajuda ;//

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Cara, não li nem o primeiro e ja tem o segundo? *O* hauhauhuah mas que pena que o protagonista fica chatinho.. Não gosto quando isso acontece :s mas mesmo assim pretendo ler, só não sei quando, mas vou ler :p

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da premissa do primeiro livro, e fiquei curiosa em ler, nem sabia que já havia sido lançado o segundo hahahaha na verdade, sou fã de distopias, e essa é diferente de tudo que eu já li. Adorei a ambientação, o enredo e acho que seria uma ótimo leitura. Os autores tendem mesmo a diminuir a história no segundo livro, o que acaba me deixando bem chateada, pois dificilmente atende às expectativas deixadas pelo primeiro volume.

    ResponderExcluir
  8. Não conheço está Triologia, mais gostei muito estou super ansiosa para ler todos os livros da série.

    ResponderExcluir
  9. Só em ler essa resenha, acho que sofreu da maldição do segundo volume sim, Fer! Tem dodos os indícios: Protagonista com atitudes idiotas, enrolação e deixar todas as respostas para o último volume, não são atrativos para um segundo volume. Aliás, não são para volume nenhum.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. A capa é linda, mas sabendo que o segundo livro não é tão bom, falta vontade de ler até o primeiro...Mas quem sabe o terceiro livro não supere os outros dois? Só isso e faria ler a trilogia rsrs

    ResponderExcluir
  11. Ainda não consegui ler essa série. Aparenta ser boa até. Mas no momento não é o que mais desejo ler. Este tipo de leitura, pra mim, já esta cansativa. Agora quero algo mais emocionante. Quem sabe mais pra frente? Vou deixar pra depois.
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Terceira Guerra mundial ? Nada não imaginável, mas se acontecer, não acho que será virtual. Um personagem que retroage não me agrada muito, nem uma história que gira em torno de um só fato . Eu até leria esse série, mas com certeza não seria com muito entusiasmo. Forças Intrassolares pareceu-me, a princípio, interessante, mas se mostrou uma quase decepção . A capa é linda, mas como dizem : "Não julgue um livro pela capa" .

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D