Resenha - Garoto encontra Garoto

5 de novembro de 2014

Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501047779
Ano: 2014
Páginas: 240

Sinopse - Garoto Encontra Garoto - David Levithan
Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!


Garoto encontra Garoto conta a história de Paul. Nossa protagonista estuda em uma escola meio fora dos padrões, a rainha do baile é Infinite Darlene, uma drag-queen que também é quarterback, os gays convivem com os héteros perfeitamente bem, sem nenhum preconceito. Ao ir prestigiar seu amigo tocar em uma livraria, ele conhece Noah, o garoto do seus sonhos. Noah é tudo o que Paul sempre desejou, eles combinam de forma espetacular. Mas Paul acaba mandando o seu relacionamento por agua abaixo. Agora ele quer a qualquer custo conquista novamente a confiança da Noah e para isso precisa da ajuda de seus amigos, que também estão super encrencados, como o seu amigo Tony que esta sofrendo com a atitude de seus pais ultrareligiosos que não concordam com a opção sexual escolhida por ele, sua melhor amiga esta namorando novamente e só faz o que o namorado deixa, como se não bastasse seu ex namorado Kyle ataca novamente. 

Garoto encontra Garoto é uma história fantástica e deliciosa que prende o leitor a qualquer custo. É um livro que ficou durante muito tempo na boca da galera por expor um amor homossexual. Mas que é retratado de uma forma muito natural, simples, apaixonante. O casal é dotado de uma química perfeita que vai conquistar qualquer leitor. 

Os personagens criados por David Levithan podem ser perfeitamente encaixados na vida real, são pessoas que com certeza você irá identificar e achar parecido com alguém próximo a você. O clima da cidade e da escola de Paul certamente é surreal, daria tudo para que um dia todas as cidades e escolas funcionassem como a dele, onde as pessoas não fossem discriminadas por sua orientação sexual, onde tudo isso fosse considerado normal, o que na verdade é, as pessoas é que gostam de estabelecer parâmetros ridículos e uma necessidade de julgar o próximo. 

O enredo é fascinante e fiquei ligada aos personagens, a história, a tudo. Adoro o modo como as situações são expostas, o fatos dos personagens se aproximarem do verídico, afinal você facilmente contra um ultrareligioso que não concorda com a opção sexual do filho. 

A narrativa é algo que me deixou sem palavras, sabe aquela sensação de perda quando você tem que deixar o livro pra fazer algo? Todo hora que eu precisava interromper minha leitura, sentia uma agonia uma necessidade de saber um pouco mais de descobrir o final da história, tal feito poucos autores conseguem. 

Só tenho a dizer que David Levithan me surpreende cada vez mais e até o momento esse foi o meu livro preferido do autor. Recomendo muito a todos que adoram um bom romance, que se deliciam com uma narrativa de tirar o fôlego e que se agradam com um enredo doce e simples.

16 Blogger
Facebook

16 comentários

  1. Vejo esse livro sendo muito divulgado, mas não tive curiosidade. A sinopse não me agrada. Livros adolescentes dificilmente me cativam.

    ResponderExcluir
  2. Olááá
    Gostaria muito de ler o livro, depois que li TODO DIa, nossa, ele me conquistou totalmente e espero ler todos dele, muuito bom.
    Adorei sua resenha e acho muuito interessante o tema do livro, legal mesmo.
    Boa dica

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-lista-negra-jennifer-brown.html

    ResponderExcluir
  3. Bem surreal a história, toda essa aceitação (infelizmente), mas parece ser uma história muito gostosa de se ler, um romance como qualquer outro :)

    ResponderExcluir
  4. Desde que li Todo Dia, decidi que quero ler até a lista de compras do Levithan. O cara é simplesmente espetacular, e sua escrita nos arrebata de uma maneira inexplicável. Esse com certeza é um dos livros dele que mais quero ler, até pela temática, que não é tão debatida quanto devia na literatura. Acho muito interessante o fato de as personagens serem facilmente identificadas por nós na vida rela, isso só torna a história ainda mais próxima do leitor.

    ResponderExcluir
  5. Este autor esta na minha lista de autores preferidos, ele escreve muito bem.
    Eu tenho este e acho ele lindo, o autor consegue trazer o tema de uma forma tão boa de ler, e para quem não gosta..acho que o livro consegue te convencer, pois ele é lindo, eu amei, to louca por mais livros dele,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Amoo os livros do David, e com Garoto encontra garoto não foi diferente. Ameeei a história, e amei os personagens ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa Fê não esperava que fosse bom assim, quem sabe eu dou uma chance pra ele despertar essa sensação boa em mim tbm.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda !
    Olha, quando li a sinopse do livro pela primeira vez eu até me assustei acredita? Eu esperava algo totalmente clichê e ameei o ambiente que o autor criou nesse livro, e claro que também adoraria passar pelo menos um dia nessa escola ! Eu até tentei ler Todo dia do autor, mas não gostei da leitura e acabei parando antes da metade .. Mas to bem curiosa quanto a esse livro, eu adorei ! E essa capa com certeza me conquistou . :}
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  9. Já pensei em ler ele, mas ainda não senti aqueeeela vontade. Parece ser legal, adoro a narrativa do autor. Vou pensar se leio em breve!

    ResponderExcluir
  10. Ja vi falar taaaanto desse livro que to ficando curiosa, rs. Nunca li nada do David Levithan, mas acho que vou dar uma chance a esse. Quem leu falou muito bem do livro, acho que vou ler sim *-*

    ResponderExcluir
  11. Ganhei um desse, agora tô esperando chegar! Tava tão curiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  12. É impressionante o que o Levithan consegue fazer com suas tramas. Dessa vez, ele faz com que essa sociedade "surreal" nos pareça bem real. As personagens também parecem incríveis. Outro ponto importante é que o casal protagonista ser homossexual torna-se apenas um detalhe sem importância, pois o que prevalece é o amor na sua mais sublime forna.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Já li Will Will e gostei muiito. Espero gostar deste livro também.. Ótima resenha...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Parece legal esta história. Ainda não li nada com um tema desse tipo. E descobri que gostei muito do que li aqui. Prometo que vou tentar ler. estou ansiosa pra conhecer mais esses personagens que você menciona aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ah, quero muito ler!
    Tenho três do David aqui em casa, e ainda não li nenhum deles, mas estou pra lê-los agora nas férias. Se a escrita dele for tudo isso que falam mesmo, e essa simplicidade de expor assuntos assim, eu quero muito leeer!
    Beijãaao

    ResponderExcluir
  16. Não pela temática , mas pelo enredo é que não me senti tão cativada à história . O autor parece conseguir transpor muito bem suas ideias, só que esse cenário ( amor, escola, conflitos familiares, problema de relacionamento, etc.) , não me agrada muito. Mesmo eu sendo uma adolescente, acho que os livros tem que ser mais profundos e nos fazer pensar. Garoto encontra Garoto pode servir para quebrar tabus ( pelo menos, assim espero) . Livros com temática gay devem ser lançados e lidos com naturalidade, não com esse espanto. Espero que a literatura vença mais essa barreira :) !!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D