Resenha - Escola: os piores anos da minha vida

18 de janeiro de 2014


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411225
Ano: 2013
Páginas: 288

CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA ARQUEIRO

Sinopse: É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?



  O livro Escola: os piores anos da minha vida é um livro que indico para pessoas que estão iniciando sua vida no mundo da leitura. Isso pelo motivo do livro em si ter vários desenhos e uma leitura bem fluída. A escola é um ambiente bem fácil de fazer o leitor se identificar, os acontecimentos narrados no livro são bem lúdicos e tenho certeza que irão arrancar risadas do público alvo do livro.

  O protagonista é um jovem muito criativo, inteligente e bem humorado. Ele tem ótimas sacadas ao longo da trama e realmente enxerga a escola como um ambiente tenebroso. Achei bacana que apesar do livro ser leve e fácil de ser lido, alguns temas mais sérios foram tratados, mesmo que superficialmente.

  Mesmo o livro sendo indicado para um público mais jovem, eu senti que algumas coisas ao longo da trama tiveram finalizações inadequadas e resoluções muito apressadas. É incrível como o personagem principal faz todo tipo de coisa e recebe poucas punições por isso.

  Os personagens de uma maneira geral, inclusive o protagonista, são bem estereotipados e caricatos e essas características são acentuadas pelos desenhos feitos ao longo da trama.

  Os desenhos estão presentes ao longo do livro complementando o conteúdo escrito e dando uma identidade visual muito legal ao livro. A capa é bonita e bem feita, mas passa a ideia de que o público ao qual a obra é destinada é mais velho do que realmente é. Outra coisa que me incomodou foi o nome de um dos autores estar tão pequeno enquanto que o do James Patterson está imenso.

 De maneira geral eu indico o livro para pessoas que estão iniciando no mundo da leitura ou que procuram uma leitura mais leve para passar o tempo, sem grandes expectativas ou aprofundamentos.


22 Blogger
Facebook

22 comentários

  1. Já vi alguns blogs indicando este livro mas ainda não tinha lido. Parece bem legal, achei o enredo bem diferente e o personagem principal parece muito divertido. Eu leria, apesar de você ter comentado alguns pontos negativos da obra, parece um bom livro. :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Flor sua atualização me chamou bastante atenção, porque ia pegar por esses dias esse livro para ler, mas deixei para outra hora, mas depois que li sua resenha e principalmente ao fim que vc disse que ele é mais tranquilo para ler, eu vou ver se pego nele, porque eu queria um livro assim para descansar um pouco a cabeça sabe? Eu tenho ficado um pouco cansada e queria algo mais leve. E sem contar que adoro o autor do livro. Então eu acho que irei gostar, porque tudo desse gênero me agrada.
    Outra coisa, o livro que estou lendo da ARQUEIRO, mas que ganhei de natal é o PELA LUZ DOS OLHOS SEUS. Esse não pedi de cortesia não. Esse eu ganhei mesmo e até ganhei outros da editora (risos)
    Enfim...Espero poder gostar e fico feliz que tenha gostado da sua leitura de um modo assim nulo...vamos dizer.
    Mas parabens pela sua resenha. Adorei =]
    bjos linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li a sinopse e a resenha por alto ,não leria ou seja não gostei!

    ResponderExcluir
  4. A história do livro não me chamou atenção, acho que não leria este livro, não faz meu estilo literário!

    ResponderExcluir
  5. A questão do nome dos autores é natural em livros do James Patterson por ele trabalhar com escritores que complementam sua obra, mas não necessariamente são coautores. É um estilo bem criticado, por sinal, mas eu particularmente curto muito kkk
    Já em relação ao livro, achei bem divertido, mas claro que é indicado a um público bem específico. Acho que esse livro foi fundamental pra transformar o Patterson no escritor mais adorado pelas crianças e adolescentes norte-americanos.
    Também já li o segundo livro da série e estou esperando ansiosamente pelo terceiro.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Do Patterson, nunca me interessei por essa série por ser mais juvenil e não chamar minha atenção. Mas vou indicar pra minha irmã que tá precisando de uma leitura exatamente com essa temática pra iniciar no mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  8. O nome do Patterson sempre tem mais destaque porque é mais conhecido, dá pra se ver isso em Bruxos e Bruxas e nem foi ele que escreveu, só deu a ideia da trama. hauaha Dentre outros né?! O enredo desse livro não me chamou atenção, acho que por ser mais voltado pra um outro público. Mas parece ter uma leitura gostosinha, mas não é pra mim. rs

    ResponderExcluir
  9. Esse titulo é demais e adorei a capa,mas também não gostei muito da historia não faz meu genero de leitura beijos -Iago

    ResponderExcluir
  10. Quero muito esse livro, sei lá porque, mas sempre quis haha
    Gostei da sua resenha e procuro mesmo um livro para passar o tempo haha.
    Adorei ;)

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu ganhei este livro mas ainda não o li. Achei o livro lindo! A diagramação está linda e os desenhos dão um efeito incrível ao livro. Não sei ainda qdo vou ler, mas pretendo claro!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  12. Eu achei que já tinha comentado nesta... de repente foi em outro lugar, hehe...

    Bem, eu gostei do livro mais pela capa, diagramação - pelos desenhos... parece um diário que relata esta fase que é bem difícil creio eu, mas também maravilhosa!
    Não me interessou a ponto de eu add na minha lista de desejados... mas acho que é uma boa leitura. James Patterson é um bom autor...

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. O que mais me chamou a atenção por ele, foi a questão de um dos autores ser o James Patterson. Fui pego de surpresa, pois não sabia que ele também escrevia para o público infanto-juvenil. Acho super legal essas ilustrações destro dele, pois torna-se uma leitura visual também. Lerei em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Não me interessou muito ): Eu adoro a série Diário de um Banana e sempre peço emprestado para o meu irmão quando quero algo mais leve para ler, ele é parecido? Pq pela resenha parece que é HAHA

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabriela, tudo bem??
    Este livro realmente parece uma ótima dica para quem esta iniciando o hábito da leitura, até por conter ilustrações....Parece ser um livro bem bacana para passar o tempo, pois deve ser bastante divertido.
    beijocas ♥

    ResponderExcluir
  16. Gosto das capas dos livros desta série. Sobre o nome do James Patterson estar maior, quase sempre acontece, afinal ele é o renomado, mas acho injusto com os outros autores, deveriam deixar com a fonte do mesmo tamanho.
    Eu não sei bem se este livro me agradaria, parece bobinho para mim, mas aparenta ser uma boa escolha para meu filho... gostei de saber que aborda temas sérios de maneira branda (é melhor do que nada).

    ResponderExcluir
  17. Apesar de amar um livro juvenil, não gostei muito da sinopse deste, não. Não sei por que, mas não me chamou a atenção. Apesar de sua resenha dizer que o livro em geral é bom, acredito que fiquei meio receosa de lê-lo, sei lá. Se algum dia tiver a oportunidade de ler, lerei. Mas não o compraria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Esse livro gostei da capa porem não sabia se a leitura iria valer e lendo a resenha gostei, principal mente alem de ler presentear alguem e incentivar a leitura! :) na listinha para relaxation de uma resaca è legal! :)tresleitoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Acho que essa vai ser uma leitura mais descontraída para mim. Quero adquirir apesar dos pontos negativos e também gosto da escrita do autor =)

    ResponderExcluir
  20. Para ser bem sincera o livro não me interessou nem um pouco, não é o meu estilo e pelo que você escreveu não vou gostar da leitura.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  21. Até curto livros juvenis mas esse me parece, e concordando com o que você disse, escrito para um público mais jovem. Me lembrou 'Diário de um banana' (que também não li mas vi trechos do filme).
    Não me interessei muito mas acho que pode ser uma boa leitura para minha irmã mais nova (13 anos)!
    Também fico incomodada com esses livros feitos em parceria de dois autores em que o nome de um aparece enorme na capa só para vender mais! Aff... =/

    ResponderExcluir
  22. O livro por ser direcionado ao público juvenil e ter uma leitura jovem e específica pode não interessar a todos no inicio, mas a questão em si é a maneira -ja conhecida- que o autor conduz o livro; vou dar um exemplo nada a ver, mas aquele livro "Extraordinário" do R. J. Palacio também é uma leitura jovem, (não querendo comparar os dois por causa de ser um livro específico e que passa determinados valores) e foi extremamente cativante, OU SEJA VALE A PENA LER

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D