Resenha - Just Listen

28 de janeiro de 2014


Edição: 1
Editora: Farol Literário
ISBN: 8536809000
Ano: 2010
Páginas: 308

CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA ARQUEIRO

Sinopse - Just Listen - Sarah Dessen
Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.


Just Listen conta a história de Annabel Green, uma linda modelo que começa o ano sendo ignorada por toda escola por ter sido pega com o namorado de sua melhor amiga Sophie. A verdade é que ninguém sabe o que aconteceu, porque Annabel se recusa a falar, ela quer esconder o segredo a todo custo, mas ela vem sendo taxada de todos os adjetivos ruins que existem. Sem amigos, sem ninguém para dividir suas preocupações Annabel passa a repensar toda a sua vida como modelo, seus objetivos, seus sonhos.

Nem na sua casa as coisas vão bem, sua irmã Whitney, que também é modelo, agora sofre de anorexia. Seus pais se negaram durante muito tempo a admitir que a irmã sofria desse mal. Agora que a ficha caiu Whitney teve que largar sua carreira de lado para iniciar um sério tratamento. Sua irmã mais velha também largou a carreira de modelo para se dedicar a outros projetos. E Annabel também não quer seguir essa carreira, mas continua a empurrar a situação com a barriga só para agradar sua mãe.

Passando por maus bocados Annabel acaba conhecendo Owen, um DJ da rádio comunitária que estuda na sua escola, mas também vive excluído porque já foi preso. Os dois passam a se conhecer melhor e a repensar todas as suas atitudes. Owen quer a todo custo proteger Annabel, quer saber qual é o grande segredo que ela esconde. Eles passam a viver uma linda amizade e porque não um lindo amor. 

Just Listen é um livro que me emocionou bastante, me fez repensar algumas atitudes que tomei tentando não magoar as pessoas ou até mesmo tentando agradar aqueles que estão ao meu redor. Em vários momentos fiquei revoltada com a Annabel por sempre aceitar as coisas tão fáceis e por ser tão teimosa e não contar o que de tanto ela escondia.

Quando seu segredo foi revelado fiquei imaginando como seria se ela tivesse contado. Não tenho certeza se as pessoas teriam acreditado nela, talvez ela tivesse sido taxada do mesmo jeito e pior, acho que passaria mais vergonha ainda. Vergonha. Penso que foi a principal razão por ela não ter exposto a situação desde o princípio. 

Creio que a história de Annabel e Sophie ( a melhor amiga traída ) já começou errada. Sophie desde sempre se mostrou uma menina extremamente invejosa, mandona, malvada e ardilosa. ( no estilo Regina George ). Durante o livro fiquei me perguntando por que em sã consciência Annabel aceitou a amizade dela e abandonou outra tão importante e significativa. Percebi que durante anos Annabel foi manipulada por Sophie, sempre fez tudo o que ela quer, se mostrou uma amiga fiel até demais. E no momento de defender a amiga Sophie manda uma banana para ela. 

A narrativa é bem simples e por isso o enredo flui bem rápido, é uma leitura de poucas horas. Os personagens secundários, apesar de marcantes não conseguiram me conquistar. Só apreciei mesmo a Annabel e o Owen. 

Confesso que esperei um final mais elaborado. Alguns pontos não foram totalmente esclarecidos e deixaram o enredo em aberto e isso me incomodou muito, quando as questões começaram a se desenrolar o livro acabou. 

A capa ficou bem legal, mas eu juro que esperava uma modelo totalmente diferente e loira. A revisão foi impecável, e a diagramação ficou bem confortável.



                " Don't think or judge, just listen. "
13 Blogger
Facebook

13 comentários

  1. Sou louca pra ler algum livro da autora, mas ainda não li nada. Esse livro parece ser bom, e já fiquei aqui cheias de curiosidade pra saber qual é esse tal segredo. Já fiquei com certa antipatia por essa Sophie, já sei que quando ler o livro não vou gostar dela. Certeza. haha Eu pretendo ler esse livro, mas não sei quando. :/ Mas quero.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm não gostei muito da capa, mas a sinopse e as resenhas que já li deste livro me deixaram super curiosa!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Ahhh estou louca para comprar esse livro haha, e todos os outros da autora.
    A sinopse é ótima e a capa linda linda haha.
    Sua resenha ficou muito boa e estou ainda mais curiosa.

    Beeeijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem??
    Eu já era louca por esse livro desde que li uma resenha em um blog que foi quando descobri esse livro, então ele já estava na minha lista de desejados espero ler logo, pois agora que li outra resenha do livro minha curiosidade aumentou muito. Será também o primeiro livro que irei ler da autora.
    Bjs :D

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro depois da resenha achei interessante,fiquei curiosa espero poder ler na primeira oportunidade!

    ResponderExcluir
  6. Gostei...
    Apesar de parecer que tem algo de abuso e eu sempre fico aflita quando leio algo assim... eu quero ler este livro...
    E esta "amiga" não tá com nada desde o início mesmo, não que justifiquei a traição, mas preciso ler, né? para saber mais...
    Parabéns pela resenha \o/

    ResponderExcluir
  7. Sempre li resenhas positivas em relação aos livros da auutora, mas ainda não li nenhum. O que achei legal nesse é que as personagens e situações são bem palpáveis, tanto é que você ao ler, passou a refletir sobre suas atitudes. Gosto de livros assim. Se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. A capa é uma gracinha e o título bastante sugestivo. Não sei se eu leria porque parece uma história meio bobinha, ainda que bem escrita. Mas o interessante é que os personagens e as situações parecem ser reais, o que pra mim conta bastante pontos. Espero ter oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  9. A capa eu não curti muito não =/
    MAs algumas pessoas me recomendam esse livo e não li nada da autora ainda, acho que posso começar com esse.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, me deixou mega curiosa! Já foi para a listinha do skoob *u*

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa muito bonita. Me interessei bastante pelo enredo livro, apesar de você dizer que não gostou muito dos personagens secundários... Assim que puder o lerei, com certeza.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que só me interessei pelo livro por causa do segredo, pois acho que o restante não vou curtir muito, sem contar que a capa não lá aquelas coisas né.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  13. A primeira vez que eu ouvi falar nesse livro foi janeiro de 2011 e fiquei louca por ele, mas até hj não li :( mas tenho baixado aqui. Ótima resenha, me deixou bem curiosa
    bjs
    htp://felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D