Resenha - O enigma das estrelas

11 de maio de 2014

Edição: 1
Editora: Geração Jovem
ISBN: 9788581301747
Ano: 2014
Páginas: 160

Sinopse - O Enigma das Estrelas - Clube dos Mistérios - Livro 01 - F.T. Farah.
Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

Meu interesse por O Enigma das Estrelas veio pela capa dele (como sempre). Quem me conhece sabe que adoro livros infanto-juvenis e com capas ilustradas, e este livro, além de ter uma ilustração muito chamativa, tem a história que tinha tudo para ser incrível. 

A narrativa gira em torno de Morro do Ferro, uma cidadezinha conhecida pelo grande número de casos onde discos voadores foram vistos. Além de tudo, a cidade carrega uma maldição. Há anos, um padre foi encontrado nu com uma mulher e levado junto com a mesma para ser queimada em praça pública, mas antes de morrer amaldiçoou a cidade. Desde então, os moradores dividem suas crenças entre supor que as luzes estranhas no céu e as coisas sinistras que acontecem por ali são causadas por aliens ou por demônios que vieram vingar a morte do padre.

Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho são amigos de muito tempo, pois seus pais também são amigos. Todos os anos, nas férias, eles se encontram em Morro do Ferro, mas até então não sabiam de todas as histórias que envolvem a cidade. 

Com as férias chegando, os cinco amigos voltam à cidade e lá, com a idéia de um dos pais, partem para um acampamento num local afastado e é lá que as coisas ficam mais estranhas ainda, quando Jonas desaparece sem deixar rastros. Todos suspeitam que os aliens o abduziram. Será?

Eu peguei O Enigma das Estrelas para ler cheio de expectativas, apesar de já ter lidos algumas resenhas sobre o mesmo. Apesar da escrita do autor não ser ruim, a narrativa em si e o enredo deixam a desejar. Logo no começo do livro o autor intercala sem parar a narrativa entre os cinco personagens e não demorou para que eu ficasse confuso me perguntando quem é quem. Além de tudo, há os pais das crianças e os “romances” (achei desnecessários os romances à flor da pele num livro onde os personagens são crianças) que vivem entre eles, o que deixa tudo ainda mais confuso; quem é pai de quem, quem é afim de quem, quem é casado com quem? São muitos personagens e até agora, depois de terminar o livro, não sei quem são os pais, apesar de ter conseguido assimilar todo o resto. Isso me fez tirar uma estrela do livro.

A outra estrela do livro eu tirei por que o livro não atendeu às minhas expectativas completamente. Eu esperava uma aventura em si, e não chega perto disso. Para compensar, o final evitou que eu tirasse mais uma estrela do livro, pois foi quando eu mais me empolguei com a leitura. 

Por fim, o livro leva três estrelas. Não é ruim, só é confuso em alguns aspectos e poderia ter um enredo bem melhor, mas ainda assim eu gostei um pouco dele e pretendo ler a continuação da série Clube dos Mistérios.

Por: Henrique Moraes

13 Blogger
Facebook

13 comentários

  1. Oi Henrique!

    Ótima resenha! Vc citou os pontos negativos e tbm os positivos, uma pena o livro ser tão cansativo.... eu tbm adorei a capa... rsrsrsrrsrs

    bo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Também adoro infanto-juvenis. E a capa deste me chamou a atenção. Consegui o livro por uma troca, e apesar das resenhas não tão favoráveis que tenho lido, ainda quero muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Também adoro infanto-juvenis. E a capa deste me chamou a atenção. Consegui o livro por uma troca, e apesar das resenhas não tão favoráveis que tenho lido, ainda quero muito ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tava de olho nesse livro desde o lançamento. Também me amarro em aventuras infanto-juvenis. Achei a trama super interessante, mas é uma pena que o enredo ficou confuso. Não sou fã de histórias com muitas personagens, pois sempre corro o risco de não me lembrar de todas elas. Mesmo assim, quero ter a oportunidade de ler e ver se vou gostar dele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Não tinha me interessado muito nesse livro. Agora com a resenha vi que não vou curtir mesmo, achei cansativo e como vc falou confuso.

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii Rick!
    Muita gente não curtiu,
    achou confuso e meio "pesado" para a indicação.
    Sinceramente, não curti antes da resenha, agora então.. Hahahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  7. A primeira vista pensei, que capa incrível, mas é muito infantil para o meu estilo de leitura (que pela minha profissão é até feio de falar)
    Essa série tem cinco livros :O
    Tenho medo de narrativa intercalada justamente porque muitas vezes fica confuso, e se fica confuso para nós, imagina para as crianças que são o público alvo.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro, e posso dizer que esperei muito dele e acabei me decepcionando. Começando pelo gênero, que diz ser infanto juvenil, e achei que tinha trechos muito pesadas.
    Enfim, não curti, mas há que goste.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Um livro um tanto quanto peculiar, com essa fórmula incomum: ovnis + pecados da igreja + criança... Mas nunca se sabe, pode acabar sendo muito interessante! Fiquei curiosa sobre ele e se ganhar vou ler de mente aberta, eu juro hahaha

    ResponderExcluir
  10. Poxa. Esperava tanto desta história! Estava ansiosa pra ler. Agora não sei! O jeito é deixar pra depois. Quando não houver outra opção, talvez eu o leia. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, o enredo tinha tudo para ser bom... mas fazer o quê né rs Obrigado pelos comentários, gente!

    Henrique

    ResponderExcluir
  12. Eu curti a capa mas não tanto a sinopse, e para o Henrique ter dado três estrelas para um livro infanto-juvenil é que o livro realmente não é tão bom assim, talvez um dia eu leia ele. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha gostado da sinopse, mas até agora, não vi ninguém que tenha realmente gostado desse livro, o que é uma pena. Eu acho que a história não é adequada para o público do livro, e, realmente, é uma pena que a história só fica boa no final!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D