Resenha - Era Uma Vez... (filme)

28 de abril de 2013


Filme: Era Uma Vez...
Diretor: Breno Silveira
Duração: 1h 58 min.
Orçamento: (não divulgado)
Gênero: Drama
Sinopse:
Rio de Janeiro. Dé (Thiago Martins) mora na favela do Cantagalo, em Ipanema. Filho da empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro) e abandonado pelo pai, Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por um traficante e seu outro irmão, Carlão (Rocco Pitanga), ser exilado da favela pelos bandidos. Decidido a não seguir o caminho do crime, Dé trabalha vendendo cachorro-quente num quiosque da praia. De lá ele observa Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, rua em frente à praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Porém as diferenças entre seus mundos de origem geram diversas críticas e preconceitos velados.
--------------------------------------------------
  Esse filme passou ontem (sábado, 27 de abril)  na Globo e não era a minha intenção assistir, mas eu A-M-O a maioria dos filmes nacionais e tbm adoro romances, então esse me chamou a atenção e eu fico feliz de ter visto.
  Eles não falam isso, mas eu considerei esse filme como uma releitura de Romeu e Julieta, amor impossível, o final... O filme é muito triste, acompanhamos basicamente a história de Dé e Nina, e como fundo a de Carlão.
  Vou começar falando do casal principal, os dois deram super certo! Foi muito fofo acompanhar a história dos dois,  Dé é muito fofo fazendo de tudo pra conquista-la e Nina tbm não ficou para trás. Eu considerei como uma releitura de Romeu e Julieta porque quando você assiste a história (pelo menos pra mim) ficou tudo muito claro, principalmente as coisas em comum que tem nas duas histórias.
  Em segundo plano acompanhamos a história de Carlão, é ruim ver como a sociedade é injusta e como muitas vezes as situações afetam as pessoas, de maneira positiva e negativa. Esse filme não é um filme feliz, a situação do pessoal da favela é bem complicada, mas é real e é isso que dói. Ver que pessoas inocentes realmente vivem dessa forma, e na maioria das vezes não tem escolha.
  As pessoas são corrompidas, a sociedade é hipócrita e esse filme é uma ótima indicação! Tem umas cenas bem violentas, tem consumo de drogas, mas bem por cima, bacana mesmo é conferir a história desses dois que tinha tudo pra dar errado, e deu.
Quotes:
"Dé: No final das contas, se as pessoas olhassem com mais cuidado umas pras outras tudo seria diferente." 



18 Blogger
Facebook

18 comentários

  1. Já vi falar desse filme, mas nunca vi....é bem bom pelo visto. Sempre é legal um romance assim!

    ResponderExcluir
  2. Ótima indicação e resenha!!! Este filme é um dos nacionais que mais gosto. Só não gostei do final!!!! :(

    Parabéns, super indicado!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse filme e eu quase chorei no final :c
    Sem dúvida esse é o melhor filme nacional que eu já vi.

    ResponderExcluir
  4. eu tb vi o filme ontem, acho que muita gente viu rs
    gostei, mas odiei o final, tipo a culpa foi toda da Nina, que ideia idiota foi essa de fazer o Dé se passar por um sequestrador de verdade e pôr uma arma na cabeça dela? é claro que não ia dar certo. E depois ela ainda se revolta e faz oq fez.
    E o filme foi inspirado em Romeu e Julieta sim, pelo menos oq é o diz no Wikipédia

    ResponderExcluir
  5. Fê, eu tb adoro o CINEMA NACIONAL.

    Não o assisti ontem, mas já tinha visto na Globo e gostei bastante.

    Original e surpreendente. Lindo! S2

    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito da temática, parece bem clichê, mas assistirei se passar novamente.

    ResponderExcluir
  7. Se tiver a oportunidade assistiria, mas não estou muito ansiosa para ver. Gosto desse tipo de filmes mas no momento não é o q eu estou no clima para ler.

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Deixei ligado no canal, mas nem prestei muita atenção
    Mas pelo que vi e o final, realmente lembra Romeu e Julieta.
    Acho que vou caçar depois para conferir melhor..

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Já tinha assistido esse filme faz um tempão. Não me lembrava do final dele. Realmente é muito triste saber dessa realidade das pessoas que moram na favela. No mais, o elenco estava muito bem afiado mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. vi o filme antes mas n tinha pensado nessa relação com romeu e julieta e pensando agora vi q é verdade, o filme é bem bonito mesmo, o final é triste mas é bom q mostra a realidade, n fica aquele mt clichê apesar d eu smp torcer pelo final feliz lóógico rsrss

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas não fiquei interessada em assisti-lo por causa das cenas violentas, prefiro ver algo mais light no momento.

    ResponderExcluir
  12. Eu não me interessei pelo filme, admito que sou chata para filme nacional, eu implico de mais com eles, por normalmente não serem bons, assim é dificil eu parar para assistir um.

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto muito dos filmes nacionais.
    Ainda curto algumas comédias, mas nada de coisas apelativas, violentas.
    Então apesar dos comentários positivos, não assistiria esse filme.

    ResponderExcluir
  14. Nunca vi esse filme e ele não me interessou, por que ele é nacional e é um drama. Sei que pode até parecer preconceito, mas a maioria dos filmes nacionais que eu assisti ou tem cenas apelativas ou violência, isso quando não tem os dois!

    ResponderExcluir
  15. Eu estava doida pra ver esse filme faz um tempo! Mas nem soube que ia passar Y.Y

    ResponderExcluir
  16. Ah, não curto muito cinema nacional não... os poucos que me agradam são as comédias.
    Mas de qualquer forma esse filme parece "bom demais" pra Sessão da tarde.

    ResponderExcluir
  17. o Tiago foi perfeito para o papel, na cena do restaurante, o Dé cabisbaixo, envergonhado, como um pobre da favela realmente ficaria no meio daqueles granfinos, o mais bonito foi ele se superando, não deixando que pisassem nele, mostrando de onde veio e se orgulhando de quem era, se pararmos para pensar, esse filme não só tem romance de patricinha e favelado, te uma historia real, de pessoas que vivem isso todos os dias, pessoas esquecidas em morros, traficante matando gente inocente, trabalhador sendo exposto a tanta violência, policiamento autoritário. é triste.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D